Estudante de jornalismo da UFPel vence concurso Primeira Pauta

Camila Requião Faraco, aluna do quinto semestre de Jornalismo da UFPel venceu o concurso Primeira Pauta do Jornal Zero Hora, que

A estudante foi muito elogiada na matéria da  Zero Hora de Domingo que anunciava sua conquista na quarta edição do concurso que se destina a acadêmicos das 22 faculdades de jornalismo do nosso estado.

Segue a matéria publicada na ZH de 26 de agosto:

26 de agosto de 2012 | N° 17173

JORNALISTA DO FUTURO

Estudante da UFPel conquista a quarta edição do concurso Primeira Pauta

“Passava das 15h quando Rosane de Oliveira entrou no prédio da Zero Hora, na Avenida Ipiranga. O terninho azul claro, a maquiagem suave e a sapatilha preta que ela vestira às sete e quinze da manhã continuavam intactos. Adentrou a sala privativa ao fim da Redação já se desculpando pelo atraso: – Minha rotina é sempre essa correria.”

Assim começa o texto que, combinado às impressões deixadas pela candidata na entrevista com jurados do concurso, valeu a Camila Requião Faraco a vitória na quarta edição do Primeira Pauta. Como prêmio, a pelotense de 23 anos, aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acompanhará uma equipe de Zero Hora em uma grande reportagem até o final do ano. Mas Camila ainda não sabe da conquista – ZH guardou a revelação para esta edição dominical.

Então, Camila – peço a permissão aos demais leitores para endereçar a esta futura profissional as próximas palavras –, saiba que estamos contentes e seguros em relação à escolha. Você, que já havia se destacado na segunda etapa do concurso, com uma reportagem sobre seu conterrâneo José Carlos Morais, médico que foi o primeiro brasileiro a jogar tênis em cadeira de rodas; você, que na entrevista se mostrou uma leitora versátil e voraz (vai da realidade jornalística ao realismo mágico de Gabriel García Márquez e Isabel Allende, com olhos atentos também para temas tão diversos como política, saúde, cultura, economia, comportamento, mundo); você, que parece ter maturidade para lidar com sua condição de desbravadora (sua turma é a primeira do Jornalismo da UFPel); você, que nos comoveu ao expressar sua emoção em participar do concurso; você, Camila, na última prova, que consistia em escrever o perfil de um dos colunistas de Zero Hora, nos fez acreditar que reúne virtudes bastante prezadas na Redação: o texto limpo e escorreito (como se diz aqui dentro, “pronto para baixar”), a capacidade de ambientar o leitor, a arte de encadear passado e presente do entrevistado, a sensibilidade para pescar as frases que definem a personalidade do perfilado, a ciência de que a história de alguém não deve ser contada apenas por uma voz.

Estamos ansiosos por acompanhar sua primeira pauta em ZH.

ticiano.osorio@zerohora.com.br

TICIANO OSÓRIO

Os finalistas
– Jéssica Rebeca Weber, 19 anos, aluna da Feevale
– Mateus Andrighetto Tamiozzo, 20 anos, aluno da Unijuí
– Juliana Forner, 19 anos, aluna da PUCRS
– Rúbia Ester Kercher, 19 anos, aluna da Unicruz

26 de agosto de 2012 | N° 17173

JORNALISTA DO FUTURO

O segredo da estudante

Quando a Camila me entrevistou para escrever o perfil que era sua tarefa no teste final do concurso Primeira Pauta, tive a certeza de que estava diante de uma jornalista de futuro. A segurança nas perguntas, a precisão na construção das frases, a atitude da estudante que já tinha passado na peneira da seleção e impressionado o júri, indicavam a qualidade do seu trabalho.

Quase no fim da entrevista, Camila me perguntou sobre livros e aí eu descobri o segredo dela. Filha de uma professora de literatura, Camila é uma jovem que lê jornais, revistas e, principalmente, livros. Que gosta de Gabriel García Márquez e sabe o valor de uma história bem contada. Por acreditar no poder da leitura para melhorar a escrita, aposto que a vencedora do Primeira Pauta será uma profissional bem-sucedida e fará a diferença no jornalismo.

ROSANE DE OLIVEIRA | COLUNISTA DE POLÍTICA

Link:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/08/estudante-da-ufpel-conquista-a-quarta-edicao-do-concurso-primeira-pauta-3865200.html

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.