Início do conteúdo

PPGMP formaliza parceria para pesquisa.

No dia 24/11 foi realizada uma reunião entre a Doutoranda Desirée Nobre, a professora Dra. Célia Sousa e a Câmara Municipal da Batalha (Portugal), representada pelo Dr. Luís Pereira (Adjunto do Gabinete de apoio ao Presidente), Dra. Ana Esperança (chefe do gabinete do Presidente), e pela Conservadora do MCCB Ana Moderno.

Na ocasião foi formalizada a autorização para a realização da pesquisa de doutorado intitulada “Comunicação inclusiva na perspectiva do Desenho Universal: Estudo de caso do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha”, a ser desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PGGMP), com financiamento da CAPES. A investigação é orientada pela Doutora Francisca Michelon e pela Doutora Célia Sousa, professora convidada do PPGMP.

O MCCB foi escolhido para este estudo devido à sua relevância e destaque a nível internacional por ter sido planejado e desenvolvido segundo os princípios do Desenho Universal. Considerado por muitos especialistas como um museu padrão ouro em acessibilidade e inclusão, o MCCB traduz o seu discurso expositivo em vários formatos, possibilitando assim com que públicos diversos possam ter acesso ao conteúdo que se encontra ali exposto.

Em decorrência deste estudo está sendo firmado um protocolo de cooperação entre a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Politécnico de Leiria, nomeadamente, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID. A pesquisa prevê, entre outras etapas, a reavaliação dos recursos de acessibilidade comunicacional do MCCB, bem como o desenvolvimento de novos recursos inclusivos. A previsão para o término é em 2023.

 

Publicado em 26/11/2021, na categoria Notícias.