Game of Thrones e o seu sucesso permanente

Sara Carulina Silva da Rosa

      Game Of Thrones… É muito provável que você já tenha ouvido falar esse nome. GOT, como é conhecida pelos íntimos, é uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos e a mais popular da história do canal HBO. É baseada na saga de livros de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do escritor George R.R. Martin. É uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D.B.WeissGame of Thrones é filmada no Canadá, Croácia, Islândia, Malta, Marrocos, Espanha, Irlanda do Norte, Escócia e nos Estados Unidos.  A primeira temporada da série estreou em 17 de abril de 2011 e. até agora, sete temporadas já foram exibidas. Segundo a HBO, a oitava temporada será a última.

A História

O enredo acontece em um mundo ficcional (Westeros), em uma espécie de Europa Medieval e conta a história diária de famílias, conhecidas como “casas”. Todas as histórias vividas se baseiam em uma frase muito famosa dentro e fora da série: “Winter is coming” – o inverno está chegando. Essa afirmação se refere a uma característica importante que permeia todas as decisões e narrativas: as estações são muito intensas – o verão é muito longo e quente, mas quando chega o inverno, ele é muito frio e muito mais duradouro (corresponde a anos). A narrativa, com o passar dos episódios se desenvolve em muitas histórias de ódio, sangue, morte, vingança, maldade, traições e conflitos. Tudo com o objetivo de chegar ao pódio: ocupar o Trono de Ferro de Westeros (símbolo do poder absoluto) e assim comandar os sete reinos.

Westeros é um continente formado por Sete Reinos e uma área não mapeada ao norte, separada do resto do reino por uma parede de gelo, conhecida como a Muralha, que é vigiada pela Patrulha da Noite. Os Sete Reinos foram conquistados por Aegon I, que invadiu com seus dragões e conquistou seis das sete nações independentes, tornando-as governadas pela Casa Targaryen, porém cada região permaneceu sob o controle de uma das casas mais importantes. São quatro as “casas” principais:

– Baratheon, composta por Robert Baratheon (Rei do Westeros, ocupando o Trono de Ferro), Joffrey, Tommen e Myrcella, filhos do Rei; Stannis Baratheon e Renly Baratheon, irmãos do Rei;

– Lannister, composta Tywin Lannister; Cersei Lannister, filha de Tywin e casada com Robert Baratheon – consequentemente Rainha do Westeros; Jaime Lannister, filho de Tywin; Tyrion, filho de Tywin.

– Stark: Eddard Stark; Catelyn Stark, esposa de Eddar; Robb Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Brandon Stark e Rickson Stark, filhos de Eddard e Catelyn; Jon “Snow”, filho bastardo de Eddard Stark

– Targaryen, composta por Viserys e Daenerys Targaryen.

Por que GOT faz tanto sucesso?

Uma série que caiu no gosto mundial. Nos lançamentos de novas temporadas e episódios, milhares de pessoas ao redor do mundo param, ansiosos, pra descobrir novos fatos e os desdobramentos dos conflitos, sempre muito intensos, de GOT. Mas por que Game Of Thrones se tornou tão famosa? Listamos abaixo os três principais motivos:

– Super Produção: Há um consenso em comum entre todos os fãs e até mesmo entre aqueles que conhecem pouco sobre a série: é uma megaprodução. As cenas são dignas de grandes premiações, com efeitos especiais incríveis e os personagens muito bem coreografados, em sintonia com a equipe de pós-produção.

– Temas Polêmicos: GOT é feita de temáticas polêmicas. De civilizações pré-históricas e seus costumes, passando por dragões, banalização da morte e das relações familiares, e chegando em incesto. Não há como negar o caráter pesado e problemático que a série evoca.

– Surpresas: A série é recheada de momentos inesperados, portanto não se apegue a nenhum personagem. Todos eles, sejam principais ou coadjuvantes, em algum momento da série, podem morrer. E não necessariamente será no final de uma temporada.

Além dos fatores citados, há uma grande influência das redes sociais. Devido a grande presença da tecnologia e as oportunidades de discussão que ela propicia, GOT ganha muito espaço. Durante as exibições dos episódios, que são feitas uma vez por semana, durante o período da temporada, as redes sociais ficam cheias de fãs da série, que por meio de seus perfis discutem e expõem suas alegrias, decepções e expectativas com a série. Pode-se observar também que GOT atrai um público de diferentes idades, desde adolescentes até a terceira idade, e isto se dá devido a grande heterogeneidade de personagens e temáticas que a série mostra.

Não há como negar que Game Of Thrones é um sucesso. Estreou em 2011 e sete anos após ainda segue atraindo fãs e se mantendo no topo de séries mais assistidas e comentadas. A oitava temporada está prevista para o mês de abril de 2018, segundo divulgou a HBO. Se você gostou da série e quer adentrar nesse mundo diferente, as vezes ilógico e bizarro para as mentes humanas, separamos o trailer oficial da série, lançado em maio de 2011.

 

 

Ficha Técnica:

Criadores: David Benioff e D.B. Weiss

Baseado em: (título original) A Song Of Ice And Fire – de George R.R. Martin

Gênero: Fantasia / Drama

Primeiro Episódio: 17 de abril de 2011

Duração dos Episódios: 50-80 minutos

País de Origem: Estados Unidos

Personagens / Elenco (Lançamento – 1ª Temporada):

– Sean Bean > Personagem: Lord Eddard “Ned” Stark

– Peter Dinklage > Personagem: Tyron Lannister

– Kit Harington > Personagem: Jon Snow

– Emilia Clarke > Personagem: Daenerys Targaryen

– Lena Headey > Personagem: Cersei Lannister

– Nikolaj Coster- Waldau > Personagem: Jaime Lannister

– Sophie Turner > Personagem: Sansa Stark

– Maisie Wiliams > Personagem: Arya Stark

– Ian Glen > Personagem: Jorah Mormont

– Michelle Fairley > Personagem: Catelyn Stark

– Mark Addy > Personagem: King Robert Baratheon

– Aidan Gillen > Personagem: Lord Petyr “Littlefinger” Baelish

– Harry Llord > Personagem: Viserys Targaryen

– Isaac Hempstead > Personagem: Bran Stark

– Richard Madden > Personagem: Robb Stark

– Jack Gleeson > Personagem: Prince Joffrey Baratheon

– Alfie Allen > Personagem: Theon Greyjoy

– Rory McCann > Personagem: Sandor Clegane

– Jason Momoa > Personagem: Khal Drogo

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments