A cena eletrônica em Pelotas

A dupla de DJs João Vitor Oliveira e Pietro Rocha de Castro criou o projeto Gorillowz         Foto Divulgação

Carolina Ávila

Engana-se quem acha que o Brasil é somente o país do samba, sertanejo, bossa nova e funk. Outro gênero vem ganhando cada vez mais destaque: a música eletrônica. Ela está conquistando cada vez mais espaço no País e no mundo. São diversos artistas nacionais e internacionais consagrados que fazem sucesso com o som eletrônico, que possui uma batida bem peculiar, diferente de qualquer outro ritmo, e que escolheram o Brasil como rota das suas turnês.

Aqui no País, existem centenas de festivais que celebram a música eletrônica e que reúnem milhares de admiradores e fãs do som de batida única, animado e cheio de personalidade. Entre eles, Tomorrowland, Ultra Brasil, XXXperience e Warung Day Festival são os mais conhecidos dos apaixonados do som eletrônico. Estes festivais recebem os principais DJs – artistas responsáveis por reproduzir as composições e músicas – para animar o público alvo destes eventos. Nomes conhecidos como MatinGarrix, Dimitri Vegas e Hardwell já passaram por aqui e detonaram em suas apresentações. Mas o Brasil também tem seus DJs reconhecidos, como VintageCulture, Alok, Gustavo Mota, entre outros.

Em Pelotas não poderia ser diferente, a cena eletrônica ganha cada vez mais espaço e o número dos seus adeptos vem crescendo de forma gradual. Um dos estilos mais predominantes na cidade é o psy trance, que surgiu em Israel, tem uma batida rápida entre 132 e 200 batidas por minuto (bpm) e chama atenção pelo grande público presente nos seus eventos. As festas raves atraem pessoas de diversas partes da região sul e colocam Pelotas como uma das principais cidades que propaga a cena eletrônica no Estado, trazendo artistas nacionais e internacionais.

Nesse boom da música eletrônica, surge em Pelotas também um novo projeto que tem o objetivo de elevar o status da cidade em relação à produção de festas do gênero, a marca Hoax. Idealizada pelos empresários Mariane Oliveira e Marcelo Zanotto, está por detrás de eventos em que o som predominante vai das vertentes da housemusic ao Techno. Ao longo das edições, este novo conceito e estilo de som ganha um maior número de apreciadores. A empresária Mariane Oliveira conta entusiasmada que a Hoax planeja novas parcerias com festas renomadas – inclusive já possui com a nova casa de shows da cidade, a Skye Beach Club (Avenida Adolfo Fetter 3100) – e uma pequena tour com a HoaxOn The Road.

Além dessas produções de eventos e festas do gênero eletrônico, a cidade de Pelotas também é protagonista no surgimento de novos artistas do ramo. Alguns nomes como Blazy, Gotinari e Aurora Vortex surgiram aqui e já são destaques em âmbito internacional. A dupla de DJs João Vitor Oliveira e Pietro Rocha de Castro criou o projeto Gorillowz e vem se destacando não só em Pelotas como em outras cidades da região com o seu estilo de som, o Low. Iniciado na metade de 2016 o projeto da dupla teve referências de artistas locais como Blazy, responsável por ensinar alguns macetes da produção de músicas. Eles contaram em entrevista que sempre gostaram do som eletrônico e que cada um possuía seu projeto, mas decidiram se unir e assim surgiu o Gorillowz, que busca reconhecimento para além das fronteiras de Pelotas.

PRIMEIRA PÁGINA