Notícias
  • Artigo do PPGO tem destaque internacional

    O artigo intitulado “Longevity of posterior composite restorations: not only a matter of materials”, de autoria de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPFel e publicado no periódico Dental Materials (2012 Jan;28:87-101), atingiu recentemente a marca de cem citações na base de dados internacional Scopus. O trabalho realizado com a participação dos professores Flávio Demarco, Marcos Correa, Maximiliano Cenci e Rafael Moraes é o artigo mais citado dentre os artigos publicados desde 2012 no periódico, que figura entre os mais importantes do cenário internacional de pesquisa em Odontologia. O artigo ainda conta com co-autoria do professor visitante Niek Opdam, da Universidade Radboud, de Nijmegen, Holanda.

    Este é o primeiro artigo do PPGO que atinge a marca de 100 citações. Ele também já possui quase 200 citações na base de dados Google Scholar e mais de 90 na Web of Science. Segundo um dos autores, estes dados indicam o impacto e relevância do trabalho para a discussão sobre longevidade clínica de restaurações de resina composta.

    A principal contribuição do artigo, e que parcialmente explica o impacto que vem apresentando na comunidade científica, é indicar que diversos fatores que não apenas o tipo ou classificação de materiais restauradores têm impacto na longevidade e desempenho clínico de restaurações de resina composta em dentes posteriores.

    Texto: Coordenação de Comunicação Social | UFPel

  • Abertas as Inscrições para os Cursos da 53a Semana Acadêmica da Odonto!!!

    Estão abertas as inscrições para os Cursos da 53a Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFPel! As vagas são limitadas!! Não perca tempo!! A Semana Acadêmica da UFPel faz parte das Atividades Complementares do Curso de Graduação e oferece uma grande oportunidade de aprendizado!

    As inscrições para os cursos serão feitas da seguinte forma:

    A cada turno (manhã e tarde), a partir de amanhã, teremos um ponto de vendas na Faculdade de Odontologia, sala 54.

    A adesão dará direito a três cursos GRATUITOS, de acordo com o número de vagas disponíveis, segundo escolha do participante.

    O pagamento será realizado no local de vendas, juntamente com as inscrições.

    Alunos que não estiverem na cidade podem solicitar os cursos que desejarem através do e-mail comissao53saoufpel@gmail.com.

    As vagas nos cursos é garantida até 2 dias após a solicitação, e será confirmada após recebimento de comprovante bancário.

    Dados para o depósito:

    Banco do Brasil

    Agência 2943-2

    Conta Corrente n° 22.813-3

    Caso isso não ocorra em 48h, o participante deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora a fim de requerer nova inscrição. O comprovante deverá ser enviado para o email da Comissão.

    OBS 1: Os HANDS-ON serão destinados para alunos a partir do 5º Semestre.
    OBS 2: O curso prático Curso Prático/Demonstrativo Clareamento Dental, no IEOM, ministrado pelo Prof. José Maurício dos Santos Reis, será destinado apenas para alunos do 10° Semestre.

    Att,

    Comissão Organizadora 53ªSAO

    GRADE DE CURSOS - 53 SAO - 2015 - ODONTO-UFPEL

  • UFPel promove Pré-Conferência sobre Políticas para as Mulheres

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Observatório de Gênero, está promovendo uma Pré-Conferência preparatória para a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A Pré-Conferência será realizada no dia 19 de agosto, às 14h30min, no Museu do Doce (Casarão 8).

    A intenção é preparar a comunidade local para a participação na Conferência Municipal. Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar da atividade.

    A Conferência Municipal, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, será realizada no dia 2 de setembro.

    Serão discutidos aspectos como a contribuição dos conselhos e movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades, estruturas institucionais e políticas públicas, sistema político com participação das mulheres e Sistema Nacional de Política para as Mulheres.

    Texto Original em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/08/12/ufpel-promove-pre-conferencia-sobre-politicas-para-as-mulheres/

  • Informativo CONEP | Comitê de Ética em Pesquisa

    Considerando a Carta Circular nº 151/2015 do CONEP-CNS-MS de 06 de agosto de 2015 que trata do convite e critérios para a participação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) no 4º Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (4º ENCEP).

    Considerando que a  Carta Circular nº 151/2015 do CONEP relata que, no 4º ENCEP, serão apresentadas três Minutas de Resoluções Complementares à Resolução CNS nº 466/2012, a saber:

    => Minuta de Resolução para “Acreditação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/CONEP”

    => Minuta de Resolução sobre “Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas” 

    => Minuta de Resolução sobre “Especificidades Éticas das Pesquisas de Interesse Estratégico para o SUS” (versão, provavelmente, preliminar)

    Considerando que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do CNS do MS abriu consulta à sociedade brasileira sobre a proposta de Minuta de Resolução Complementar à Res. CNS nº 466/2012 referente as “Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”.

