Projeto que aborda “Causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital”, liderado por pesquisador Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPEL, é contemplado pelo edital Universal do CNPQ
Compreender as causas e consequências da inatividade física, numa abordagem longitudinal prospectiva, é uma das principais prioridades da pesquisa em atividade física no mundo. Em Pelotas-RS existe quatro coortes de nascimentos, com dados de atividade física sendo coletado de forma objetiva por meio de acelerometria em diversas idades. Isso representa uma oportunidade única para avaliar as causas e consequência da inatividade física ao longo do ciclo vital. É nesse contexto que o professor Pedro Hallal liderou um projeto intitulado “Causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital”. Juntamente com outros 10 participantes, tanto do PPGEF UFPEL quanto de outras instituições, a proposta foi contemplada no tradicional Edital Universal do CNPQ.
O objetivo do projeto é investigar as causas e consequências da inatividade física em crianças (7 anos), adolescentes (18 anos) e adultos (30 e 40 anos), por meio de uma abordagem de ciclo vital. O financiamento irá subsidiar parte dos custos específicos da coleta de dados com acelerometria e será desenvolvido durante os anos de 2022 e 2023. Sobre o significado de ser contemplado no edital, Pedro Hallal fez o seguinte destaque: “Num momento em que os investimentos em ciência e tecnologia praticamente desapareceram no Brasil, o edital universal é um sobrevivente. Fico feliz que a nossa proposta tenha sido tão bem avaliadas pelos pares e tenha recebido prioridade suficiente para ser contemplada. A inatividade física causa mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo, e estudar suas causas e consequências é uma prioridade em saúde pública”.