Início do conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

 

Link de acesso ao cronograma de TCC I e TCC II para o semestre 2023/2:

TCC 2023 II Cronograma

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório na formação acadêmica em Relações Internacionais, assim como para a obtenção do título de Bacharel ao final do curso.

Para cursar o TCC, é preciso cumprir com os pré-requisitos previstos no PPC 2010 (turma de 2017 e anos anteriores) e PPC 2021 (disciplinas  obrigatórias até o semestre em que são ministradas). 

No curso de RI da UFPel, o TCC é desenvolvido na forma de um artigo científico ao longo de dois semestres:

No TCC 1 (06740062), cada estudante desenvolve e executa os fundamentos do seu projeto de pesquisa diretamente com o(a) Professor(a) Orientador(a). É avaliado por notas e controle de frequência pelo Professor(a) Orientador(a).

No TCC 2 (06740063), cada estudante executa, finaliza e entrega a pesquisa  resultante do processo de orientação, no formato de um artigo científico. O artigo será avaliado por Professor(a) Convidado(a) e Professor(a) Orientador(a)  por meio de Parecer (com base nos Critérios para Avaliação TCC – APÊNDICE VII, do PPC).

O artigo finalizado deve conter entre 25 a 30 laudas ao total (mínimo 8 mil palavras e máximo de 10 mil palavras). Em caso de dúvidas, consulte o Apêndice  IV (p.155-169), do Projeto Pedagógico de Curso de 2021.

FORMULÁRIOS:

Termo de Aceite TCC II

Termo de aceite de orientação de TCC

TERMO DE ENTREGA PARA A BIBLIOTECA

Formulário de autorização de entrega de TCC

Modelo Parecer TCC II

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO:

Modelo TCC

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/ – Para normatização de citações e referências conforme a ABNT