Início do conteúdo
Projetos de Extensão

TÍTULO:  PELOTAS MODEL UNITED NATIONS (PELOTAS MUN)

Coordenador: Prof. Dr. William Daldegan
Vigência: 08/06/2020 – 31/12/2027

RESUMO: O Pelotas Model United Nations é um projeto realizado pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem o intuito de simular os comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Tópicos emergentes da agenda mundial são discutidos pelos participantes durante o execução do projeto – geralmente no mês de outubro de todo ano. Além de difundir conhecimento sobre o próprio funcionamento do sistema da ONU evidencia debates sobre problemas internacionais contemporâneos.

Link: https://wp.ufpel.edu.br/pelotasmun/

Instagram: https://www.instagram.com/pelotasmun/


TÍTULO: VOZES CRÍTICAS ­- CAFÉ GEOPOLÍTICO

Coordenador: Prof. Dr. Charles Pennaforte

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra Silvana Schimanski

Vigência: 01/08/2023 – 31/07/2026

RESUMO: O projeto visa proporcionar ao seu público-alvo embasamento teórico-analítico crítico dos grandes temas da atualidade que envolvem as Relações Internacionais, a Geopolítica e os aspectos da Cultura contemporânea.

Link https://wp.ufpel.edu.br/cafegeopolitico/

Instragram: https://www.instagram.com/cafe_geopolitico/


TÍTULO:  VOZES DO MUNDO

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Duval

Vigência: 13/03/2019-16/12/2020; 14/09/2022-02/12/2027

RESUMO: O projeto de extensão Vozes do Mundo refere-se ao programa de rádio homônimo que será levado ao ar nas quartas-feiras, das 13 às 14 horas, pela RadioCom Pelotas, 104.5 FM. O programa de rádio Vozes do Mundo foi ao ar pela primeira vez em março de 2018, ainda vinculado a outro projeto de extensão, o ConjuntuRI, sob minha coordenação. Em 2019 e 2020, mesmo durante a pandemia, o programa de rádio funcionou como projeto de extensão autônomo no âmbito da UFPel. Esta proposta de projeto de extensão visa a retomar as atividades do referido programa de rádio. O programa Vozes do Mundo tem como objetivo apresentar para a comunidade em geral, da cidade de Pelotas, adjacências e nacionalmente, os temas relacionados à política internacional, em uma linguagem acessível e palatável ao grande público. Ademais, o projeto tem como objetivo, também, proporcionar aos alunos a formação necessária e a experiência na fala pública e em veículos midiáticos. Outrossim, o projeto também visa a, complementarmente, tornar o campo de estudos das Relações Internacionais e o curso de Relações Internacionais da UFPel conhecidos do grande público, de modo contribuir para tornar este uma referência regional e nacional nos temas afeitos à política internacional.

Instagram: https://www.instagram.com/vozesdomundofm/


TÍTULO: CIDADES – IRMÃS

Coordenadora: Prof.ª Dra. Silvana Schimanski
Vigência: Agosto/2021 – Agosto/2025

RESUMO: O objetivo geral do projeto é a promoção das cidades-irmãs internacionais de Pelotas (RS), sob a ótica das Relações Internacionais. O município de Pelotas possui três cidades irmãs no exterior: Suzu (Japão), Aveiro (Portugal) e Colônia de Sacramento (Uruguai).  Este projeto prevê diversas ações para a coleta de informações, promoção e divulgação dos instrumentos e atividades já realizadas. Também são previstas ações de estreitamento de relações bem como, de prospecção de novos instrumentos.

Espera-se que os colaboradores do projeto trabalhem em pesquisas documentais, produção de textos, realização de entrevistas semiestruturadas com atores relevantes para os referidos instrumentos, promoção de eventos, entre outros. O projeto contribui diretamente para o perfil do egresso proposto no Projeto Pedagógico do Curso, tanto para as competências e habilidades relacionadas às atividades com interface internacional, quanto para o Eixo de Formação voltado à atividade profissional (previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Relações Internacionais).

Link: https://wp.ufpel.edu.br/cidadesirmas/

Instagram: https://www.instagram.com/projetocidadesirmas/


TÍTULO: SUL-SUR FAIRTRADE – COOPERATIVA JÚNIOR (2024-2025)

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos Martins da Cruz

Vigência: 29/01/2024-19/12/2025.

RESUMO: ‘Fair Trade International’ é um movimento que articula (i) organizações econômicas de pequenos produtores (associações e cooperativas, rurais e urbanas) da América Latina, África e Ásia, e (ii) organizações diversas de consumidores (associações, ONG’s) dos países ‘desenvolvidos’, com o objetivo de promover formas de comércio internacional baseadas em valores éticos relacionados ao desenvolvimento humano: solidariedade internacional, desenvolvimento local, sustentabilidade, promoção da cidadania, diversidade, empoderamento feminino, direitos sociais e humanos. A pauta de produtos comercializados é variada, mas a maioria deles tem origem nas áreas da agroecologia (produção orgânica) e artesanato. Suas primeiras experiências remontam à década de 1950, mas sua estruturação em organizações internacionais amplas e reconhecidas ocorreu a partir da década de 1980, com a fundação da ‘World Fair Trade Organization’ (WFTO) [2], em 1989, e da ‘Fairtrade Labelling Organizations International’ (FLO-International) [3], em 1997. Atualmente, o Fair Trade agrupa cerca de 1900 organizações produtivas, com cerca de 2,1 milhões de famílias, movimentando aproximadamente 8 bilhões de euros anualmente em exportações destinadas a ‘lojas de comércio justo’ (cerca de 750) e espaços convencionais de comércio, presentes em cerca de 25 países da América do Norte, Europa, Japão e Oceania [2]. No Brasil, há apenas cerca de 50 organizações produtivas certificadas, embora o potencial de participação seja muito maior, já que o último levantamento oficial (2013) identificou cerca de 19,1 mil empreendimentos econômicos solidários, comportando aproximadamente 2,2 milhões de associadas/dos [4]. Há uma numerosa e relevante literatura científica sobre o tema, especialmente na Europa e América do Norte, mas também nos países ‘em desenvolvimento’, além de políticas públicas. Por outro lado, a formação da CLAC (‘Coordinadora Latinoamericana de Comercio Justo’), fundada em 2004, estabeleceu como uma de suas metas a ampliação do ‘comércio justo sul-sul’, com o objetivo de alargar as oportunidades de mercado das organizações de produtores latino-americanos e reduzir sua dependência frente à solidariedade dos consumidores do ‘norte global’. Mas houve poucos avanços nesta área [5]. A constituição da ‘Sul-Sur Fair Trade – Cooperativa Júnior’, como ‘empresa júnior’ regulada nos termos da Resolução 26/2019 do CONSUN, visa oportunizar experiências acadêmicas e profissionais relacionadas ao comércio internacional, no âmbito do ‘Movimento Fair Trade’, a partir de parcerias com universidades de outros países do Mercosul, bem como com cooperativas de produtores solidários e com organizações de consumidores éticos do Brasil e dos países vizinhos.


TÍTULO:  CONNEX 2024

Coordenadora: Prof.ª Dra. Silvana Schimanski

Vigência: 08/03/2024 – 13/12/2024

RESUMO:  O projeto registra as ações do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais em apoio à realização do encontro internacional Connex 2024, sediado em Pelotas-RS. O evento é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, pela Prefeitura Municipal de Pelotas e Governo do Estado reunindo agentes e gestores públicos, organizações do Terceiro Setor, instituições de ensino, empresas e membros da sociedade, com o propósito de compartilhar e promover as melhores práticas em segurança pública e prevenção às violências. Ao colaborar com a organização do evento no município, as ações do projeto contribuem para a promoção de atividades extensionistas, com interface internacional, para os docentes e discentes da comunidade acadêmica, fomentando a realização de ações extensionistas na área específica de formação. Além disso, o projeto busca estimular a interação entre a Universidade e outros setores da sociedade.

TÍTULO: Relações Internacionais e mercado de trabalho – Preparando o corpo discente para o futuro

Coordenador: Prof. Dr. Bruno Sadeck
Vigência 31/05/2021 – 31/05/2022  (Finalizado) 

RESUMO: O projeto busca propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio entre o corpo discente do curso de Relações Internacionais da UFPel e profissionais da área internacional em diversos setores, a fim de mostrar aos alunos os desafios do mercado de trabalho, bem como prepará-los para o futuro. Em 2021, o curso de Relações Internacionais da UFPel completa 11 anos de sua criação e sua implementação na cidade de Pelotas. Diante desse momento e dos desafios existentes do mercado de trabalho atual, é importante fomentar ao corpo discente um espaço de diálogo, de intercâmbio e troca de experiências com profissionais que atuam no dia a dia com a temática internacional, nos mais variados setores como: Diplomacia, Paradiplomacia, Comércio Exterior, Organismos Internacionais, Universidades, Assessoria e Consultoria dentre outros.


TÍTULO: A UFPel e a Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Semeando um mundo melhor

Coordenador: Prof. Dr. Bruno Sadeck
Vigência: 01/08/2021 – 01/08/2023 (Finalizado) 

RESUMO: O presente projeto visa verificar o conhecimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2015-2030, em 10 (dez) municípios gaúchos (Caxias do Sul, Passo Fundo. Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana), bem como no Governo Estadual do Rio Grande do Sul e suas possíveis iniciativas vinculadas aos ODS.
A escolha desses municípios dar-se-á pela importância política, econômica, geográfica e estratégica para o RS, além de representar diferentes regiões do Estado, bem como para a região Sul, para o Brasil e para as relações internacionais do país, por enquadrar cidades localizadas em região de fronteira.


TÍTULO: ARCÁDIA CONSULTORIA INTERNACIONAL

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Duval
Vigência: 12/06/2018 –  18/06/2021 (Finalizado) 

RESUMO: A Arcádia é uma empresa júnior destinada à prestação de consultoria internacional a pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, governos e organizações de interesse público, preferencialmente, passíveis de passarem por processos de internacionalização. Tem como objetivos específicos:

I – Proporcionar a seus Membros condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos aos aprendizados do curso de Relações Internacionais;
II – Auxiliar a colocação de seus Membros Efetivos no mercado de trabalho, treinando-os para o exercício da futura profissão, sempre com respaldo técnico-profissional competente;
III – Realizar estudos e elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos de para-diplomacia, internacionalização de empresas e consultoria em relações internacionais;
IV – Assessorar a implantação de soluções indicadas para os problemas diagnosticados por parte de clientes, parceiros, apoiadores;
V – Viabilizar o reconhecimento profissional e acadêmico dos alunos e professores do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, dentro da Universidade; e
VI – Desenvolver as habilidades intrapessoais e de liderança, visando a gestão de pessoas e incentivando sempre o trabalho em equipe.


TÍTULO:  CONJUNTURI – ANÁLISE DE CONJUNTURA INTERNACIONAL

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Duval
Vigência: 21/03/2019 – 17/12/2020 (Finalizado)

RESUMO: O projeto tem como objetivo incentivar a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à comunidade local e aos alunos da rede pública de ensino médio. Para atingir este objetivo o projeto conta com dois instrumentos: a organização de palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul e a apresentação de ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas. Este projeto vem ganhando força e ampliando suas áreas de atuação desde sua primeira versão, em 2013. As palestras abertas à comunidade são organizadas em três eventos por ano, nos quais se traz algum intelectual com notório conhecimento no tema. Estas são abertas a toda a comunidade. E junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas, são apresentados ciclos de quatro palestras aos alunos de ensino médio, com vistas a contribuir para seu conhecimento de temas internacionais candentes e auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).