Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão

A Legislação e as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecem as exigências sobre as Atividades de Formação Complementar e de Formação Extensionista a serem cumpridas por cada curso.  

 

Estudantes do PPC 2010 (aqueles que, pelas regras de transição do PPC 2021 não foram migrados): é exigido o cumprimento mínimo de 400 horas de atividades complementares, devidamente comprovadas, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A relação das atividades que podem ser integralizadas está disponível no PPC. Segue o formulário para a entrega das atividades: 

Formulário com o Quadro de Atividades Complementares – PPC 2010  

 

 

Estudantes do PPC 2021: é exigido o cumprimento:  

a) 210 horas de Atividades de Formação Complementar: devidamente comprovadas, em atividades de ensino, pesquisa ou extensão (nesse caso, como ouvintes em atividades de extensão, por ex.). A relação das atividades que podem ser integralizadas está disponível no PPC 2021, na p. 44. 

b) 270 horas de Atividades de Formação Extensionista, como MEMBROS DE EQUIPE ATIVOS (não somente ouvintes) de projetos e ações de extensão, conforme disposto na Resolução COCEPE n. 06, de 20 de dezembro de 2020. A formação em extensão pode ser consultada no PPC 2021, na p. 45. Segue o formulário para a entrega das atividades:  

Requerimento Complementares e Integralização Extensao PPC 2021

 

TRÂMITE:

A integralização das atividades complementares ocorre somente no 8º semestre do curso.

1. A Secretaria de curso informa pelo sistema Cobalto, no final do semestre, o prazo para envio do Formulário ou Requerimento das Atividades Complementares dos(as) prováveis formandos(as) no curso. 

2. O/A estudante realiza o preenchimento do formulário vigente para o seu caso e envia juntamente com os Certificados e/ou demais documentos comprobatórios (no formato pdf), para o e-mail ri@ufpel.edu.br. 

3. O Colegiado nomeia uma Comissão especial que avaliará a documentação, e se o mínimo de horas for cumprido, a Secretaria  encaminha para a CRA o pedido de registro das horas no histórico do estudante.