O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
    Notícias
  • Calendário Acadêmico 2025/1

    Início das Aulas e Acolhimento

    📅 Data de início: As aulas do semestre 2025/1 começam no dia 10 de março de 2025.

    🎉 Reunião de recepção: 13 de março de 2025, 17h.

    Estrutura do Semestre

    📖 O semestre será dividido em duas partes:

    1. De 10 de março a 28 de março de 2025.
    2. De 22 de abril a 1º de agosto de 2025.

    🛑 Recesso acadêmico: Entre 29 de março a 21 de abril de 2025.

    Datas Importantes para Alunos Regulares

    🔗 Matrícula:

    • Alunos regulares já matriculados (Mestrado 2024, Doutorado 2021/2022/2023/2024): 05 e 06 de março de 2025 (até as 18h).
    • Ingressantes 2025:
      • Mestrado: 05, 06 e 07 de março de 2025 (até as 18h).
      • Doutorado: 05, 06 e 07 de março de 2025 (até as 18h).

    📩 Como realizar sua matrícula:

    1. Encaminhe o Formulário de Matrícula para ufpelppgh@gmail.com e aguarde seu atestado de matrícula.

    ⚠️ Lembre-se:

    • O Formulário deve ser assinado pelo aluno e deverá constar TODAS as disciplinas que pretende cursar (obrigatórias e optativas)
    • Caso não vá cursar disciplinas, envie um e-mail para ufpelppgh@gmail.com informando a matrícula na atividade de elaboração de dissertação ou tese.
    • Logo as disciplinas serão divulgadas com os professores ministrantes/dias/horas

    confira aqui a lista das disciplinas ofertadas: DISCIPLINAS 2025 01

  • REVISTA DISCENTE OFÍCIOS DE CLIO (UFPel) Chamada para compor dossiê temático – 2025/1 e 2025/2

    A Ofícios de Clio – Revista Discente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (ISSN 2527-0524), publicação online semestral, convida doutorandos e doutorandas da comunidade acadêmica a apresentarem proposta de dossiê temático para as edições do primeiro e segundo semestre de 2025, referente aos números 18 (dezoito) e 19 (dezenove) desse periódico.

    A Revista Discente Ofícios de Clio é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
    Para visualizá-la, acesse o endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index.

    Por ser uma publicação discente, a Ofícios de Clio aceitará propostas de dossiês temáticos produzidas por doutorandos(as) de programas de pós graduação em História ou outras ciências humanas, de Programas de Pós Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES. É desejável que os(as) doutorandos(as) proponentes pertençam a grupo(s) de pesquisa certificados pelo CNPq e tenham produção ativa na área escolhida para o dossiê.
    Será selecionada uma proposta de dossiê temático, a ser publicada no semestre 2025/1, e outra para o semestre 2025/2, correspondentes aos números 18 e 19 da revista.
    As propostas de dossiê deverão ser enviadas até o dia 31/03/2025 para o e-mail: oficiosdeclio@gmail.com sob o título de “Proposta para Dossiê Temático 2025”, e devem atender as especificações abaixo:

    ● A temática é livre, desde que seja inédita e diferente dos dossiês já publicados na revista. Deve contemplar estudos e pesquisas atuais referentes ao campo da História, podendo dialogar com áreas afins;
    ● A proposta ficará à cargo de 2 (dois) ou 3 (três) proponentes que pertençam a instituições diferentes;
    ● Os (as) proponentes terão como tarefas: colaboração na redação da chamada da Revista, especificamente no espaço designado para a apresentação da proposta do dossiê;
    apoio à divulgação da chamada, sobretudo entre suas redes de contatos acadêmicos; sugestão de nomes de pareceristas e realização de parecer para artigos, resguardado o critério de avaliação às cegas; produção da apresentação do respectivo dossiê temático; apoio na divulgação da Revista, quando lançada;
    ● É importante que a sugestão possua adequação à proposta editorial da revista, que pode ser visualizada https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions.
    no link

    ● A proposta deverá conter: titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), devendo ser redigida em arquivo .doc, com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. Deverá ainda conter título, apresentação da proposta, demonstrando sua relevância no campo dos estudos históricos, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. Listas de referências bibliográficas configuram- se como opcionais. É recomendável que a proposta possua abertura teórico-metodológica e/ou temática, de forma a permitir a colaboração de diferentes estudiosos;

    ● As propostas serão discutidas e avaliadas pela equipe editorial, definindo a mais votada como escolhida.
    OBS.: É desejável que os(as) organizadores(as) também sejam proponentes de artigos para publicação no dossiê. Nesse caso, não irão participar, de nenhuma forma, do processo de
    avaliação do próprio trabalho.

    A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

  • REVISTA DISCENTE OFÍCIOS DE CLIO (UFPel) Chamada para publicação nas seções permanentes – 2025/1 e 2025/2 – NÚMEROS 18 e 19

    Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade
    semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index, com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.

    Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O(a) autor(a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual será realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.

    A presente chamada concentra-se sobre as seções permanentes da Revista Discente Ofícios de Clio, conforme descritas acima: Artigos Livres, Dossiê Permanente de Ensino de História e Resenhas.

    As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do(a) autor(a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com. A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Lembramos que o não envio do trabalho ao e-mail acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.

    O período de submissão para artigos nas seções será entre 17/03/2025 a 01/08/2025.

    Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
    A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.

