Início do conteúdo
    Notícias
  • Coordenador do Programa participa de missão de trabalho na Noruega e Suécia

     

    Professor Inácio Crochemore da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, participa de missão de trabalho na Noruega e Suécia, por meio do Programa Capes Print UFPEL.

    No período de 31 de maio a 18 de junho de 2023 o professor Inácio Crochemore da Silva, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, realizou missão de trabalho na Noruega e Suécia, por meio do Programa Capes Print da Universidade Federal de Pelotas. Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se o período de trabalho com o professor Ulf Ekelund, na Norwegian School of Sports Science, uns dois principais pesquisadores em nível mundial na área da atividade física e saúde. Na oportunidade foram estabelecidos períodos de trabalho em colaborações científicas em andamento, assim como discussões e planejamento de futuras parcerias entre os pesquisadores e suas respectivas instituições.

    Também como parte da missão de trabalho no exterior, o professor Inácio participou do 22º Encontro anual da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (ISBNPA), onde apresentou trabalho sobre as tendências de desigualdade no nível de atividade física de lazer em Pelotas (de 2021 a 2023), e participou de reuniões com pesquisadores de 4 diferentes continentes que estão envolvidos em uma série de artigos com publicação prevista para 2024.

    Essas atividades foram viabilizadas pelo Programa Capes Print da Universidade Federal de Pelotas, envolvendo ações temáticas especificamente relacionadas ao Projeto Observatório Global de Atividade Física. Trata-se de uma importante ação de internacionalização da Universidade e do Programa de Pós-graduação em Educação Física.

  • Defesa Final de Mestrado – Paulo Ricardo Rezende Marques

    Dissertação: “Efeito da idade relativa e do desempenho físico na seleção de jovens atletas de futebol”

    Dia: 19/06/2023 – segunda-feira às 14:00h

    Banca: – Prof. Dr. Gustavo Dias Ferreira (orientador)

    – Prof. Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro (PPGEF /UFPel)

    – Prof. Dr. Júlio Brugnara Mello (Magíster en Actividad Física para la Salud – nível mestrado)/ Universidad Católica de Valparaíso- Chile)

    – Prof. Dr. Gabriel Gustavo Bergmann (suplente – PPGEF /UFPel)

    Local: ESEF – Sala 11

  • Qualificação de Mestrado – Iamara Rodrigues Acosta

    “Efeitos da prática de yoga sobre desfechos físicos e psicológicos de pacientes em tratamento primário para câncer de mama”

    Dia: 02/06/2023 – sexta-feira às 14:00h

    Banca: – Profa. Dra. Stephanie Santana Pinto (orientadora)
    – Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues (PPGEF/ UFPel)
    – Profa. Dra. Rochelle Rocha Costa (Programa de Pós-Graduação em Educação Física UnB)
    – Profa. Dra. Cristiane Rios Petrarca (FAMED/UFPel: Residência Médica)

    – Prof. Dr. Gabriel Gustavo Bergmann (Suplente – PPGEF/ UFPel)

    Local: Sala 11

     

     

  • Edital de Seleção para Aluno Regular de Mestrado e Doutorado do PPG em Educação Física – Segundo semestre de 2023

    As inscrições ao Exame de Seleção para estudante regular nos cursos de MESTRADO e DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPel estarão abertas no período de 01 a 12 de junho de 2023, via Secretaria do Programa, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail exclusivo destinado aos processos seletivos, selecao.ppgef@gmail.com

     

    LEIA ATENTAMENTE TODO O EDITAL POIS A FALTA DE DOCUMENTAÇÃO E/OU DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA IMPLICARÁ NA NÃO HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

     

    Para acessar o EDITAL e seus  ANEXOS clique nos links abaixo:

    Edital de Retificação – vagas Comportamento Motor

    Edital de seleção PPGEF UFPEL 2023

    Requerimento de Inscrição

    Planilha de avaliação currículo processo seletivo 2023

    Formulário Autodeclaração – Identidade de Gênero

    Formulário Autodeclaração – Étnico-racial

     

    RESULTADOS DA SELEÇÃO:

    PRÉ-HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES  (15/06/2023 às 17h05min – atualizado 17/06 às 12h)

    HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (19/06/2023)

    NOTA DOS PROJETOS (Primeira Fase) + DATA, HORÁRIO E LINK PARA ENTREVISTAS (20/06 às 19h18min)

    RESULTADO FINAL SELEÇÃO MESTRADO/DOUTORADO 2023

    RESULTADO FINAL SELEÇÃO MESTRADO/DOUTORADO 2023 – PÓS RECURSOS

     

    Banca de heteroidentificação – designada pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD): No Edital as entrevistas estavam previstas para ocorrer no dia 10/07/2023, porém foram adiadas para o dia 21/08/2023 (no turno da manhã). Local e cronograma de horários serão informados no dia 16/08/2023.

