Inscrições para turmas híbridas de revisão em matemática

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Revisão em Matemática, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Serão oferecidas duas turmas,  Matemática Básica II e Limites. É possível realizar a inscrição nas duas turmas, uma com encontros presenciais aos sábados pela manhã e a outra aos sábados à tarde.

Módulo de Matemática Básica II

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente. Matrizes. Operações com matrizes. Matriz adjunta e matriz inversa. Matrizes elementares. Determinantes. Propriedades dos determinantes. O desenvolvimento de Laplace. Sistemas lineares. Sistemas lineares na forma matricial. Operações elementares sobre as linhas de um sistema e forma escada. Resolução de sistemas lineares.

Módulo de Limites

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição de limite. Limites laterais e limite bilateral. Propriedades dos limites. Limites infinitos. Limites no infinito. Assíntotas horizontais e assíntotas verticais. Funções contínuas. Propriedades das funções contínuas. O Teorema do Confronto. Cálculo de indeterminações.

Metodologia: A metodologia utilizada nos cursos híbridos será a Sala de Aula Invertida – SAI. Os conteúdos serão disponibilizados em vídeo. Os estudantes tem autonomia para assistir as videoaulas nos horários que se adaptem melhor a sua rotina de estudos, com a possibilidade de pausar, retroceder, assistir novamente, quantas vezes achar necessário. Serão duas aulas semanais. Em três sábados, de forma presencial, serão discutidos brevemente os conteúdos e serão realizados os exercícios. Espaços para interação virtual com bolsistas e professores do GAMA serão disponibilizados para esclarecimento de dúvidas. A frequência será contabilizada através de questionários enviados ao longo do curso e aulas presenciais aos sábados.

Inscrições: de 28/07/22 a 04/08/22.

Divulgação das turmas: 05/08/2022.

Período do curso: de 08/08/2022 a 26/08/2022.

Aulas presenciais: 13/08, 20/08 e 27/08.

Horário: Manhã – das 9h às 12:10h.

Tarde – das 14h às 17:10h.

Carga-horária do curso: 12 horas.

Número de vagas: 40 em cada turma

Inscrições:

Se você é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

O preenchimento das 100 vagas, em cada turma, se dará da seguinte forma:

15 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

10 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que não possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

15 vagas prioritárias para estudantes e professores da rede pública de ensino, não vinculados à UFPel.

Havendo mais inscritos que vagas, dentro de algum dos grupos listados acima, a ordem utilizada para o preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. Havendo menos inscritos do que vagas em algum grupo, as vagas remanescentes serão redistribuídas proporcionalmente para os outros grupos.

Importante: Estudantes inscritos que não comparecerem às aulas e não justificarem poderão ter a inscrição cancelada, em eventuais inscrições futuras.

Publicado em 28/07/2022, na categoria Início.