Início do conteúdo
Corpo Docente


Docentes vinculados ao Colegiado do curso de Relações Internacionais


Prof. Antônio Carlos Martins da Cruz

Doutor em Economia, Unicamp

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0882476817524002
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/26706
E-mail: antonioccruz@uol.com.br

Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006) – com estágio de doutorado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (UBA) (2004). Pesquisador/extensionista do Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (Tecsol-UFPel). Temas de interesse: mercado  de trabalho, economia solidária, incubação de empreendimentos econômicos associativos, qualificação profissional e desenvolvimento local. 


Prof. Bruno Ricardo Viana Sadeck dos Santos – afastado

Doutor em Ciência Política, UFRGS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4903586823158464
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/28602
E-mail: bsadeck@gmail.com

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2014) na linha de Política Internacional. Área de interesse:  Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Federalismo, Cooperação Internacional, Sistemas Eleitorais, Política Internacional, Integração Regional, Estudos fronteiriços e desenvolvimento regional.


Prof. Charles Pennaforte

Doutor em Relações Internacionais. Universidad Nacional de La Plata (Argentina)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4693010325406199
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/154837
E-mail: charles.pennaforte@ufpel.edu.br

Doutor em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de La Plata/Argentina (2013). Pós-doutor em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação em América Latina/USP (2015). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (RS). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica & Mercosul (GeoMercosul) e o Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA). Seus temas de interesse são: Geopolítica, Política Externa Brasileira, Integração Regional, História Latino-Americana Contemporânea, Movimentos Antissistêmicos e  Análise dos Sistemas-Mundo. 


Prof. Fábio Amaro Silveira Duval

Doutor em Relações Internacionais, UnB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7021856930308615
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/139216
E-mail: fasduval@terra.com.br

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (2014), com doutorado sanduíche no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, Reino Unido.  Áreas de interesse: Direito e Relações Internacionais. 


Prof.ª Fernanda de Moura Fernandes

Doutora em Relações Internacionais, UnB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2668530303802893
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/140992
E-mail: fernandamestrel@gmail.com

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2015).  Professora Adjunta no curso de Relações Internacionais da UFPel. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Membro de Comissão Especial no tema de governança transfronteiriça e relações internacionais na Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM). Suas áreas de interesse são: História da Política Exterior Brasileira, Política Externa Brasileira Contemporânea, Governança e gestão de recursos hídricos transfronteiriços. 


Prof.ª Luciana Maria de Aragão Ballestri

Doutora em Ciência Política, UFMG

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2569489556331547
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/63997
E-mail: luballestra@gmail.com

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Membra permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, da Diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) (2018-2020) e da coordenação da área de investigação de Teoria Política da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase nas áreas: Teoria Política Contemporânea (Democrática e Pós-colonial), Sociedade Civil e Violência, Sociedade Civil Global e Controle de Armas. 


Prof.ª Maria de Fátima Bento Ribeiro

Doutora em História, Unicamp

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0180388827878343
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/24501
E-mail: mfabento@hotmail.com

Doutora em História  pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2006). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2018). Professora Associada do Centro de Integração do Mercosul. Áreas de interesse: Culturas, cidades, fronteiras, memória, gênero, patrimônio cultural, políticas culturais. 


Prof.ª Silvana Schimanski

Doutora em Relações Internacionais, UnB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4078982331052479
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/175004
E-mail: silvana.schimanski@ufpel.edu.br

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UNB  (2016). Doutorado com estágio no Institut de Hautes Études Internationales et du Développement – IHEID (Graduate Institute of International and Development Studies).  Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) e da International Studies Association (ISA). Coordena o grupo de pesquisa CNPq Genint-Grupo de Pesquisas e Estudos em Negociações Internacionais, da UFPel.  Áreas de interesse:  Relações Internacionais (Multilaterais, Bilaterais e Regionais) e Negociações Internacionais. Relações Comerciais Internacionais e Organização Mundial do Comércio. Negociações no âmbito das Organização das Nações Unidas e outros arranjos internacionais. Negociações no âmbito do comércio exterior. 


Prof. William Daldegan de Freitas

Doutor em Relações Internacionais, San Tiago Dantas – UNESP/ UNICAMP/ PUC SP

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3818113775634102
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/176275
E-mail: william.daldegan@ufpel.edu.br

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2019). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” (UFPel) e pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq “Moeda, Finanças e Desenvolvimento” (PUC SP). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina). Seus temas de interesse são: Economia Política Internacional, Desenvolvimento Internacional, Negociações Internacionais. 


Prof. Leonardo Agrello Madruga

Doutorando em Relações Internacionais, PUC-MG

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4209041760985548
Institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/10158
E-mail: leonardoamadruga@gmail.com 

Possui graduação em Direito (2013) pela Universidade Católica de Pelotas e em Relações Internacionais (2016) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre (2019) e Doutorando em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bolsista de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/CNPq)