Depois de sete meses fechado, CineArt retoma atividades

Por Daniela Mello

Salas de cinema de Pelotas vão reabrir com novas medidas de segurança

De acordo com o Decreto nº 6.267/2020, publicado pela Prefeitura de Pelotas no dia 29 de outubro, os cinemas estão autorizados a retomar suas atividades. Depois de sete longos meses fechado, o CineArt é uma das empresas que já trabalha com uma data de reabertura, que inicialmente está prevista para o dia 6 de novembro.

Saguão do CineArt voltará a receber público (Foto: Divulgação/CineArt)

O CineArt é um cinema familiar e local de Pelotas, fundado em 2001, que desde 2014 é administrado por seus fundadores e proprietários, Rogério e Ana Lúcia Isquierdo. Neste ano, o cinema ganhou uma bomboniere nova e esperava grandes lançamentos, como “Mulher Maravilha 1984” e “Velozes e Furiosos 9”, mas precisou encerrar suas atividades por conta da pandemia de COVID-19.

Com as exibições paradas desde março, os donos da empresa optaram por fechar o local antes mesmo de sair o primeiro decreto proibindo o funcionamento de cinemas. Para Gabriela Isquierdo, filha dos proprietários e diretora de marketing da empresa, a segurança dos clientes motivou essa decisão.

Assim como outros estabelecimentos, o CineArt nunca havia passado por uma situação semelhante. “Era extremamente angustiante não saber quando o cinema ia poder retornar. Foi bem difícil para se manter”, contou Gabriela. Em relação ao auxílio emergencial da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) para
cinemas com menos de 30 salas, Gabriela afirmou que a solicitação realizada durante a quarentena ainda está em processo, e nenhuma quantia foi recebida para ajudar no pagamento dos funcionários.

Entre os diversos desafios enfrentados pelos proprietários neste ano, manter-se presente na vida de seus clientes foi um dos principais, mas que conseguiu ser contornado graças às redes sociais. Por meio de lives no Instagram e outros conteúdos interativos, o CineArt permaneceu ativo na internet, tendo contato direto com seu público através das plataformas digitais, fortalecendo uma conexão à distância entre os cinéfilos.

“A gente tem esse contato próximo tanto lá no cinema, por ser uma empresa daqui, as pessoas nos conhecem, e também nas redes sociais. Foi o meio que a gente encontrou pra seguir em contato com nossos clientes, pois rede social é para socializar, e como não podíamos fazer isso fisicamente, conseguimos socializar com eles virtualmente”, disse a diretora de marketing.

Sobre a reabertura do CineArt, Gabriela afirmou que o cinema pode ser até mesmo um dos estabelecimentos mais seguros para as pessoas, pois será adotada uma série de medidas para que o funcionamento seja possível. “O cinema é um lugar onde as pessoas vão, sentam-se e quase nem conversam por causa do filme. Pode-se manter todo um distanciamento, e nós já tínhamos um cuidado muito grande com a higienização, que agora será redobrado.”

De acordo com o Decreto publicado pela prefeitura, os cinemas devem ter o número de espectadores reduzidos para 30% da capacidade da sala, quando permitida alimentação no interior, e 40% quando não. No caso do CineArt, será permitida a alimentação. 

Sala de exibição passa a funcionar com novas regras (Foto: Divulgação/CineArt)

Além disso, protocolos sanitários e de distanciamento controlado impostos no Decreto deverão ser cumpridos, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, medição de temperatura, demarcações em filas e assentos, intervalos de uma hora entre as sessões, para higienização e evitar aglomeração, entre outros.

De acordo com Gabriela, uma das questões que também é preocupante sobre o retorno é se haverá estreias importantes agora, pois isso motiva bastante o público. Por outro lado, os clientes receberam a notícia muito bem, pois estão com saudade e ansiosos pela reabertura do cinema.

As pessoas ficaram muito felizes e confiaram muito na gente, que vamos fazer um trabalho de higienização muito forte. São pessoas que acreditam no nosso trabalho, então nos deu muita confiança para retornar, e isso é algo que nos deixou muito felizes. Esperamos proporcionar o entretenimento para as pessoas, que é o nosso principal objetivo, trazer um pouco de alegria para que todos possam se divertir com segurança, e, também, se distrair de toda essa tensão.”

PRIMEIRA PÁGINA 

COMENTÁRIOS: 

Comments

comments