Início do conteúdo
O que você procura?

    Todas Notícias
  • Inauguração do Escritório Técnico Descentralizado do IPHAN em Pelotas 

    Na tarde desta terça-feira (26/03), ocorreu a inauguração do Escritório Técnico Descentralizado do IPHAN em Pelotas, uma unidade regional vinculada à superintendência do IPHAN RS. Este escritório é responsável por desenvolver ações de proteção, fiscalização e promoção do patrimônio cultural na região, atuando em estreita colaboração com órgãos locais, instituições de ensino e comunidades para preservar e valorizar o seu patrimônio cultural.

    Reconhecendo o potencial do caráter regional do escritório em relação à universidade, as pró-reitorias de extensão e cultura e de planejamento e desenvolvimento da UFPel lideraram as tratativas com o IPHAN para viabilizar este importante espaço descentralizado. Esta iniciativa fortalece as diversas parcerias já existentes e cria oportunidades para futuras colaborações.

    A cerimônia de inauguração contou com a presença da Reitora da UFPel, Isabela Andrade, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura Eraldo Pinheiro, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Paulo Ferreira, do Presidente do IPHAN Leandro Grass, do chefe do Escritório Descentralizado Gilmar Bueno, do Secretário Municipal de Cultura Paulo Pedrozo, entre outras autoridades, além de membros da comunidade acadêmica e cultural de Pelotas.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Inscrições Homologadas – Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna pública a listagem dos projetos que tiveram as suas inscrições homologadas nos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024, considerando as condições de participação dispostas nos referidos documentos.

    Inscrições Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    Inscrições Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    Inscrições Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

    Inscrições Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB

     

    Os resultados serão divulgados a partir do dia 02/04/2024, conforme cronograma dos editais.

    Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993

  • Ciclo de Atividades – Conexão Mulheres: Todas por Todas

     

    Em comemoração ao dia internacional da mulher, PREC e PROGEP estão promovendo um ciclo de atividades para celebrar, refletir e reforçar a importância da luta por direitos sociais, políticos e econômicos que as mulheres vêm alcançando no decorrer dos últimos anos. Ainda há muito para avançar e juntas somamos forças, todas por todas!

    Confira a programação abaixo:

    DATA DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE HORÁRIO LOCAL PÚBLICO-ALVO SETOR RESPONSÁVEL
    08/03

    PICS – Dança Circular

    Prof.ª Juliana Graciela Vestena Zillmer

    10h Campus Anglo, sala 232 Servidoras/es da UFPel PROGEP
    08/03 Projeto Mulheres Líderes – Relatos de uma mulher na Pesquisa: alegrias e desafios
    Prof.ª Thaís Philipsen Grützmann
    14h Plataforma Webconf da UFPel (online) Servidoras/es da UFPel PROGEP
    12/03

    Oficina de Meditação com escalda pés

    Prof.ª Teila Ceolin

    09h Campus Anglo, sala 211 Servidoras/es da UFPel PROGEP
    12/03

    Roda de conversa: Quem são as inventoras da UFPel?

    Ms. Silvia Trisch dos Santos Acunha

    15h Auditório do Campus II Público geral PREC
    19/03

    Peça Teatral Galeria

    Núcleo de Teatro UFPEL

    20h Rua Alberto Rosa, 580 Público geral Núcleo de Teatro/PREC
    20/03

    Peça Teatral Galeria

    Núcleo de Teatro UFPEL

    19h Rua Alberto Rosa, 580 Público geral Núcleo de Teatro/PREC
    27/03

    Roda de conversa: Desafios para conciliar maternidade e carreira

    Enfermeira Deciane Pintanela de Carvalho (CSQV – UFPel) e Assistente Social Jéssica Silva de Ávila (CSQV – UFPel)

    14h30min Campus Anglo, sala 437 Servidoras/es da UFPel PROGEP

     

  • Progressos na Estruturação Institucional para Atuação na REBIO-MG

    No último dia 19/02, ocorreu na PREC uma reunião para dar continuidade às negociações sobre a atuação integrada da UFPel na Reserva Biológica de Mato Grande, localizada no distrito de Santa Isabel em Arroio Grande (RS).

    Com a participação dos professores Sebastian Felipe Sendoya Echeverry (IB), Luiz Ernesto Schimdt (IB), Marco Gottschalk (IB), Marco Antonio Tonus Marinho (IB), Raquel Ludtke (IB), Ana Maria Rui (IB), Jeferson Vizentin-Bugoni (IB), Cláuber Gonçalves dos Santos (FD), Edvânia Correa Alves (ICH) e Erika Collischonn (ICH), acompanhados por técnicos da PREC, foram discutidos diversos aspectos relacionados à Reserva, explorando possibilidades de ações conjuntas e estratégias para viabilizar recursos para as atividades.

