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Perguntas Frequentes

Como solicito APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS/DISCIPLINAS?

O/A estudante deve preencher o Formulário de Aproveitamento de Disciplinas que deve ser assinado também pelo seu/sua orientador/a (via GOV.BR), este formulário deve ser encaminhado para o e-mail ufpelppgh@gmail.com

Lembrete:

  1. Disciplina(s) cursada(s) como Estudante em Regime Especial ou Regular em outros PPGs da UFPel ou de outras Instituições: enviar o formulário com a(s) ementa(s) das disciplina(s) pretendidas.

Mestrado: O máximo de créditos a ser aproveitado é 8 (oito). Somente serão aceitos se tiverem sido obtidos há até 5 (cinco) anos, contados a partir do ano letivo seguinte à oferta da disciplina.

Doutorado: O máximo de créditos a ser aproveitado é 16 (dezesseis).

Obs. 1: Somente podem ser aproveitadas disciplinas com conceito A/B e C.


Como faço o CANCELAMENTO/TRANCAMENTO DE MATRÍCULA?

Para cancelar ou trancar a matrícula você deve preencher o Formulário de Trancamento de Matrícula e encaminhar para o e-mail ufpelppgh@gmail.com. Esta solicitação será levada à reunião de Colegiado e após deliberação, é encaminhada para o NPG a fim de efetivar o trancamento/cancelamento da matrícula.


Qual o PRAZO MÁXIMO DE TRANCAMENTO da minha matrícula posso solicitar?

O(A) discente poderá trancar sua matrícula por um período máximo de dois semestres letivos, consecutivos ou não, o qual precisa ser aprovado pelo Colegiado.


Como solicito PRORROGAÇÃO DE PRAZO de Qualificação e Defesa?

Preencher Formulário de Formulário-de-Prorrogação-de-Prazo-para-Qualificação-e-Defesa-Mestrado-e-Doutorado, que deve conter as assinaturas do discente e do(a) orientador/a (via GOV.BR) e enviar para e-mail ufpelppgh@gmail.com. Esta solicitação será levada à reunião de Colegiado e após deliberação, o aluno será comunicado.

  IMPORTANTE: Caso o motivo seja SAÚDE, o(a) discente deve encaminhar o formulário Requerimento de Aluno – Perícia diretamente para a Pericia Médica através do email pericia.medica@ufpel.edu.br. A Perícia entrará em contato com o PPGH para informar o período de afastamento do(a) discente.


Quanto tempo de PRORROGAÇÃO DE PRAZO posso solicitar?

O(A) discente poderá prorrogar o prazo de defesa/qualificação por até 6 meses, desde que seu/sua orientar(a) esteja ciente e aprovado pelo Colegiado.


Como atesto minha PROFICIÊNCIA?

O/A estudante deve encaminhar o certificado da proficiência (frente e verso) em .PDF para o email ufpelppgh@gmail.com

Obs.1 : para o Mestrado é obrigatório um idioma e para o Doutorado é obrigatório dois idiomas.

Obs 2: A comprovação da proficiência ou competência em Língua Estrangeira é pré-requisito para a Qualificação. (Art. 32 do Regimento do PPH)

Obs 3: No caso dos doutorandos há possibilidade de aproveitamento da Língua apresentada no Mestrado, respeitando o § 3º do Art.32 do Regimento do PPGH.


Como faço pedido de AUXÍLIO FINANCEIRO para eventos?

Quando há verba para auxílio financeiro, o colegiado publica edital no site do Curso. É responsabilidade do aluno(a) verificar e encaminhar a documentação necessária. Portanto, FIQUE ATENTO(A).

Sempre que houver custeio com valores públicos, é exigido uma prestação de contas, logo, o(a)  discente deverá, após o evento/viagem, prestar contas.


Como faço a PRESTAÇÃO DE CONTAS do AUXÍLIO FINANCEIRO?

Até 10 dias depois do evento deve enviar o Comprovante de participação (Atestado/Certificado) no caso de Eventos Científicos ou relatório de viagem em caso de visita Técnica Relatório de Viagem ou Visita Técnica para o email ufpelppgh@gmail.com


Preciso do meu HISTÓRICO ou ATESTADO DE MATRÍCULA, como faço?

Assim como o histórico, o atestado de matrícula pode ser retirado diretamente do Cobalto. Este último: Aluno > Consultas > Matrícula > Imprimir.


Preciso de um ATESTADO ESPECÍFICO, como consigo?

Mande um e-mail para ufpelppgh@gmail.com solicitando o pedido específico. O atestado será entregue em até cinco dias úteis. Situações preferenciais serão atendidas conforme a legislação em vigor (Lei 10.048/00).


O ESTÁGIO DOCÊNCIA é obrigatório?

O Estágio Docência é obrigatório aos discentes bolsistas, aos demais, é facultativo.


DEFENDI a Dissertação/Tese e agora? QUANDO PEGO MEU DIPLOMA?

Após a defesa e a entrega da Versão Final da Dissertação ou Tese deve ser homologada pelo Colegiado em reunião. Isso feito, dá-se início o processo administrativo que consiste em:

1 – Abrir processo no SEI;

2 – Anexar todos os documentos exigidos;

3 – Enviar o processo ao Núcleo de Registros Acadêmicos – NRD.

Neste momento o(a) aluno(a) recebe o processo na íntegra via email.

O prazo de confecção do diploma no NRD é de 60 até 120 dias a contar da data de chegada do processo. Após isso, o diploma é enviado para a Direção da unidade e é ela a responsável da entrega.

Obs. 1: A responsabilidade é totalmente de o aluno verificar se o diploma está disponível para retirada na secretaria da Direção do ICH. A consulta pode ser feita através do email secretariaich@gmail.com ou pelo telefone 3284-5525


Como é a entrega da VERSÃO FINAL DA TESE/DISSERTAÇÃO?

A ficha catalográfica é item obrigatório tanto nas Dissertações quanto nas Teses. As solicitações de ficha catalográfica devem ser feitas através do Cobalto. Sistema Cobalto – Biblioteca – Cadastros – Ficha catalográfica.

Depois de inserida a ficha catalográfica, realizada todas as correções, o texto final da Dissertação ou da Tese deve ser salvo em PDF.

Após, deve ser preenchido o termo de autorização para publicação na biblioteca, no link abaixo. Somente serão aceitas Dissertações e Teses que o/a autor/a tenha autorizado a sua publicação.

Termo de autorização SisBi

Estes dois documentos devem ser encaminhados para a Secretaria do PPGH. 


QUAIS DISCIPLINAS SÃO PERTINENTES para minha linha de pesquisa?

O mais indicado é entrar em contato diretamente com seu/sua orientador(a), visto que a  secretaria é inapta para tal.


O que são as ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

São disciplinas obrigatórias ofertadas anualmente. Para obter os créditos obrigatórios, os doutorandos deverão comprovar participação em atividades promovidas pelo PPGH tais como bancas (qualificação e/ou defesa), aula-inaugural, palestras, congressos, jornadas dentre outros eventos. Também serão aceitas as participações em dos núcleos e laboratórios vinculados ao PPGH. Para tal, é necessário preencher o formulário – Atividades Complementares e encaminhar para o e-mail da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Discente: ppghcad@gmail.com


Como faço minha ASSINATURA COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL pelo Gov.BR?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Também pode acessar o passo a passo para assinatura aqui:

TUTORIAL para ASSINATURA DIGITAL