O Cavaleiro dos Sete Reinos: história e fantasia

Em capa dura o Cavaleiro dos Sete Reinos chegou ao Brasil pela editora Leya     Foto: Kímberlly Kappenberg

           Kímberlly Kappenberg

      O Cavaleiro dos Sete Reinos – Histórias do Mundo de Gelo e Fogo reúne três novelas escritas pelo norte-americano George R. R. Martin, autor das famosas Crônicas de Gelo e Fogo que deram origem a série de sucesso do canal HBO, Game Of Thrones. Publicado no Brasil em 2014 pela editora Leya, o volume de 416 páginas acompanha as aventuras de Dunk e Egg – um cavaleiro andante e seu escudeiro – 90 anos antes do início da aclamada série.

A premissa do livro se assemelha ao filme Coração de Cavaleiro (2001), protagonizado por Heath Ledger, onde um cavaleiro andante desconhecido e no fim de sua carreira morre, deixando seus pertences, armadura e cavalo para o escudeiro de origem humilde, que acaba tomando seu lugar nas competições. É o que acontece com Dunk, que alcunha para si o nome de Sor Duncan, o Alto, após a morte de seu mestre e passa a viajar os Sete Reinos à procura de sustento, na companhia do menino Egg.

Com justas, duelos e cavaleiros de armadura, as histórias poderiam muito bem ter se passado em uma Inglaterra medieval, mas o continente fictício de Westeros é o cenário das novelas O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso. Além da semelhança com a Idade Média, a narrativa conta com conspirações para a tomada do trono e um retrato do que pode se assemelhar a vida feudal neste mundo fantástico.

George Martin: criador do mundo fantástico dos sete reinos        Foto: Creative Commons/Gage Skidmore

Em O Cavaleiro dos Sete Reinos, as histórias são contadas unicamente pelo ponto de vista de Dunk, ao contrário das Crônicas de Gelo e Fogo em que cada personagem narra um capítulo intercalado, o que facilita a fluidez da leitura. Dentro do cânone do autor, O Cavaleiro dos Sete Reinos representa para as Crônicas de Gelo e Fogo o mesmo que o livro O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, dentro da saga O Senhor do Anéis: um livro mais contido, de estrutura simples e que pode ser introdutório a esse mundo fantástico, sem que os leitores necessariamente tenham lido as demais obras, explicando um pouco do passado histórico do universo ficcional.  

Essa comparação não é por acaso. As novelas, que começaram a ser publicadas por George R. R. Martin em 1998, assim como os outros cinco livros das Crônicas de Gelo e Fogo (A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões) têm grande influência de J. R. R. Tolkien, um dos autores favoritos de Martin, o que se reflete em nomes de personagens, criação de povos e culturas. Outras obras comparadas as Crônicas de Gelo e Fogo são Harry Potter, de J. K. Rowling e As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis.

Os protagonistas e sua relação com personagens conhecidos

Personagens Dunk e Egg no traço do ilustrador Gary Gianni                     Foto: Divulgação/George R. R. Martin

O jovem Egg no futuro se torna o rei de Westeros, conhecido como Aegon V, o Improvável – ele recebe esse nome por ser o quarto filho de um quarto filho, cujas chances de ascensão ao trono seriam improváveis, e por essa razão que ele vivia com Dunk. Aegon (V) Targaryen é o avô da personagem Daenerys Targaryen, uma das grandes protagonistas das Crônicas de Gelo e Fogo. Ele também é o irmão mais novo do Meistre Aemon Targaryen, que vivia no norte, com Jon Snow na Patrulha da Noite, no início da saga.

Quanto a Sor Duncan, o Alto, mesmo que sua família e sobrenome sejam desconhecidos, George R. R. Martin divulgou em uma convenção de fãs realizada nos Estados Unidos em 2016 que ele seria um antepassado da cavaleira Brienne de Tarth. O autor não deu mais detalhes sobre o parentesco, apenas confirmou uma das suposições que os leitores mais ávidos já sustentavam, baseados tanto no porte físico de Dunk e Brienne, quanto nas semelhanças de suas jornadas. No futuro, Sor Duncan acaba se tornando comandante da Guarda Real durante o reinado de Aegon V.

Outro personagem conhecido das Crônicas de Gelo e Fogo que aparece em O Cavaleiro dos Sete Reinos é Lorde Walder Frey, responsável pelo Casamento Vermelho – um dos episódios mais marcantes tanto da série Game Of Thrones, quanto dos livros, onde houve um massacre contra a família Stark. Na novela O Cavaleiro Misterioso ele ainda é uma criança pequena, que acompanha o pai num banquete de casamento (irônico, não?).

As Crônicas de Gelo e Fogo

Lançada em 1996 e composta por sete livros, dos quais cinco já foram publicados – A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões – as Crônicas de Gelo e Fogo acompanha os conflitos relacionados ao poder no continente fictício de Westeros, que envolvem quatro famílias principais: Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen. Grande parte da narrativa é inspirada nas Guerras das Rosas, que opuseram as famílias inglesas York e Lancaster.

No Brasil o primeiro volume do cânone de George R. R. Martin só chegou em meados de setembro de 2010, através da editora Leya, cerca de sete meses antes da estreia da série de TV baseada nos livros, Game Of Thrones, que atualmente detém o recorde de série mais assistida da história e cuja temporada final deve estrear na metade de 2019.

Sobre o autor e sua obra

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

 

Comments

comments