Início do conteúdo
    Notícias
  • Chamada para publicação nas seções permanentes – 2024/1 e 2024/2 – NÚMEROS 16 e 17

    Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3. Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. Nesse momento está sendo realizada a chamada para definição e composição dos dossiês temáticos dos números 16 e 17 de nossa revista. Sendo assim, a presente chamada concentra-se sobre as seções permanentes da Revista Discente Ofícios de Clio, conforme descritas acima: Artigos Livres, Dossiê Permanente de Ensino de História e Resenhas. As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions ). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
    O período de submissão para artigos nas seções permanentes atravessará o período das submissões para os dois dossiês específicos, indo de 11/03/2024 a 12/08/2024. Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.

    A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

  • MATRÍCULAS dos Alunos Regulares para 2024/1

    Informações Importantes!!!

    Período de aulas de 2024/1 :

    1ª parte: de 11 a 23 de março de 2024
    Recesso: de 24 de março a 14 de abril de 2024
    2ª parte: de 15 de abril a 20 de julho de 2024

    Matrículas: 1º, 4 e 5 de março de 2024 (EXCEPCIONALMENTE neste semestre as matrículas serão realizadas de forma híbrida, ou seja, o aluno poderá escolher entre realizar presencialmente ou via e-mail (ufpelppgh@gmail.com) sua matrícula. O único documento exigido é o Formulário-de-Matrícula-Alunos-Regulares-Mestrado-e-Doutorado

     

    Correção de matrícula:  até o fim de abril  (presencialmente ou via email (com o título: Correção 2024/1)

    Disciplinas-PPGH-2024-1

    *serão definidas posteriormente