Em breve: Edital para aluno especial 2021/02

Em breve será publicado o Edital para alunos especiais 2021/02.

Seguem as disciplinas, os horários e o número de vagas que serão ofertadas:

a) Disciplina Acervos Documentais e Preservação do Patrimônio Histórico

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Terça-feira (14h às 16h)

Ministrante: Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: A disciplina trata da relação constitutiva entre a formação de coleções e a configuração dos museus no ocidente. Apresenta e discute as potencialidades da cultura material nos processos de musealização. Problematiza e contextualiza os contornos da Museologia como campo disciplinar. Reflete sobre o objeto de estudo da Museologia e sua relação com a memória e o patrimônio.

b) Disciplina Espaço, Memória e Percepção da Paisagem

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Quarta-feira (14h às 16h)

Ministrante: Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: Definição de conceitos: espaço, paisagem, território, região e lugar. Análise dos pressupostos teóricos da percepção da paisagem. Estudo da reprodução das relações sociais de produção e sua relação com a memória da cidade. A percepção da paisagem e a elaboração de mapas mentais. Semiótica da paisagem: representações, símbolos e signos.

c) Disciplina Oralidades e Arquivos Orais

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Quarta-feira (16h às 18h)

Ministrante: Profa. Dra. Carla Rodrigues Gastaud

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: Oralidade, tradição e memória. Discurso e narrativa na análise do testemunho oral. História oral e subjetividade. Aplicações da História Oral. O documento oral e arquivos orais. Discussão sobre verdade e ficção no uso da voz como documento. Experiências contemporâneas do uso do depoimento como patrimônio.

d) Disciplina Seminário de Estudos avançados I: Patrimônio e memórias difíceis

Total de vagas: 15

Dia e Horário: Quinta-feira (14h às 16h)

Ministrante: Profa. Dra. Maria Letícia Mazzuchi Ferreira

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: O Seminário propõe a discussão de algumas questões contemporâneas associadas ao patrimônio tais como os riscos da espetacularização, a vulnerabilidade, os mecanismos de proteção e classificação, tendo como ênfase o PCI, o patrimônio industrial e o patrimônio associado aos eventos bélicos e catástrofes.

e) Disciplina Seminário de Estudos avançados III: Usos e Discursos do Patrimônio

Total de vagas: 15

Dia e Horário: Quinta-feira (16h às 18h)

Ministrante: Profa. Dra. Rita Juliana Soares Poloni

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em três eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas, buscando perseguir a permanência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio em situações que envolvem experiências locais que estão relacionadas com transformações e processos que ocorrem em escala global. Cidades, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e o patrimônio em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, com o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização.

f) Disciplina Seminário de Estudos Avançados IV: Modernidade e contemporaneidade das teorias e práticas da conservação restauração do patrimônio Cultural

Total de vagas: 15

Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)

Ministrante: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: Articulação entre a formação de conceitos das teorias da conservação e restauração e seus contextos culturais, filosóficos e históricos. Subsídios para pensar a conservação-restauração sob uma perspectiva descolonizada.

g) Disciplina Seminário de Estudos avançados II: Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais

Total de vagas: 15

Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)

Ministrante: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: A disciplina está organizada a partir da temática “Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais” e sua ementa contém os seguintes assuntos: 1) A constituição dos campos da arqueologia e etno-história e suas relações com as comunidades e populações tradicionais; 2) Procedimentos científicos da etnoarqueologia e da etno-história para a compreensão da história dos povos indígenas e das comunidades quilombolas; 3) Estudos de caso no Brasil: colonialismo, diversidade étnica, territórios tradicionais, memória, processos de humanização da natureza, cultura material, histórias de vida e longa duração.

Publicado em 06/07/2021, na categoria Notícias.