Inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Reforço em Cálculo e Atividades de Reforço em ALGA, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Inscrições: de 03/09/19 a 12/09/19 (até às 18hs).

Divulgação das turmas: 13/09/19.

Duração do curso: Três semanas, aos sábados.

Local das aulas: Campus II da UFPel – Rua Almirante Barroso, 1202, Centro – Pelotas.

Dias das aulas: 14/09;  21/09 e 28/09.

Horários das aulas:

Módulo de Funções: das 08hs às 12hs.

Módulo de Limites: das 14hs às 18hs.

Módulo de Derivadas: das 8hs às 12hs.

Módulo de Integrais: das 14hs às 18hs.

Módulo de Geometria Analítica: das 8hs às 12hs.

Módulo de Funções (sábados pela manhã)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; esboço de gráficos; função do primeiro grau; função do segundo grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função potência e função raiz; função composta; função inversa.

Módulo de Limites (sábados à tarde)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição de limite. Limites laterais e limite bilateral. Propriedades dos limites. Limites infinitos. Limites no infinito. Assíntotas horizontais e assíntotas verticais. Funções contínuas. Propriedades das funções contínuas. O Teorema do Confronto. Cálculo de indeterminações.

Módulo de Derivadas (sábados pela manhã)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Integrais (sábados à tarde)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Integral definida. Antiderivação e integral indefinida. Propriedades da integral definida. O Teorema Fundamental do Cálculo. Integração por substituição e integração por partes. Cálculo de áreas. Comprimento de arco. Volumes: método dos discos, dos anéis e da cascas cilíndricas. Integração trigonométrica e integração por substituição trigonométrica.

Módulo de Geometria Analítica (sábados pela manhã)

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Distância entre pontos. Ponto médio. Segmento de reta orientado. Segmentos Equipolentes. Vetores. Operações com vetores: Adição, diferença e produto por escalar. Ângulo entre vetores. Produto escalar. Projeção ortogonal. Produto vetorial. Produto misto. Equação vetorial, equação paramétrica e equação simétrica da reta. Ângulo entre duas retas. Equações do plano. Ângulo entre dois planos.

Inscrições:

Se você é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Publicado em 03/09/2019, na categoria Início.