1º Colóquio Internacional de Alimentação, Cultura e Identidade: experiências de pesquisa no âmbito do projeto de internacionalização da UFPel/Capes-Print.

A valorização do caráter cultural e simbólico da comida, para além de seu valor nutricional, vem ganhando espaço na sociedade. Escândalos alimentares, bem como processos de industrialização e homogeneização de hábitos alimentares e a percepção da dissociação crescente entre local de produção e local de consumo, viriam a estimular, em movimento contrário, ações de valorização do nexo entre território e cultura a partir de referentes alimentares.

Dentro deste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove o 1º Colóquio Internacional de Alimentação, Cultura e Identidade: experiências de pesquisa no âmbito do projeto de internacionalização da UFPel/Capes-Print, a realizar-se no dia 08 de novembro de 2021, em modalidade remota, com transmissão no canal do YouTube do PPPGMP.

O referido projeto, estabelecido em parceria com a Universidade de Borgonha (França), Universidade de Sevilha (Espanha) e Universidade Autônoma Metropolitana (México), entre outros centros de pesquisa, visa analisar as relações tecidas em torno da alimentação, cultura, identidade e território, a partir de diferentes (porém dialógicos) eixos temáticos: a alimentação como traço cultural; os hábitos alimentares e sua relação com identidades locais; a produção alimentar e suas potencialidades econômicas; os alimentos como marcadores territoriais e fator de desenvolvimento; a valorização de determinadas práticas e cultivos como ativos patrimoniais e como agenciadores de memória.

A programação do colóquio será composta pelas seguintes mesas-redondas:

• 10h: Cerimônia de Abertura:

Com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Dr. Flávio Demarco; da Coordenadora de Relações Internacionais, Drª Renata Bielemann; e com a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Drª Juliane Serres.

• 10h30: Mesa-redonda 1 – Alimentação, cultura, identidade e território: perspectivas de investigação.

Com a participação dos coordenadores internacionais do projeto Capes-Print, Dr. Jean-Louis Tornatore (Universidade de Borgonha/França), e Dr. Santiago Amaya-Corchuela (Universidade de Cádiz/Espanha).

• 14h: Mesa-redonda 2 – Patrimônio alimentar, consumo e turismo.

Com a participação do Me. Rodolfo Bertoncello (Universidade de Buenos Aires/Argentina); Dr. Ignacio López Moreno (Universidade Autônoma Metropolitana/México); e Dr. Sidney Gonçalves Vieira (PPGMP/UFPel).

• 16h: Mesa-redonda 3 – Alimentação, cultura e território: interfaces interdisciplinares.

Com a participação dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, Drª Francisca Ferreira Michelon; Dr. João Fernando Igansi Nunes; Dr. Thiago Sevilhano Puglieri; Doutorando José Curbelo Knutson.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do evento: coloquio.internacional.alim.cult@gmail.com .

Inscrições disponíveis em: https://forms.gle/KzmkDWy2YjMsozHDA

Transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Memória Social em Memória Social e Patrimônio Cultural:

Publicado em 21/10/2021, na categoria Notícias.