Início do conteúdo
Corpo Docente

 

PROFESSORES PERMANENTES
___________________________________________________________________

Alessandra Gasparotto
sanagasparotto@gmail.com

Pesquisa e orienta estudos que tratam de temáticas relacionadas à experiências ditatoriais, especialmente sobre a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e seus desdobramentos na atualidade, bem como sobre a atuação do patronato rural e os movimentos sociais de luta pela terra no Brasil Contemporâneo.  Interessa-se também por pesquisas no campo do Ensino de História e da educação e direitos humanos.

 

Aristeu Elisandro Machado Lopes
aristeuufpel@yahoo.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: história política, imprensa ilustrada, história da simbologia republicana, História da República e da imprensa em Pelotas e História Contemporânea.
________________________________________________________________________________

Carolina Kesser Barcellos Dias
(Bolsista de Pós-Doutorado (DOC-FIX/FAPERGS)
carol.kesser@gmail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: Antiguidade clássica, Arqueologia, ceramologia, atribuição, iconografia e História antiga. Tem experiência nas áreas de História antiga e Arqueologia, com ênfase em Arqueologia clássica. É atualmente coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel).
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Charles Pereira Pennaforte
charles.pennaforte@ufpel.edu.br

Pesquisa e orienta assuntos relacionados Política Externa Brasileira, Integração Regional, História Latino-Americana Contemporânea, Movimentos Antissistêmicos, Análise dos Sistemas-Mundo e Geopolítica.

 

Clarice Gontarski Speranza
clarice.speranza@gmail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: História social; História do Trabalho; Estado, Justiça e sindicatos; ofícios e identidades culturais; História do Brasil Contemporâneo; Patrimônio Histórico e Cultural; História e Comunicação; Teoria e metodologia em História (em especial História oral).

 

Dalila Müller
dalilam2011@gmail.com 

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: História de Pelotas; História do Turismo e da Hotelaria; Sociabilidade e Lazer. Tem interesse em pesquisas que utilizam a imprensa como fonte.

 

Daniele Gallindo G. Silva
danigallindo@yahoo.de

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: História medieval, Recepção/Ressignificação do Medievo (Intermidialidade) e Estudos de Gênero (Queer e Masculinidades). Tem experiência na área de História Comparada e Medieval, na relação História e Literatura e em História Alemã e Literaturas de Língua Alemã.

 

Edgar Ávila Gandra
edgargandra@yahoo.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente em História do Brasil Republicano, especialmente em temáticas referentes à história social do trabalho. Destaque para tópicos como: Sindicatos, Associações, Trabalhismo-Populismo e Partidos Políticos.
___________________________________________________________________

Elisabete da Costa Leal
elisabeteleal@ymail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente temas sobre Historia republicana brasileira e do Rio Grande do Sul e dedica-se principalmente aos temas Positivismo, Gênero, Arte e Patrimônio. Discute, também, História Política e sua interface com a produção de imagens visuais.

___________________________________________________________________

Fábio Vergara Cerqueira
fabiovergara@uol.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente nos seguintes temas: música, arqueologia, antigüidade clássica, história antiga e iconografia. Nos últimos anos, tem-se dedicado às áreas de Memória Social e Patrimônio Cultural, bem como à gestão museológica. Tem experiência na área de História, com ênfase em Arqueologia Histórica e Arqueologia Clássica.

___________________________________________________________________

Jonas Moreira Vargas
jonasmvargas@yahoo.com.br

Possui experiência na área de História econômica e História social da política com ênfase no estudo das elites brasileiras no século XIX.

 

Juarez José Rodrigues Fuão
(Professor de História do Brasil da Fundação Universidade Federal do Rio Grande)
jfuao@hotmail.com 

Pesquisa e orienta preferencialmente assuntos relacionados aos séculos XX e XXI nas Américas e História Contemporânea em geral. Destaque para os seguintes temas: Revoluções Socialistas, Movimentos de Resistência ao Capitalismo e ao Imperialismo, Ditaduras de Segurança Nacional, Estudos sobre História e Música com ênfase no Rock como forma de protesto.

 

Lisiane Sias Manke
lisianemanke@yahoo.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente estudos na área da Educação, em temas vinculados à História da Educação e do Ensino de História, com ênfase nas seguintes temáticas: história da leitura e da escrita em contextos escolares e/ou não escolares; sociologia da leitura; história do livro, em especial, produção, circulação e uso dos manuais escolares.

 

Larissa Patron Chaves
larissapatron@gmail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente na área de fronteiras e identidades no que refere a História e Arte no Brasil dos séculos XIX e XX, com ênfase em estudos sobre iconologia e comportamento social. Destaque para tópicos como imaginário e imigração portuguesa, sociedades e agremiações beneméritas, assistencialismo, caridade e formação de elites, patrimônio cultural e identidades na América Latina.

 

Lorena Almeida Gill
lorenaalmeidagill@gmail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente em História Contemporânea, com ênfase em estudos sobre gênero, imigração, violência, intolerância, saúde e doença. Interessa-se por pesquisas que envolvam História Oral.

___________________________________________

Márcia Janete Espig
marcia.espig@terra.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente temas referentes ao período republicano, com destaque para assuntos relacionados a movimentos sociais rurais ou urbanos, especialmente fenômenos de cunho messiânico e milenarista. É pesquisadora reconhecida no estudo do Movimento do Contestado. Discute também processos de migrações internas, sobretudo relacionadas a trabalhadores do setor de construção ferroviária. Interessa-se por debates que envolvam história cultural e micro-história.

___________________________________________________________________

Marcos César Borges da Silveira
borgescerrado@yahoo.com.br

Pesquisa e orienta preferencialmente em História do Brasil Contemporâneo com ênfase nas áreas de história do trabalho e História indígena. Destaque para tópicos como: regimes de trabalho, modos de dominação, movimentos sociais, populações tradicionais, cultura e identidade.
___________________________________________________________________

Mauro Dillmann Tavares
maurodillmann@hotmail.com

Pesquisa e orienta preferencialmente em História Cultural, especialmente nos campos da História das Religiões, das Religiosidades e das Crenças; da História da Morte e do Morrer; da História Moderna; da História das práticas de escrita e leitura. Interessa-se também por pesquisas em torno de Memória e Patrimônio, da cultura afro-brasileira e da Educação e Ensino de História.

 

PROFESSORES COLABORADORES
__________________________________________________________________

Ana Inez Klein
anaiklein@gmail.com

Pesquisa e orienta, preferencialmente, temas ligados às relações da História com a Literatura e entre a História e a Memória. Dentro destas fronteiras disciplinares e temáticas, possui experiência em pesquisas sobre a ‘cidade’ e sobre a ‘crônica’.

 

 Ana María Sosa González

anasosagonzalez@gmail.com

Pesquisa e orienta estudos nos seguintes temas: História Latino-Americana Contemporânea, experiências ditatoriais na América Latina e as políticas de memória em torno ao passado recente, migrações e memórias do trabalho, patrimônio industrial, identidades, memória social e patrimônio cultural em geral. Interessa-se também por pesquisas que envolvam o Ensino de História e teoria e metodologia em História.

 

Fernando da Silva Camargo
fscam@hotmail.com

Pesquisa e orienta História da América Platina na crise do Antigo Regime, com ênfase em relações internacionais, diplomacia e geopolítica. Também temas ligados a viajantes e exploradores na América do Sul dos séculos XVIII e XIX e História e cartografia no Prata.