Grafite colore paisagem de Rio Grande

“Arte na Parada” já contemplou dezenas de abrigos de ônibus da cidade  com desenhos expressivos

 

     Marina Fagundes

     Cada vez mais, ao caminhar pela cidade de Rio Grande, podemos identificar a presença dos grafites. A arte que colore e traz mais beleza à paisagem do município pode ser vista em lugares como muros de escolas, pontos de ônibus e nos muros dos pavillhões do Porto.

Reafirmando a receptividade da cidade a este tipo de manifestação artística, Rio Grande recebeu o encontro “Meeting Of Styles” (MOS),  quando foram convidados cerca de 50 artistas com objetivo de criar um painel que demonstrasse a diversidade do grafite. O painel foi criado nos muros do Porto de Rio Grande, em um final de semana cheio de cor e repleto de atividades como apresentações de dança e de Dj’s.

O MOS consiste num encontro internacional de artistas da arte urbana que vem sendo realizado há 15 anos, com início em 2002. De acordo com os dados divulgados no site oficial do enconto, cerca de 250 edições já foram realizadas, sendo cinco delas no Brasil e três dessas no Rio Grande do Sul.

Além desse evento, durante esse ano outras atividades envolvendo o grafite foram realizadas em Rio Grande, entre elas, o projeto “Arte  na Parada”, promovido pela Prefeitura de Rio Grande com objetivo de oportunizar espaços de trabalho para os artistas locais.

Mesmo com pouco tempo de existência, o “Arte na Parada” já contemplou dezenas de abrigos de ônibus com o grafite. De acordo com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, pretende-se continuar o projeto no ano que vem, com aberturas de novos editais. O “Arte n Parada” foi indicado ao Prêmio MuniCiência, iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que recoonhece práticas e projetos inovadores realizadas pelos municípios.

O projeto irá concorrer com outras 29 iniciativas realizadas por cidades de todo o País. Os cinco municípios vencedores terão seus trabalhos apresentados durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios,  publicadas nos Guias de Reaplicação da CNM e ainda irão participar de uma viagem internacional para compartilhar experiências.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments