Início do conteúdo
Estágios não-obrigatórios

No Brasil, a Lei 11788, de 25 de setembro de 2008,  dispõe sobre os estágios realizados por estudantes. De acordo com o previsto em seu  Art. 1º, “o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos, na modalidade profissional de jovens e adultos” (BRASIL, 2008).

Embora a lei (bem como outros instrumentos da UFPel) considerem o estágio curricular obrigatório e não-obrigatório, o Projeto Pedagógico do Curso de Relações Internacionais prevê somente a realização de estágios não-obrigatórios. De acordo com a Lei, o estágio não-obrigatório é  “[…] desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória” (BRASIL, 2008).

O estágio não-obrigatório é normatizado na UFPel pelos seguintes instrumentos:

Esta modalidade incentiva primeiro contato dos discentes com a atuação profissional.  Conforme previsto na Resolução nº 04/2009 e no Regulamento do Ensino de Graduação, o Termo de Compromisso é o instrumento jurídico que torna oficial o acordo celebrado entre o estagiário (discente), a parte concedente e a instituição de ensino, no qual são definidas as condições de realização do estágio.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A OFICIALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO:

TRÂMITE:

  1. Estudante envia os documentos (Termo de compromisso e Plano de atividades) devidamente assinados pelo(a) estagiário(a) e pela instituição concedente. É importante inserir o nome do(a) professor(a) orientador (a).
  2. Coordenador(a) submete para o Colegiado, para ciência e depois assina e devolve para o(a) estagiário(a). O procedimento é feito em aproximadamente cinco dias úteis.
  3. A Secretaria abre um processo no SEI, com acompanhamento especial, com o Orientador(a) e o CG RI como interessados.
  4. A cada seis (6) meses, o(a) estagiário (a) deverá entregar um relatório de atividades para o professor(a) orientador(a).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DESLIGAMENTO OU ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO:

  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES (Assinado por todas as partes antes de ser submetido ao colegiado);
  • TERMO DE DISTRATO DE COMPROMISSO REFERENTE A ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (assinado por todas as partes antes de ser submetido ao colegiado). Termo de Distrato – Dowload (.DOCX)