    Informo aos pesquisadores da FO-UFPel a possibilidade de contribuírem com as minutas acima citadas, diretamente, enviando suas contribuições para o e-mail conep.csh@saude.gov.br (ciências sociais e humanas) até o dia 04 de setembro de 2015 e, indiretamente, enviando suas contribuições sobre as três minutas citadas para o e-mail do CEP-FO-UFPel <cep.fop@gmail.com>, se possível, até o dia 24 de agosto de 2015.

    Referências:

    Carta Circular nº 151/2015 do CONEP-CNS-MS de 06 de agosto de 2015.

    Minuta de Resolução para “Acreditação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/CONEP”.

    Minuta de Resolução sobre “Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”

    Minuta de Resolução sobre “Especificidades Éticas das Pesquisas de Interesse Estratégico para o SUS”

  • Nota de Esclarecimento | Reposição e Início das Aulas de Graduação

    Esclarecendo à Comunidade Acadêmica da Faculdade de Odontologia sobre a definição do calendário 2015/2 e reinício das aulas.

    O Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação, em conjunto com a Direção da Unidade, levou à reunião do Colegiado da Odontologia (composto por professores do ciclo básico, profissionalizante e acadêmicos) uma proposta de início das atividades teóricas e práticas no dia 17.08.

    Esta proposta, após ser discutida e avaliada, foi rejeitada e foram construídas novas propostas que foram encaminhadas aos Departamentos (representação de servidores professores e técnicos-administrativos (TAs) e acadêmicos. 

    Na seqüência, houve nova reunião do Colegiado onde foram avaliadas as propostas encaminhadas pelos departamentos. Assim o Colegiado definiu o retorno às aulas dos semestres iniciais (2º, 3º e 4º, no dia 24.08 – 2015/2); 10º semestre (2015/2) no dia 17.08. Os demais semestres (5º, 6º, 7º e 8º), deverão aguardar o final da greve dos servidores técnico-administrativos para definir as datas de reinício e recuperação-2015/1. O 1º semestre (ingressantes 2015/2) o Colegiado não tem como definir, pois a Universidade, através da CRA, ainda não completou as matrículas.

    Após definição do Colegiado desta Unidade, o Conselho Departamental (composto pela Direção da Unidade, Coordenação de Colegiados de Curso – Graduação e Pós, Chefes de Departamentos, Representantes das classes de professores, representante de técnico-administrativos e de acadêmicos), sem que pudesse garantir o suporte de esterilização na sua totalidade em virtude da greve dos servidores TAs, acatou a definição do Colegiado, a qual será encaminhada e submetida a apreciação do COCEPE/UFPel.

     

    Profª. Drª. Adriana Etges

    Diretora da Faculdade 

    Prof. Dr. Luis Eduardo Nova Cruz

    Coordenador pró-tempore do Colegiado de Curso

  • PPGO RECEBERÁ VISITA DE PROFESSORA DA HOLANDA

    No período de 17 a 24 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel receberá a visita da Profa. Dra. Marie-Charlotte Huysmans, diretora de Pesquisa e Professora titular de Cariologia e Endodontia da Radboud University of Nijmegen, Holanda. A Profa. Marie-Charlotte, juntamente com vários professores de seu departamento, tem colaborado com o PPGO desde 2010. Nesse período, diversos acadêmicos do PPGO e da Faculdade de Odontologia fizeram estágio na cidade de Nijmegen, Holanda, e diversos artigos conjuntos entre as duas instituições foram publicados.

    A Profa. Huysmans atua na área de Cariologia e Odontologia Restauradora, desenvolvendo pesquisas com foco na prevenção e tratamento da cárie dentária e do desgaste dentário erosivo. O seu grupo de pesquisas desenvolve estudos desde o nível mais básico com estudos in vitro na área de Cariologia, até o desenvolvimento de estudos clínicos com pacientes, passando por projetos de pesquisa baseada em prática clínica, com o objetivo de avaliar a performance dos tratamentos restauradores.

    Durante sua visita, além de participar de diversas reuniões de planejamento de pesquisas e de trabalhos de tese conjuntos, a Profa. Huysmans apresentará duas palestras:

    1. DIA 19/08/15 –  17 HORAS – AUDITÓRIO DO PPGO

    CONSENSUS REPORT OF THE EUROPEAN FEDERATION OF CONSERVATIVE DENTISTRY: EROSIVE TOOTH WEAR-DIAGNOSIS AND MANAGEMENT.

