Início do conteúdo
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Instituto de Ciências Humanas, compõe-se dos Cursos de Mestrado e Doutorado, aprovados respectivamente em 2009 e 2018. A área de concentração é “Fronteiras e Identidades”, tendo quatro linhas de pesquisa: “Estado: entre poder, tensões e autoritarismo”, “Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade”, “Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social” e “Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos”.

A UFPEL é a única universidade na metade Sul do Rio Grande do Sul a oferecer, na pós-graduação em História, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, fomentando os estudos históricos na região.

O Programa, com perfil interdisciplinar, inclui professores de diferentes unidades acadêmicas da Universidade, que transitam entre diferentes saberes, tais como História, Arqueologia, Artes Visuais, Dança, Educação, Letras, Sociologia e Relações Internacionais. O programa tem acolhido pesquisadores externos, nas modalidades de Pós-doutorado e Professor Visitante – atualmente conta com uma Professora Visitante estrangeira.

No extremo sul do país e a uma centena de quilômetros da fronteira com o Urugurai, a condição geográfica de Pelotas a vocaciona para os estudos sobre “fronteiras nacionais”. No entanto, a problematização da área de concentração estimula reflexões mais amplas sobre aos conceitos de “fronteira” e de “identidade”, em suas múltiplas possibilidades de interpretação e de aplicação, com abertura para diferentes regiões e períodos da história.

O PPGH/UFPel promove dois eventos bienais oficiais, em anos alternados, o Encontro Internacional de Fronteiras e Identidades (EIFI, anos pares) e o Encontro Discente (anos ímpares). O programa associa-se a quatro periódicos: a Ofícios de Clio, revista discente dos cursos de História da UFPel; a História em Revista, publicação do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, editada desde 1994; os Cadernos do LEPAARQ – Textos em Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, publicação do Laboratório de Antropologia e Arqueologia da UFPel, editada desde 2004; e a revista Interfaces Brasil/Canadá, publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN), editada desde 2001.