Inscrições para novas turmas de Reforço em Matemática

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Reforço em Matemática, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Inscrições: de 13/11/19 a 21/11/19 (até às 18hs).

Divulgação das turmas: 22/11/19.

Duração do curso: 12 horas, distribuídas em 3 turnos, aos sábados.

Local das aulas: Campus II da UFPel – Rua Almirante Barroso, 1202, Centro – Pelotas.

Dias das aulas e horários das aulas:

Módulo de Derivadas: 23/11;  30/11 e 07/12, das 8hs às 12hs.

Módulo de Matemática Básica: 23/11;  30/11 e 07/12, das 14hs às 18hs.

Módulo de Sequências e Séries: 23/11 – das 8hs às 12hs;  23/11 – das 13:30 às 17:30 e 30/11, das 13:30 às 17:30.

Módulo de Derivadas (sábados pela manhã)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Matemática Básica (sábados à tarde)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

Módulo de Sequências e Séries (sábados à tarde)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Sequências numéricas; convergência de uma sequência; propriedades das sequências convergentes; séries numéricas; séries geométricas; série harmônica; o teste da integral;  propriedades das séries convergentes; séries p; teste de comparação; teste de comparação no limite; o teste da razão; séries alternadas; o teste de Leibniz e o teste da convergência absoluta; o teste da razão para convergência absoluta; Séries de potências; representações de funções em séries de potências; séries de Taylor e séries de Maclaurin.

Inscrições:

Se você é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Importante: Estudantes inscritos que não comparecerem às aulas e não justificarem poderão ter a inscrição cancelada, em eventuais inscrições futuras.

Publicado em 13/11/2019, na categoria Início.