Início do conteúdo
Projetos de Ensino

TÍTULO: PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: VIDEOCONFERÊNCIAS EM RI

Coordenador: Prof. William Daldegan
Data inicial: 09/03/2020
Data final: 18/07/2020

RESUMO: “Para além das Fronteiras: videoconferências em RI” é um projeto por meio de parcerias com grandes centros de estudos nacionais e internacionais e com o auxílio de recursos de comunicação digitais, oferece videoconferências com pesquisadores renomados acerca de temas ligados as relações internacionais. Aberto a toda a comunidade acadêmica e da região. É promovido pelo Grupo de Pesquisa “Economia Política do Desenvolvimento” ligado ao curso de gradução em Relações Internacionais e ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da UFPel.


TÍTULO: Relações Internacionais da UFPel: seus 10 anos e novas perspectivas

Coordenadora: Prof.ª Silvana Schimanski
Coordenadora adjunta: Prof.ª Fernanda de Moura Fernandes
Data inicial: 01/07/2020
Data final: 01/07/2024

RESUMO: Embora o Curso de Relações Internacionais da UFPel já tenha completado sua primeira década de atuação, ainda não foram realizadas ações estruturadas para o levantamento de dados que respondam muitas perguntas, as quais norteiam o aprimoramento da formação acadêmica e cientifica, bem como ações de gestão universitária de qualidade. Nesse contexto, busca-se institucionalizar e estruturar ações que permitam tanto conhecer o perfil do curso e de seus egressos, bem como criar oportunidades de inovação e de melhorias das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com este projeto, pretende-se responder perguntas, como: Qual é o perfil dos egressos do Curso de Relações Internacionais da UFPel? Qual é o perfil da produção das pesquisas dos trabalhos de conclusão no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Qual é o alinhamento da formação, experiência e das pesquisas do corpo docente com os eixos de formação (estruturante, interdisciplinar e profissional) propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais? Em que medida as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena estão implementadas nas atividades do Curso? Quais as metodologias de ensino e aprendizagem presentes no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Em que medida as ações de internacionalização universitária estão presentes no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Como promover a interação entre docentes, discentes e egressos no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Como promover o Curso e seus acadêmicos junto à comunidade interna e externa? Como promover a orientação discente, no que diz respeito à sua formação profissional e possíveis áreas de atuação?