Charolas de Bordeira são tema de palestra e mesa-redonda no âmbito do projeto EcoMusic

O canto das charolas é uma tradição festiva centenária realizada nos primeiros dias de janeiro na localidade portuguesa de Bordeira (Sta. Bárbara de Nexe, Faro) que reúne anualmente vários grupos de charoleiros (cantadores e tocadores de acordeão e instrumentos de percussão), a população local e visitantes. Esta prática tem sido estudada, através do programa CAPES PrInt, por José A. Curbelo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador do projeto EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI, em curso na Universidade de Aveiro sob a coordenação de Maria do Rosário Pestana.

No dia 10 de janeiro, segunda-feira, às 13h30 (hora de Brasília), José Curbelo e os charoleiros Rui Vargues e Nelson Conceição apresentarão uma palestra intitulada Charolas de Bordeira: Ritual festivo como veículo de memória coletiva, identidade cultural e integração social”. Nesta palestra, o investigador e os seus interlocutores descrevem atos performativos, rememoram histórias vividas e dialogam sobre o modo como esta prática tem sido transmitida e transformada ao longo de várias gerações.

No dia 14 de janeiro, sexta-feira, também às 13h30 (hora de Brasília), terá lugar a mesa-redonda Do Centenário à pós-pandemia: Resiliência de um ritual festivo português – Charolas de Bordeira”. Esta mesa-redonda, moderada por José Curbelo e Nelson Conceição, reunirá charoleiros da localidade de Bordeira para discutir as dinâmicas de resiliência da tradição charoleira face às medidas de contenção da pandemia Covid-19. Como contraponto à abordagem histórica desenvolvida na sessão do dia 10 de janeiro, este encontro trará à discussão o presente vivido entre 2020 e 2022 por músicos e investigador no terreno da pesquisa.

A palestra do dia 10 de janeiro será realizada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com transmissão on-line através da plataforma ZOOM, e a palestra do dia 14 de janeiro será realizada em Bordeira, com transmissão on-line através da plataforma ZOOM.

– 10 jan. 2022 Participar pelo Zoom (ID da reunião: 836 0979 1983 | Senha de acesso: 987792)

– 14 jan. 2022 Participar pelo Zoom (ID da reunião: 849 1823 4043 | Senha de acesso: 527688)

Publicado em 07/01/2022, na categoria Notícias.