Início do conteúdo
Quem Somos?

 

Profa. Dra. Alessandra Gasparotto

Linha: Estado: entre poder, tensões e autoritarismo

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação pela UFPel. Mestre e Doutora em História pela UFRGS. Integrante do Laboratório de Ensino de História e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira (1964-1985) na UFPel. Atua no PPGH/UFPel.

E-mail: sanagasparotto@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1989448073415959

Áreas de atuação: Ensino de História e História do Brasil Contemporâneo, com ênfase em temáticas que envolvem o período de ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade, bem como sobre a atuação do patronato rural e os movimentos sociais de luta pela terra no Rio Grande do Sul na segunda metade do século XX.

 


Profa. Dra. Ana María Sosa GonzálezLinha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.Graduada em História pelo Instituto de Professores ‘Artigas’ do Uruguai, Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel. Professora Visitante no PPGH/UFPel.E mail: anasosagonzalez@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7567936924117809 

Áreas de atuação: história e políticas públicas de memória e patrimônio, patrimônio industrial, mundos do trabalhado, imigrações contemporâneas, identidades e construção de narrativas.

 

Prof. Dr. Aristeu Elisandro Machado Lopes 

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Graduado em história pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias – LIPEEM/UFPel. Membro do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, no qual coordena o Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do RS.

E-mail: aristeuufpel@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3563086398486737

Áreas de atuação: história e imprensa ilustrada no Brasil. História e Imagens. História e Mídias. História e fotografia. História Social do Trabalho

 

Profa. Dra. Carolina Kesser Barcellos Dias

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, mestre e doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo – USP, com pós-doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em História, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em História, da Universidade Federal de Pelotas (PPGH-UFPel), e pós-doutoranda (PNPD-CAPES) no mesmo programa. É coordenadora e pesquisadora-associada do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

E-mail: carol.kesser@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1927341823687401

Áreas de atuação: Estudos Clássicos, História Antiga, Arqueologia Clássica (ceramologia, atribuição, iconografia), Patrimônio e Cultura material, cultura visual, Estudos de Intermidialidade, Estudos de Gênero.

 

Prof. Dr. Charles Pennaforte

Linha: Estado: entre poder, tensões e autoritarismo

Doutor em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Graduado em História e Geografia. Professor Adjunto no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). Coordenador do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA).

E-mail: charlespennaforte@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4693010325406199

Área de atuação: World History, História Latino-Americana Contemporânea, Integração Regional, Análise dos Sistemas-Mundo e Geopolítica.

 

Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Graduada em Letras (Português-Alemão) pela UFRJ, Mestre em História Comparada pela UFRJ e Doutora em Germanistik/Ältere Deutsche Literatur pela Otto-Friedrich Universität Bamberg, Alemanha. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas. Coordena o Polo Interdisciplinar de Estudos do Medievo e da Antiguidade (POIEMA) e é membro do Zentrum für Mittelalterstudien (Zemas) da Otto-Friedrich-Universität Bamberg. Atua nos PPGs de História e de Letras/UFPel.

E-mail: danigallindo@yahoo.de

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8072197385675534

Áreas de atuação: História Medieval, Recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption), Literatura e História, Estudos de Intermidialidade e Estudos de Gênero (Queer e Masculinidades).

 

Prof. Dr. Edgar Avila Gandra

Linha: Estado: entre poder, tensões e autoritarismo

Graduado em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando no Departamento de História, no Programa de Pós Graduação em História -PPGH e no Curso de Educação do Campo. Professor colaborador do CITCEM-Universidade do Porto-PT.

E-mail: edgargandra@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3530480602109979

Área de atuação:  História do Brasil Republicano, especialmente em temáticas referentes à história social do trabalho. Destaque para tópicos como: Sindicatos, Associações, Trabalhismo-Populismo e Partidos Políticos.

 

Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Graduado em História pela UFRGS. Doutor em Antropologia Social, concentração em Arqueologia Clássica, pela USP. Professor Titular do Departamento de História da UFPel. Bolsista Produtividade CNPq PQ 1d em Arqueologia Histórica. Humboldt-Foundation Fellow em Classical Archaeology. Coordena o Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga – LECA e o Circuito de Museus Étnicos da UFPel, em particular o Museu da Colônia Maciel e o Museu da Colônia Francesa. Editor adjunto da revista Cadernos do LEPAARQ.

E-mail: fabiovergara@uol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5901727444406445

Área de atuação: História Antiga; Arqueologia Clássica; Iconografia; Música; Patrimônio Cultural; Museus étnicos; Educação Patrimonial; Estudos cemiteriais

 

Prof. Dr. Jonas Moreira Vargas

Linha: Estado: entre poder, tensões e autoritarismo

Graduado em História pela UFRGS, Mestre em História pela UFRGS e Doutor em História pelo PPGHIS-UFRJ. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas. Membro do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel e atua no PPGH/UFPel.

