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Linhas de Pesquisa

ESTADO: ENTRE PODER, TENSÕES E AUTORITARISMO

Perpassada por reflexões concernentes a identidades e fronteiras, esta linha congrega estudos relacionados às distintas relações de poder que envolvem o Estado e seus múltiplos agentes e os demais setores da sociedade civil, dando ênfase tanto aos processos de formação, centralização, territorialização e as distintas faces do autoritarismo estatal, como também as tensões sociais e resistências. Entre seus temas de predileção, respeitantes ao Brasil e ao cone sul latino-americano, e com abertura para distintos recortes temporais e espaciais, destacam-se o estudo dos governos e das práticas autoritárias e ditatoriais e as suas consequentes resistências sociais e políticas, os processos de formação e burocratização dos estados nacionais e as suas relações com as identidades regionais, os sistemas políticos e as instituições que disputam espaços no seu interior, o papel das elites políticas e administrativas e suas relações sociais com outras esferas de poder. Tais temáticas são suscetíveis a abordagens e enfoques variados, que podem abranger, entre outros, os estudos biográficos e prosopográficos, a história dos conceitos e das ideias políticas, o ensino de História, as políticas de memória e as identidades e culturas políticas diversas.

Docentes: Alessandra Gasparotto, Charles Pereira Pennaforte, Edgar Ávila Gandra, Juarez José Fuão, Jonas Moreira Vargas, Marcos César Borges Silveira


TRAJETÓRIAS: ENTRE IDENTIDADES, MEMÓRIA E CONFLITO SOCIAL

A linha de pesquisa tem como foco a análise das diferentes experiências e vivências dos agentes históricos, com ênfase no processo de construção dos sujeitos individuais ou coletivos, na interconexão entre fronteiras e identidades sociais. Tais experiências são entendidas em constante diálogo com o contexto, na dialética permanente de subordinação e resistência na construção das trajetórias individuais, da estrutura social e da significação cultural. A linha tem por objetos preferenciais as fronteiras sócio-culturais entre classes, grupos ou setores e seus mecanismos de integração e afirmação social e do indivíduo.

Docentes: Ana María Sosa González, Clarice Gontarski Speranza, Dalila Muller, Lisiane Sias Manke, Lorena Almeida Gill, Márcia Janete Espig, Mauro Dillmann Tavares


IMAGENS: ENTRE ICONOGRAFIA, CULTURA VISUAL E INTERMIDIALIDADE

Nas suas interfaces com problemáticas concernentes a identidades e fronteiras, esta linha tem como diretriz básica estudos transdisciplinares, derivados dos estudos sobre a cultura, em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, que têm como base a cultura visual e textual. A abertura para novos saberes colocou o historiador em meio a uma zona de fronteira epistemológica entre, de um lado, a História, e, de outro, a literatura, a música e outras manifestações culturais e expressões imagéticas ou audiovisuais. Os principais eixos temáticos são Música, Literatura e Artes Visuais, investigados com um amplo leque de abordagens como: produção/recepção/difusão de produtos artísticos e suas relações de sociabilidade; práticas artísticas urbanas; práticas e ritos consagratórios da imagem; representações literárias, musicais e visuais; patrimônio e cultura material; cultura visual; estudos de iconologia e musicologia, estudos de intermidialidade. Todos estes campos colocam, portanto, problemas teóricos e metodológicos específicos, que abordados numa perspectiva transdisciplinar possibilitam um novo olhar sobre uma diversidade de fontes.

Docentes: Aristeu Elisandro Machado Lopes, Carolina Kesser Barcellos Dias, Daniele Gallindo Gonçalves, Fábio Vergara Cerqueira, Larissa Patron Chaves

 

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