    2. DIA 20/08/15 – 18 HORAS – AUDITÓRIO DO PPGO

    RESEARCH LINES IN NIJMEGEN: POSSIBILITIES OF COLLABORATION.

  • Reposição do semestre 2015/1 e Início de 2016/2

    Em 12/08 foi decidido em reunião do Colegiado da Odontologia e em 14/08 na reunião do Conselho Departamental, que:
     
    O 10º semestre iniciará as atividades teóricas em 17/08 e práticas em 24/08;
     
    O 2º,3º e 4º semestres iniciará as atividades no dia 24 de agosto.
     
    Os outros semestres, também por decisão do Colegiado e Conselho Departamental, iniciarão as atividades APÓS o término da GREVE DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS ou outras definições.
     
    Alunos e servidores, devem ficar atentos às notícias da página da Faculdade de Odontologia.

  • IMPORTANTE: Confirmação de Matrícula | Semestre 2015/2

    IMPORTANTE:

    A partir de amanhã, dia 05/08, os alunos já podem fazer a confirmação das suas matrículas direto no Colegiado de Curso da Faculdade de Odontologia. Esta confirmação deve ser feita pessoalmente no Colegiado.

    Tendo em vista o movimento de greve dos servidores técnico-administrativos, a administração central não tem como processar a matrícula, isto é, inserir as alterações de notas (FPIN) e os aproveitamentos de disciplinas solicitados via formulário à Coordenação de Registros Acadêmicos e classificar no Cobalto os estudantes segundo o Regulamento da Graduação (Resolução COCEPE 14/2010). Leia aqui a Nota de Esclarecimento da UFPel.

    Neste sentido, a consulta às informações de matrícula não estará disponível através do Cobalto na data prevista, mas será visível à medida em que os Colegiados processarem as solicitações de matrícula.

    O Colegiado de Curso da Faculdade de Odontologia definirá amanhã a proposta a ser apresentada ao COCEPE sobre a recuperação das aulas e estágios do semestre 2015/1 e início das aulas do semestre 2015/2.

  • PPG em Odontologia tem atuação destacada em Congresso de Materiais Dentários

    No período de 22 a 25 de julho de 2015, foi realizada em Bauru (SP) a 51ª Reunião Anual do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD). Ao todo, quase 40 pesquisadores do PPGO e da Faculdade de Odontologia da UFPel participaram do evento. Professores e alunos do PPGO receberam premiações no congresso, fato que já vem se repetindo há diversos anos.

    O doutorando Eliseu Münchow, orientado pelo professor Evandro Piva, ficou em primeiro lugar na categoria Pós-Graduação, com o trabalho intitulado “Síntese e caracterização de scaffolds contendo nanopartículas de óxido de cálcio para tratamento da osteomielite”.

    Na categoria profissional, o professor Rafael Moraes ficou em primeiro lugar com o trabalho intitulado “Nanopartículas cristalinas recobertas por sílica para compósitos de alto desempenho”, que foi orientado pelo docente e desenvolvido pela doutoranda do PPGO Marina Kaizer e co-orientado pelo professor Sergio Cava. Na reunião em Bauru, Moraes ainda foi indicado como vice-presidente do GBMD para a gestão 2015-2018.

    Fonte: Coordenação de Comunicação Social | UFPel

    Texto: Thiago Bergmann Araújo | Jornalista CCS | UFPel

  • Promoção Funcional para Titular | Profa. Dra. Ana Regina Romano

    A Faculdade de Odontologia-UFPel convida a comunidade acadêmica para a Defesa para Promoção Funcional para Titular da Profa. Dra. Ana Regina Romano.

    A Defesa será nesta quinta-feira, dia 6 de Agosto, as 14 horas, no Auditório do 5o Andar da Faculdade de Odontologia.

    A Comissão Especial de Avaliação, segundo a Portaria 979/2015, será assim constituida:

    Profa. Dra. Cândida Beatriz Borges Zambrano | UFPel | Presidente da Comissão

    Prof. Dr. Adair Luiz Stefanello Busato | ULBRA

    Profa. Dra. Rosangela Almeida Ribeiro | UFJF

    Profa. Dra. Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa | UFG

    Profa. Carmem Helena Jacques Lemes | UFPel (suplente)

    Contamos com a participação de toda comunidade.

    PORTARIA ANA ROMANO