    Após análises e discussões, ficou acordado que, antes da elaboração dos Projetos que comporão um Programa unificado, uma visita será realizada em março para conhecer o local, avaliar a infraestrutura existente e identificar, in loco, as possíveis ações. Nesse mesmo período, ocorrerá uma nova reunião de planejamento e aproximação com a equipe da SEMA.

    A reunião também marcou um primeiro passo para a auto-organização do grupo, anteriormente coordenado pela PREC, com a designação do Prof. Jeferson Vizentin-Bugoni (IB) como coordenador dos trabalhos. Além dos docentes já envolvidos, outros podem se juntar ao grupo, contribuindo com novas áreas de conhecimento e atendendo às diversas necessidades da unidade de conservação e da comunidade local.

    A UFPel possui representação institucional no Conselho Consultivo da REBIO-MG, e as servidoras representantes agora fazem parte do grupo recém-constituído, fortalecendo as iniciativas universitárias planejadas e a colaboração da UFPel na implementação do necessário Plano de Manejo da Reserva.

    Para obter mais informações ou entrar em contato, envie um e-mail para representa@ufpel.edu.br.

  • Exposição Audiovisual “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos”

    Na manhã de segunda-feira (19), ocorreu a apresentação da coletiva fotográfica “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos” em formato audiovisual, no Espaço Cultural da Prec (Campus Porto/UFPel).

    Juntamente com a exibição audiovisual, foi realizado o lançamento do livro “Produção Cultural e Fotografia”, uma obra conjunta dos autores Sandro Mendes, Cláudia Brandão, Cláudio Azevedo, Maria Alcina Alves e Maria Fernanda Ferraz (Org.). O evento teve a presença da reitora Isabela Andrade e outros convidados.

    Para aqueles interessados em apreciar a mostra audiovisual, ela estará em exposição nos dias 19, 21, 23, 27 e 29 de fevereiro, das 9h às 17h.

    Para obter mais informações, entrar em contato com a curadoria, representada pela Profª Drª Cláudia Mariza Brandão (CA/UFPel) e pelo Profº Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (ILA/FURG).

     

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • Bolsas de Extensão 2024

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público que estão disponíveis os Editais referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), modalidade Iniciação a Extensão.

     

    → Podem concorrer: Projetos com ênfase em extensão devidamente cadastrados e tramitados no sistema Projetos Unificados – Cobalto.

    → As bolsas estão sendo ofertadas em 4 (quatro) editais distintos, com prazos e valores de bolsa idênticos. Mas com especificidades no perfil de bolsista que poderá ser indicado.

    → Será permitido o solicitante inscrever-se simultaneamente em mais de um edital, desde que com projetos distintos.

     

    As inscrições estarão abertas no período de 01/02 a 18/03/2024, através do sistema COBALTO, no menu Bolsas -> Cadastros -> Solicitação.

     

    Acesse os Editais nos links abaixo:

    Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

    Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB

     

    Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993

  • Publicado o primeiro número de 2024 da Revista Expressa Extensão

    A Revista Expressa Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel lança o número 1 do volume 29 com artigos, ensaio e relatórios submetidos em fluxo contínuo.

    Este volume apresenta trabalhos aprovados em fluxo contínuo e visa contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão universitária.

     

    A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que está recebendo submissões para as próximas edições de 2024 com prazos conforme disposto no Edital. Convidamos a todas e a todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar as possíveis pessoas interessadas.

     

    Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

    ACESSE O NÚMERO DA REVISTA.

    Boa leitura!

     

  • Disponíveis os Anais do X Congresso de Extensão e Cultura

    A Organização do CEC agradece a participação da comunidade extensionista e informa que os Anais dos trabalhos apresentados no X Congresso de Extensão e Cultura estão disponíveis no site do evento.

    Os anais foram divididos em volumes, cada um correspondendo a uma área temática da extensão. Este sistema facilita a busca do texto pelos autores, bem como a impressão, se desejada.

     

    Acesse os anais dos trabalhos apresentados no X CEC

  • Publicada edição especial da revista Expressa Extensão

    Edição Especial: “2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES)”

     

    A Revista Expressa Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, acaba de lançar uma edição especial no volume 28 de 2023, com o tema “2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES)”.

    Esta edição da revista Expressa Extensão, contempla 6 textos das palestras apresentadas no evento. A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que segue recebendo submissões para as edições de 2024.

    Desejamos a todos e a todas ótimas festas de final de ano e uma excelente leitura.

     

    ACESSE O NÚMERO DA REVISTA AQUI