     

    FIQUE ATENTO: em breve enviaremos informações sobre a realização das matrículas.

    Início das aulas: 07/08/2023.

     

    Grade de HORÁRIOS DAS DISCIPLINAS de 2023/2

  • Mate com Ciência

    No dia 24/04 aconteceu a primeira edição do evento “Mate com Ciência”, evento organizado pelos/as alunos/as bolsistas do PPGEF. Na ocasião a linha de pesquisa Desempenho e Metabolismo Humano conduziu a atividade com as palestras dos professores Dr. Eraldo Pinheiro, que apresentou o projeto Vem ser Pelotas e o subprojeto Vem ser Rugby e  Dr. Fabrício Boscolo apresentou o projeto Remar para o Futuro. No mês de junho acontecerá a segunda edição.

  • Exposição Rainhas de Copas

    A exposição Rainhas de Copas está aberta à visitação no Museu do Futebol, em São Paulo, até o dia 25 de agosto e tem como uma de suas curadoras a professora Silvana Goellner, que desde fevereiro está vinculada ao nosso programa.  A exposição reconstrói histórias de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino assim como o Torneio Experimental da China, o primeiro organizado pela FIFA em 1988.

  • Mate com Ciência

    A primeira edição do MATE COM CIÊNCIA, organizado  pelo coletivo discente do  PPG Educação Física acontecerá dia 25/04 (terça-feira) das 19 às 21 horas no Auditório da Escola Superior de Educação Física. O evento será conduzido pela linha de pesquisa “Desempenho e metabolismo Humano” com a temática “Desempenho para além da ciência”. Além de discentes, o encontro terá a participação dos professores Eraldo Pereira e Fabrício Boscolo que irão dialogar sobre a temática.

    As inscrições serão realizadas no dia e será disponibilizado certificado com participação de 2 horas.

  • Edital Prêmio CAPES de Teses

    Em consonância com o Edital nº 2/2023 da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPEL) torna público o edital do Prêmio Capes de Tese, edição 2023. Poderão concorrer as teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPEL em 2022, que tenham sido registradas na Plataforma Sucupira da Capes.

    Os(as) interessados(as) deverão inscrever-se enviando a documentação completa para o e-mail ppgef.ufpel@gmail.com, impreterivelmente até o dia 10 de abril de 2023 às 23h59min, indicando no assunto: “Inscrição Prêmio CAPES de Tese 2023.

    Maiores informações no Edital prêmio Capes de teses_PPGEF

  • Professor Marlos Domingues é contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

    O Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues, professor Associado da UFPEL dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e docente permanente do PPGEF foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com o projeto “Preditores da atividade física nos primeiros anos de vida: Coorte de nascimentos de Pelotas, 2015”. Trabalho realizado dentro do Projeto “Coorte de Nascimentos de Pelotas 2015”, do qual é um dos coordenadores. A bolsa tem vigência de março de 2023 a fevereiro de 2026.

     O Projeto da Coorte tem o objetivo de estudar a saúde materno-infantil de mais de 4 mil crianças nascidas no ano de 2015 e vem acompanhando suas mães desde a gestação, com coletas de dados periódicas. Dessa forma busca-se avaliar os impactos que comportamentos e características, tanto maternas quanto neonatais e infantis possam ter sobre a saúde ao longo da vida. Mais especificamente, o objetivo deste estudo submetido para o Edital de bolsista é produzir artigos que descrevam os padrões de atividade física nos primeiros anos de vida de crianças pertencentes à Coorte de nascimento 2015, verificando possíveis associações com fatores sociodemográficos, perinatais, maternos e de atenção e cuidado à criança.

