Inscrições para as turmas híbridas de revisão de matemática

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Revisão em Matemática, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Serão oferecidas quatro turmas, são os módulos de: Matemática Básica I, Matemática Básica II, Funções e Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas. É possível realizar a inscrição em duas turmas, uma aos sábados pela manhã e outra aos sábados à tarde.

• Módulo de Matemática Básica I

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

• Módulo de Matemática Básica II

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente. Matrizes. Operações com matrizes. Matriz adjunta e matriz inversa. Matrizes elementares. Determinantes. Propriedades dos determinantes. O desenvolvimento de Laplace. Sistemas lineares. Sistemas lineares na forma matricial. Operações elementares sobre as linhas de um sistema e forma escada. Resolução de sistemas lineares.

• Módulo de Funções

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; esboço de gráficos; função do primeiro grau; função do segundo grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função potência e função raiz; função composta; função inversa.

• Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Principais identidades trigonométricas. O ciclo trigonométrico. Arcos notáveis. Razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. Funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante) e funções trigonométricas inversas. Funções exponenciais e funções logarítmicas.

Metodologia: A metodologia utilizada nos cursos híbridos será a Sala de Aula Invertida – SAI. Os conteúdos serão disponibilizados em vídeo. Os estudantes tem autonomia para assistir as videoaulas nos horários que se adaptem melhor a sua rotina de estudos, com a possibilidade de pausar, retroceder, assistir novamente, quantas vezes achar necessário. Serão duas aulas semanais. Em três sábados, de forma presencial, serão discutidos brevemente os conteúdos e serão realizados os exercícios. Espaços para interação virtual com bolsistas e professores do GAMA serão disponibilizados para esclarecimento de dúvidas. A frequência será contabilizada através de questionários enviados ao longo do curso e aulas presenciais aos sábados.

Inscrições: de 30/06/22 a 07/07/22.

Divulgação das turmas: 08/07/2022.

Período do curso: de 11/07/2022 a 30/07/2022.

Aulas presenciais: 16/07, 23/07 e 30/07.

Horário: Manhã – das 9h às 12:10h.
Tarde – das 14h às 17:10h.

Carga-horária do curso: 12 horas.

Número de vagas: 40 em cada turma

Inscrições:

Se você é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

O preenchimento das 100 vagas, em cada turma, se dará da seguinte forma:

15 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

10 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que não possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

15 vagas prioritárias para estudantes e professores da rede pública de ensino, não vinculados à UFPel.

Havendo mais inscritos que vagas, dentro de algum dos grupos listados acima, a ordem utilizada para o preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. Havendo menos inscritos do que vagas em algum grupo, as vagas remanescentes serão redistribuídas proporcionalmente para os outros grupos.

Importante: Estudantes inscritos que não comparecerem às aulas e não justificarem poderão ter a inscrição cancelada, em eventuais inscrições futuras.

Publicado em 01/07/2022, na categoria Início.