  • Ensalamento

     

    OBRIGATÓRIAS

    Código Disciplina Professor/a Dia/período
    0728242 História, Teoria e Metodologia de Pesquisa – Mestrado

    Profª Márcia Espig

     

    Terça-feira/Tarde – 14h

    Sala 43/CEHUS

    10900162 Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade Profª Daniele Gallindo

    Quinta-feira/Tarde – 14h

    Sala 307/CCHS

    10900105 História: Fronteiras e Identidades – Doutorado Prof. Charles Pennaforte

    Quinta/Manhã – 9h

    Sala 101/CCHS

    OPTATIVAS

    0728249

    Seminário Especial II

    (Introdução ao pensamento social de Pierre Bourdieu)

    Profª Letícia Krilow

    Segunda-feira/Tarde 14h

    Sala 307/CCHS

    0728240 História e Sociedade Prof. Jonas Moreira e Prof. Paulo Staudt

    Sexta-feira/Tarde 9h

    Sala 101/CCHS

    AS SALAS SÃO NO CAMPUS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCHS e no CEHUS (prédio da Biblioteca das Ciência Sociais/UFPel)

    • Rua Coronel Alberto Rosa, nº 154, Centro, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. CEP: 96010-770.
  • Processo Seletivo para concessão de bolsas de Doutorado e Mestrado

    O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, em concordância com a Resolução de Bolsas do PPGH, torna público o processo seletivo para concessão de bolsas de Doutorado e Mestrado.

    Confira em:

    Processo Seletivo para concessão de bolsas de Doutorado e Mestrado

    Anexo I

    Anexo II

    Anexo III

    Seleção de bolsas Doutorado – Resultado Preliminar

    Seleção de bolsas Mestrado – Resultado Preliminar

    Seleção de bolsas Doutorado – Resultado Final

    Seleção de bolsas Mestrado – Resultado Final

     

  • Edital nº 30/2025 Processo seletivo simplificado para Professor Visitante (2025/1)

    O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas divulga o Edital nº 30/2025 Processo seletivo simplificado para Professor Visitante (2025/1). Inscrições entre 17 de fevereiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2025.

    Edital: Edital Professor Visitante PPGH 2025

    Anexo I: Anexo I Professor visitante 2025

    Anexo II: Anexo II Professor Visitante 2025

    Inscrições homologadas

    Comissão Geral Examinadora

    Resultado da primeira fase

    Resultado da segunda fase

    Resultado final provisório

    Resultado final

  • Seleção Doutorado 2025

    Inscrições homologadas e não homologadas: INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS E NÃO HOMOLOGADAS

    Inscrições homologadas após recursos: INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS (após recursos)

    Resultado da Primeira fase (análise do Projeto pelas Linhas): Resultado da primeira fase (análise do projetos pelas linhas)

    Resultado da Primeira fase (após recursos): Resultado da primeira fase (após recursos)

    Resultado da Segunda fase (análise dos projetos de pesquisa): Resultado Segunda fase (notas dos projetos)

    Resultado da Terceira fase (análise do memorial): Resultado da terceira fase (análise do memorial)

    Cronograma da Defesa do Projeto e do Memorial (quarta fase): CRONOGRAMA da Quarta fase (defesa do projeto e memorial)

    Resultado da Segunda fase (análise dos projetos de pesquisa) (após recursos): Resultado Segunda fase (notas dos projetos) após recursos

    Resultado da Quarta fase (defesa do projeto e do memorial): Resultado da quarta fase (defesa do projeto e memorial)

    Resultado da Quinta fase (curr´ículo); Resultado da quinta fase (currículo)

    Resultado final provisório: Resultado final provisório

    Resultado da Terceira fase (após recursos): Resultado terceira fase (Memorial)

    Resultado da Quarta fase (após recursos): Resultado da quarta fase (defesa do projeto e memorial)

    Resultado da Quinta fase (após recursos): Resultado da quinta fase (currículo)

    Resultado final: Resultado final

  • Seleção Mestrado 2025

    Inscrições homologadas e não homologadas: Homologação das inscrições

    Inscrições homologadas após recursos: Homologação das inscrições APÓS RECURSOS

    Resultado da Primeira fase (análise dos Anteprojetos de pesquisa pelas linhas): Resultado da Primeira fase (análise dos anteprojetos nas linhas)

    Resultado da Primeira fase (após recursos): Resultado da Primeira fase (após recursos)

    Resultado da Segunda fase (prova escrita): Resultado da Segunda fase (prova escrita)

    Resultado da Terceira fase (análise do anteprojeto de pesquisa): Resultado da Terceira fase (nota do anteprojeto)

    Dia e horários arguição: horários para arguição

    Resultado da Quarta fase (arguição do anteprojeto de pesquisa): Resultado da Quarta fase (arguição do projeto)

    Resultado da Quinta fase (análise do currículo): Resultado da Quinta fase (análise do currículo)

    Resultado Provisório: Resultado Provisório

    Resultado final: Resultado final

  • Documentos importantes processo de seleção Mestrado e Doutorado 2025

    Seguem os links para os documentos importantes do processo de seleção do Mestrado e do Doutorado 2025:

    Formulário de inscrição: Formulário de Inscrição Aluno Regular Mestrado e Doutorado

    Requerimento de inscrição: Requerimento inscrição Aluno Regular Mestrado e Doutorado

    Formulário anteprojeto Mestrado: Formulário de anteprojeto Mestrado 2025

    Formulário projeto Doutorado: Formulário projeto de doutorado 2025

    Declaração de etnia: Declaração de Etnia

    Autodeclaração de identidade de Gênero: Autodeclaracao-de-Identidade-de-Genero

    Requerimento de isenção de inscrição: Requerimento-Isencao-de-Inscricao (1)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.