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  • Curso de Capacitação em Uso e Manejo de Animais de Laboratório da Universidade Federal de Pelotas

    CURSO DE CAPACITAÇÃO EM USO E MANEJO DE ANIMAIS DE
    LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    Venha participar do primeiro “Curso de Capacitação em Uso e Manejo de Animais de Laboratório da Universidade Federal de Pelotas”, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) em parceria com o Biotério Central da UFPel.

    De acordo com a tendência internacional de uso e cuidado de animais de laboratório, o Brasil se alinha quanto às normas éticas e de qualificação de pessoal (alunos, pesquisadores, veterinários responsáveis e bioteristas) que direta ou indiretamente manipulam ou utilizam animais em seus protocolos experimentais. Desta forma, o objetivo do curso é difundir e atualizar conceitos e protocolos de pesquisa que envolvam o uso de animais, além de discutir a gestão de criação e manutenção de diferentes modelos animais em biotérios, e seu uso ético em protocolos de pesquisa. Além do uso de roedores na pesquisa, um módulo sobre modelos alternativos também será apresentado durante este evento (Zebrafish, Drosophila melanogaster e Caenorhabditis elegans).

    Quando? de 13 a 17 abril de 2020 no turno da manhã.
    Onde? Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Capão do
    Leão, UFPel, Av. Eliseu Maciel s/n.
    Data de inscrições: 03 a 13 de março de 2020 (a conta para transferência do valor de
    inscrição será fornecida no site do evento).
    Valores: R$ 60 para graduandos, R$ 100 para pós-graduandos e R$ 200 para professores,
    alunos de pós-doutorado e outros profissionais.

    VAGAS LIMITADAS!
    Site: https://bit.ly/2HKoTfw
    Email: capacitacaobioterioufpel@gmail.com
    Instagram: https://bit.ly/32lnjds
    Confirme presença no evento para ficar por dentro de todas as informações:
    https://www.facebook.com/events/674147586724463/

    Atenciosamente,
    Equipe organizadora do evento.

  • Edital de Mobilidade – 01/2019 – Curso de Licenciatura em Química

    O Curso de Licenciatura em Química torna público o EDITAL DE MOBILIDADE 01/2019, que tem por intenção selecionar 04 discentes para realizar mobilidade acadêmica internacional para a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), de Bogotá, Colômbia.

    Serão ofertadas 02 vagas para o semestre 2020/01 e 02 vagas para o semestre 2020/02. O edital ofere auxílios de moradia e de alimentação. Outros custos deverão ser assumidos pelos estudantes selecionados.

    Destacamos que é EXTREMAMENTE aprendente a experiência no exterior. A Colômbia é um país muito acolhedor a brasileiros, bem como tem um custo de vida similar ao nosso e um nível de segurança mais elevado.

    Para quaisquer dúvidas, LEIAM O EDITAL (disponibilizado abaixo) e a planilha de pontuação do currículo (também disponibilizada abaixo). Demais esclarecimentos, poderão entrar em contato com a coordenação do curso ou com a secretaria, pelo e-mail colegiadodaquimica@gmail.com

    Planilha de Titulos

    edital-lic-qui-mobilidade-SEI_23110.043810_2019_27

  • Convite para palestra “Study of selenium metabolism in yeast”

    Os Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção e Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos convidam para palestra:

    Título: “Study of selenium metabolism in yeast”

    Palestrante: Dr. Zoltan Mester – National Research Council Canada (NRC) – Ottawa; President of the Analytical Chemistry Division of IUPAC.

    Local: sala 109, prédio 31, CCQFA

    Data: 26/09/2018                                                                                                                                                         

    Horário: 14h00

    Study of selenium metabolism in yeast

    Abstract: Saccharomyces cerevisiae and many other microorganisms have the remarkable ability to accumulate large quantities of metallic/metalloid elements. This ability has been exploited for the production of yeast based mineral supplements, which have been used for decades. However, the efficacy/toxicity of trace element is depends on its chemical form (i.e. speciation). Using high resolution mass spectrometry the selenium analogs of the key metabolites of the sulfur amino acid pathway has been identified in selenium enriched yeast. Employing the developed analytical method the stress response of Saccharomyces cerevisiae to Se-Met, Se (IV) and Se (VI) was studied metabolites identified.

    Here we report the presence of nanometer sized metallic deposits in yeast cells grown in the presence of either, Se, Au, or Pt identified using a combination of synchrotron based micro X-ray fluorescence and hard x-ray microscopy and nano secondary ion-, electrospray- and inductively coupled plasma-mass spectrometry.

    Biography

    Zoltan Mester was born and raised in Hungary. He completed his PhD in chemistry splitting his time between his alma mater in Budapest and ENEA, Rome, Italy. After a postdoctoral stint at the University of Waterloo, Canada in 1999 he joined the chemistry program of the National Research Council Canada (NRC) in Ottawa. Since 2010 he is heading the inorganic chemical measurement science activities at NRC. His research interest encompasses analytical mass spectrometry, sampling, sample preparation and sample introduction. He is currently serving as at President of the Analytical Chemistry Division of IUPAC. He also represents Canada at the Consultative Committee for Amount of Substance which is responsible for the upkeep of the chemists’ SI unit, the mole. He is also active in the standardization community. He has established the ISO Canadian Committee on Reference Materials and serving as the Chair coordinating Canada’s contribution to reference materials related standard development.  

    He has published over 180 peer reviewed papers, 3 book chapters and book on sample preparation and gave numerous invited presentations at various conferences.

     

  • UFRJ/EQ/EPQB – Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado 2018/3

    Prezados,

    Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018/3 de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado do EPQB – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ.

    São oferecidas 60 vagas para o Mestrado Acadêmico, 25 vagas para o Mestrado Profissional (ênfase em Petroquímica e Fertilizantes) e 60 vagas para o Doutorado.

    O EPQB é um dos 6 Melhores Programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Brasil, na área de Engenharias II.

    Período de Inscrições:
    Para o Mestrado: 04/06/2018 a 04/07/2018.
    Para o Doutorado: 03/05/2018 a 03/06/2018.

    O Edital, os Critérios de Seleção e o Formulário Eletrônico de Inscrição encontram-se na página abaixo:

    http://epqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/

  • Projeto GAMA seleciona bolsistas

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.

    As inscrições vão até segunda-feira (30/04/18) e a prova será realizada no dia 02/05/18 às 14hs.

    Inscrições, editais e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2018 contará com 14 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de licenciatura, exatas e engenharias.

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.