O despertar de um artista

Por Luana Medeiros

Conheça a história do músico e compositor gaúcho Júnior Baz

“Hoje eu tenho certeza, o que eu quero para a minha vida é seguir a carreira musical e ser professor de música”. Essas são as palavras do artista hervalense Júnior Baz, de 23 anos, estudante do sétimo semestre do curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que encontrou na arte a sua verdadeira paixão e propósito de vida. Nesta reportagem, o músico compartilha conosco um pouco sobre a sua trajetória, desde a primeira experiência com a música até o lançamento de seu primeiro trabalho autoral, previsto para o início deste mês.

O hervalense nos conta que seu interesse pela música surgiu ainda na adolescência. Depois de concluir seus estudos no Ensino Médio, ele julgou necessário dar uma pausa antes de decidir o seu rumo profissional. De acordo com o músico, tudo aconteceu de forma muito espontânea. Ele, que até então imaginava seguir uma carreira voltada para a área da tecnologia, descobriu sua verdadeira vocação para o mundo das artes ao ganhar um violão e aprender os primeiros acordes com seu primo Fábio Porto, ao qual é muito grato por todo o incentivo e ensinamentos recebidos.

Nesse mesmo período, Júnior recebeu o convite para assistir um dos ensaios da banda de Rock Ctrl A, projeto promovido através de uma iniciativa da administração pública de sua cidade natal, Herval. Não demorou muito para que a oportunidade batesse à sua porta e, com algumas semanas de ensaio e muita dedicação, fez a primeira participação na banda. “Eu lembro que a apresentação foi na Praça Marquês de Herval, tinha um público razoável […] ensaiei umas duas músicas e tive a oportunidade de cantá-las. Tava bem nervoso, mas consegui fazer e saí do palco feliz da vida", destaca o músico ao relembrar a sensação de sua primeira apresentação.

Todo esse envolvimento com o projeto Ctrl A despertou em Júnior a vontade de buscar uma especialização na área, aperfeiçoar suas técnicas/conhecimentos e se tornar professor de música. Desse modo, teria a oportunidade de transformar a vida de pessoas que, assim como ele, desejam aprender e até mesmo sonham em viver da música.

Apresentação de Júnior Baz na 25ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em Pelotas (Foto: Divulgação)

Estudos musicais
Em 2017, ingressou no curso de Música – Licenciatura da UFPel através do Enem/Sisu. Ao iniciar a graduação, os alunos devem optar por um instrumento harmônico (violão ou piano) o qual deverá ser estudado até o final do curso. Por ter mais afinidade, Júnior escolheu o violão como instrumento de estudo. Além disso, os discentes também têm acesso a diversos instrumentos de percussão, oficinas, projetos de extensão e grupos de pesquisa.

Desde o primeiro semestre, são ofertadas disciplinas de técnica vocal no curso. Segundo o músico, foram as que mais tiveram impacto na sua formação acadêmica e profissional, com muitas trocas de conhecimento e experiências entre os professores e colegas que, sem dúvida, contribuíram para aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades. “Às vezes escuto gravações minhas [realizadas] antes de fazer técnica vocal e consigo perceber uma evolução muito boa […] com certeza a técnica vocal foi essencial, uma das disciplinas que eu mais gostei de fazer dentro do curso de Música – Licenciatura”, avalia. 

A professora do curso de Licenciatura em Música, Regiana Blank Wille, explica que o objetivo do curso é formar o educador musical, isto é, garantir a formação do profissional que estará habilitado para atuar na educação básica como professor de música. A docente também enfatiza que o curso não impede o aluno de desenvolver uma carreira musical, em razão de essa condição depender de outros fatores que não são totalmente abrangidos por um curso de licenciatura, visto que a trajetória musical não pressupõe necessariamente uma formação acadêmica. 

Ao ser questionada sobre existir um determinado destaque para a música erudita ou popular dentro do currículo do curso, a professora Regiana esclareceu que essa questão está mais relacionada ao responsável e ao conteúdo de cada disciplina. “O professor precisa estar aberto a vários repertórios, porque a ideia é que a gente amplie o universo sonoro dos nossos alunos, seja na escola, seja numa ONG, seja numa escola de música. Então, não há uma distinção ou não deveria haver uma distinção entre música popular e música erudita. Tem a questão de identificação de cada pessoa e o uso que ela vai fazer desse repertório”

Antes de pensar em seguir uma carreira como artista, Júnior Baz conta que a música sempre esteve muito presente em sua vida e que, por esse motivo, identifica-se com diversos estilos e gêneros musicais. Atualmente, por estar desenvolvendo um projeto autoral, tem se dedicado a alguns gêneros específicos. A Música Popular Brasileira (MPB) tem grande destaque e influência no seu trabalho,
assim como os estudos voltados para os arranjos do jazz, que servem como fonte de inspiração no processo de criação das suas composições musicais. O artista também ressalta a importância da música gaúcha para a sua formação e, ao mesmo tempo, lamenta não ter vivenciado os grandes festivais nativistas de algumas décadas atrás, momento de grande contribuição para a construção e valorização da identidade musical rio-grandense.

Primeiro trabalho autoral
Depois de passar alguns anos totalmente focado no curso de música, Júnior Baz sentiu que estava na hora de dar um novo passo: investir na realização de um sonho, seu primeiro trabalho autoral. O projeto iniciou em 2019, com a composição da música Primavera, fruto de muita dedicação e entrega por parte do artista. Logo depois, surgiu a ideia de transformar o trabalho em um álbum, também intitulado de Primavera. O projeto está sendo desenvolvido no Estúdio Caminante, de Rui Carlos Ávila, na cidade de Pelotas. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), as gravações foram interrompidas durante alguns meses. 

O lançamento da primeira faixa do álbum Primavera, de Júnior Baz com participação de Rui Carlos Ávila, está previsto para o dia 6 de novembro. A música será disponibilizada nos canais do artista através das plataformas digitais Spotify e Youtube. Para acompanhar todas as novidades sobre o artista, visite as redes sociais baz_herval (Instagram) e Junior Baz (Facebook).

 

Capa do álbum Primavera. Primeiro trabalho autoral, com lançamento de single previsto para o início deste mês (Foto: Divulgação)

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Sensacional está entrevista com este grande artista local Júnior Baz, é muito bom ver o reconhecimento de artistas que lutam pra conseguir seu espaço. Sucesso!!!

Elvis

Comments

comments