Novas turmas de reforço em matemática

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Reforço em Matemática, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Serão oferecidas duas turmas, sendo uma para o módulo Geometria Analítica e uma para o módulo de Derivadas.

Módulo de Geometria Analítica

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Vetores no plano e no espaço,  produto escalar, vetorial e misto. Ângulo entre vetores.  Projeção de vetores. Interpretação geométrica do produto vetorial e misto. Retas e planos. Posições relativas entre retas e entre retas e planos. Seções cônicas: circunferência, parábola, elipse e hipérbole.

Módulo de Derivadas

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Metodologia:  Os conteúdos serão disponibilizados em vídeo. Os estudantes tem autonomia para assistir as videoaulas nos horários que se adaptem melhor a sua rotina de estudos, com a possibilidade de pausar, retroceder, assistir novamente, quantas vezes achar necessário. Espaços para interação virtual com bolsistas e professores do GAMA serão disponibilizados para esclarecimento de dúvidas. A frequência será contabilizada através de questionários enviados ao longo do curso.

Inscrições: de 07/10/2021 a 14/10/2021.

Divulgação das turmas: 15/10/2021.

Período do curso: de 18/10/2021 a 05/11/2021.

Carga-horária do curso: 12 horas.

Número de vagas: 100 vagas para cada turma – Existe previsão de oferecimento de novas turmas posteriormente.

Inscrições:

Se você é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

O preenchimento das 100 vagas, em cada turma, se dará da seguinte forma:

70 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

10 vagas prioritárias para estudantes da UFPel matriculados em cursos que não possuem disciplinas de matemática na grade curricular obrigatória, sendo 50% destas vagas prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.

20 vagas prioritárias para estudantes e professores da rede pública de ensino, não vinculados à UFPel.

Havendo mais inscritos que vagas, dentro de algum dos grupos listados acima, a ordem utilizada para o preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. Havendo menos inscritos do que vagas em algum grupo, as vagas remanescentes serão redistribuídas proporcionalmente para os outros grupos.

Importante: Estudantes inscritos que não comparecerem às aulas e não justificarem poderão ter a inscrição cancelada, em eventuais inscrições futuras.

Publicado em 07/10/2021, na categoria Início.