     O projeto da coorte como um todo é desenvolvido juntamente com os demais coordenadores da pesquisa, professores Pedro Curi Hallal, Mariângela da Silveira, Joseph Murray e Andréa Dâmaso. Além disso, para desenvolvimento das tarefas de campo e produção científica dos artigos dentro deste tema, trabalham alunos de doutorado e egressos do PPGEF, como Luciana Tornquist e Debora Tornquist, pesquisadoras da área de comportamento materno e saúde materno-infantil com foco na atividade física ao longo do ciclo vital.

     O professor destaca que essa área de pesquisa é de extrema relevância para a população, uma vez que a inatividade física é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo e é uma questão que precisa ser analisada desde a infância. “Dentro de um estudo de coorte temos a possibilidade de ver os comportamentos se moldando ao longo da vida e tentamos compreender quais características levam às mudanças, isso enriquece o campo da pesquisa ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento de políticas públicas que possam ajudar a combater o problema”. Um dos problemas der saúde que possivelmente a atividade física ajude a combater é a crescente prevalência de obesidade, tanto entre as mães pelotenses quanto entre as crianças. Mais da metade das mães deste estudo estavam numa situação de sobrepeso/obesidade ao engravidarem, ao passo que 40% das crianças na idade de 6 anos já estavam com sobrepeso e 1 em cada 5 estava dentro da faixa de obesidade. Entender o estilo de vida dessas famílias é essencial para avançar positivamente nestes indicadores da saúde populacional e agir ainda no início da vida, antes que os problemas crônicos se instalem.

  • Professor Airton Rombaldi é contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

    O Dr. Airton Rombaldi, professor titular, atuando como professor permanente do PPGEF desde sua implementação, foi contemplado no Edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com o projeto “Estudo Prospectivo sobre a Saúde Física e Mental de Adultos no Sul do Brasil – Coorte PAMPA”. A bolsa PQ nível 2 inicia agora em março de 2023 e tem vigência até março de 2026.

    O objetivo principal do estudo aprovado é identificar e investigar os efeitos indiretos da pandemia da COVID-19 em indicadores de saúde da população adulta do Rio Grande do Sul. O projeto será desenvolvido em colaboração com o Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert e Prof. Dr. Marcelo Cozzensa da Silva, também do PPFEG, os ex-alunos do programa Prof. Dr. Eduardo Lucia Caputo, Prof. Dr. Natan Feter, Prof. Ms. Igor Retzlaff Doring, Profa. Ma. Júlia Cassuriaga e Profa. Ma. Caroline Malue Huckembeck. Além disso contará com colaboradores de instituições internacionais, Prof. Dr. Jeff Scott Coombes (The University of Queensland/Australia), Prof. Dr. Paulo Ferreira (University of Sydney) e Profa. Dra. Emily Claire Smith (The University of Queensland/Australia), e de instituições nacionais, Profa. Ma. Jayne Santos Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Profa. Ma. Carine Nascimento da Silva (Universidade Federal do Rio Grande), Prof. Ms. Felipe Delpino (PPGEnf – UFPEL), Prof. Ricardo Alt (PPG Epidemiologia UFPEL).

    O Prof. Airton fez o seguinte destaque sobre o projeto: Considerando que que em função da pandemia da COVID-19 houve aumento do tempo gasto em atividades sedentárias e a diminuição da participação em atividades físicas moderadas a vigorosas e que informações enganosas sobre transmissão de vírus, desenvolvimento de vacinas e tratamentos e casos cumulativos de pessoas com COVID-19 levaram à ansiedade, medo e desesperança, a saúde mental foi fortemente impactada em nível global durante a pandemia do COVID-19, tendo ocorrido maior incidência de depressão e ansiedade. Por outro lado, a atividade física é uma conhecida estratégia não farmacológica e de baixo custo para reduzir o risco de depressão e ansiedade. Dessa forma, torna-se importante a manutenção do processo de vigilância, visando a necessidade de dados referentes ao processo de evolução de desenvolvimento dos efeitos indiretos da pandemia a longo prazo. Nesse sentido, a concessão da Bolsa de Produtividade em Pesquisa será determinante para a continuidade do estudo, sendo muito importante individualmente para mim como pesquisador, como também para o Programa de Pós-graduação em Educação Física/UFPEL. Ainda, estar entre os(as) principais pesquisadores(as) da área de Educação Física do Brasil contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa é um grande orgulho, demonstrando o elevado estágio da pesquisa alcançado na Escola de Educação Física e Fisioterapia – UFPel.