Eleita nova direção do Museu do Doce

Na tarde de ontem (15), foi realizada, de forma virtual, a eleição para a nova diretoria do Museu do Doce. Os professores Roberto Heiden e Annelise Montone, candidatos da chapa única que concorria ao pleito, foram eleitos, respectivamente, para os cargos de diretor e vice-diretora. A dupla chefiará a instituição no biênio 2021/2023. A data da posse será definida após a promulgação do resultado.

O professor Heiden, reeleito para o cargo de diretor, diz que dará continuidade ao trabalho iniciado em sua gestão anterior. Entre seus objetivos estão a consolidação do apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Museu, a ampliação da participação on-line, com a criação de conteúdos para as redes sociais que exploram a tradição doceira de Pelotas e região, e a expansão das coleções da instituição.

A professora Montone, que assume o cargo de vice-diretora, antes ocupado pela docente Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, espera contribuir com o trabalho da equipe do Museu.  “Apesar da pandemia existem projetos em andamento, de forma virtual. Temos, também, o velho casarão, que exige manutenção constante, mesmo sem a circulação de seus visitantes. Acredito que este primeiro ano será, também, de muitos planos para o momento em que pudermos, de forma gradual e com muitos cuidados, reabrir as portas”, complementa a professora.

O Museu

O Museu do Doce é vinculado ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPel). Tem como missão salvaguardar os suportes de memória da tradição doceira de Pelotas e região. Sua sede é o Casarão 8, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico da cidade. Desde março de 2020, encontra-se fechado ao público devido à pandemia de COVID-19. Neste período, a equipe do Museu desenvolveu uma série de atividades virtuais com o objetivo de manter a conexão entre instituição e comunidade.

Acompanhe o Museu do Doce nas redes sociais: Facebook e Instagram

Chapa vencedora:

• Roberto Heiden – Diretor:

Professor adjunto do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro (DMCOR) do ICH/UFPel. Graduado em Artes – Habilitação em Artes Visuais, mestre e doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Foi coordenador do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do ICH/UFPel entre 2011 e 2014, e coordenador de ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel de 2009 a 2013.

• Annelise Costa Montone – Vice-diretora:

Professora adjunta do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro (DMCOR) do ICH/UFPel. Graduada em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Foi administradora na Prefeitura Municipal de Pelotas/Secretaria Municipal de Cultura e atuou na gestão do Museu da Baronesa.

Publicado em 16/03/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Direção, Eleição, Museu do Doce.