E-mail: jonasmvargas@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6511913807881617

Áreas de atuação: História Política e Estudos sobre Elites, Sociedade e Economia no Brasil Império e Primeira República, Escravidão e História Agrária na Fronteira Platina.

 

Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira

Linha: Estado: entre poder, tensões e autoritarismo

Licenciado em História pela UFMS, mestre e doutor em História/Arqueologia pela PUCRS e estágio de pós-doutoramento em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1D, do CNPq. Tem experiências nos campos da Arqueologia, Antropologia Social e História, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história, bem como na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Atua nos PPGs em História e em Memória e Patrimônio Cultural da UFPel.

E-mail: eremites@bol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0923343651601939

Áreas de atuação: Arqueologia Indígena, Etnicidade, História dos Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outras), História do Indigenismo, Historiografia Brasileira, Patrimônio Cultural e Relações de Poder e Territorialização.

 

Profa. Dra. Larissa Patron Chaves

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Graduada em Artes Visuais pela UFPel, Mestre em História pela PUCRS, Doutora em História pela UNISINOS, Pós Doutora em História pela Universidade de Évora, Portugal. Professora Associada do Centro de Artes. É coordenadora do grupo de pesquisa “Imaginaria Sacra no Rio Grande do Sul” e atua nos PPGs da História e das Artes/UFPel.

E mail: larissapatron@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3858201697400054

Áreas de atuação: História Cultural, Estudos da Imagem, Representações e Sociabilidade, Imigração Portuguesa, Cultura Visual e Iconografia Sacra.

 

Profa. Dra. Lisiane Sias Manke

Linha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.

Graduada em História pela UFPel, Mestre e Doutora em Educação pela UFPel. Professora do Departamento de História e do PPGH/UFPel. Coordenadora do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), e líder do Grupo de Pesquisa Heduca (História e Educação: textos, escritas e leituras).

E-mail: lisianemanke@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6912448656987357

Áreas de atuação: História do Ensino de História, Educação Histórica, Cultura Escrita, História da Leitura e dos Livros Escolares.

 

Profa. Dra. Lorena Almeida Gill

Linha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.

Graduada em História pela UFPel, Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Professora Titular do Instituto de Ciências Humanas. É coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel e atua nos PPGs da História e da Sociologia/UFPel.

E-mail: lorenaalmeidagill@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6761690884628276

Áreas de atuação: mundos dos trabalhadores e das trabalhadoras, saúde e doença, gênero e construção de narrativas.

 

Profa. Dra. Márcia Janete Espig

Linha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e do Departamento de História da UFPel. Pertence ao LEH (Laboratório de Ensino de História) e ao GIMC (Grupo de Investigações sobre o Movimento do Contestado).

E mail: marcia.espig@terra.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4254021430397611

Áreas de atuação: Movimentos Sociais do Brasil Republicano, Movimento do Contestado, História Cultural, Micro História, Acervos e Patrimônio Histórico.

 

Prof. Dr. Mauro Dillmann Tavares

Linha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.

Graduado em História pela UFPel. Mestre e Doutor pela UNISINOS. Professor Adjunto do Departamento de História-UFPel. Membro do Laboratório de Ensino de História-UFPel.

E-mail: maurodillmann@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5567003394621139

Áreas de atuação: história cultural, história moderna, história das religiões/religiosidades/crenças/devoções, história da morte, práticas culturais/patrimoniais, educação e ensino de história.

 

Profa. Dra. Patrícia Weiduschadt

Linha: Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social.

Graduada em Educação Física pela UFPel, Mestre em Educação pela UFPel. Doutora em Educação Unisinos. Professora do Departamento Fundamentos da Educação  e do PPGE/Fae/ UFPEL  e PPGH/UFPel. Coordenadora e Lider do Grupo de pesquisa  Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE)

E-mail: prweidus@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0643205535014525  

Áreas de atuação: História da Educação, Imigração alemã-pomerana e italiana,  Identidade étnica,  Religiosidade

 

Prof. Dr. Thiago Amorim

Linha: Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade

Doutor em Ciências da Linguagem pela UNISUL-SC e Licenciado em Dança pela UNICRUZ-RS. Professor Adjunto no Centro de Artes da UFPel e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte. Coordenador Geral do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e dos Projetos de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade e FOLK-COVID: diagnóstico internacional sobre os impactos da Pandemia Covid-19 em contextos folclóricos. Coordenador Adjunto da UAB-UFPel. Diretor da ANDA – Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (2018-2021). Diretor Geral e Artista Popular da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

E-mail: thiago.amorim@ufpel.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0073480063679881  

Áreas de atuação: Folclore de Margem. Carnavais. Memória e História associadas a questões étnico-culturais e políticas vinculadas à arte e cultura populares, principalmente referentes aos debates afro-diaspórico, indígena e latino-americano. Danças populares, danças brasileiras, folguedos. Mestras e mestres populares. Corpos, Cenas, Rituais. Poéticas Populares, Tradição, Invenção e Contemporaneidade… e outras contaminações, atravessamentos e desdobramentos que possam surgir destas noções e conceitos.