Início do conteúdo
Educação Básica

Evento discute alternativas para resíduos de pesca

Gerente de Pesca Artesanal da SDR e pescadores da Colônia Z3 participaram da apresentação promovida pela UFPel

Foto:

       Na quinta-feira (27/10/16), o gerente de Pesca Artesanal da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Cleiton Molina, e pescadores da Colônia Z3 participaram de um evento cujo objetivo foi apresentar alternativas de transformação de resíduos de pescado em produtos. A organização foi feita pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o evento foi realizado no Centro de Engenharias da instituição.

A proposta apresentada na ocasião tem como objetivo avaliar as melhores tecnologias e seu custo para transformar os resíduos em produtos como farinha de peixe, compostagem, silagem (alimento para animais) e quitina.

O evento foi realizado pelos grupos de trabalhos de dois projetos de extensão da UFPel: “Inserção Social e Educação Ambiental na Colônia Z3” e “Transferência de Tecnologia: transformação de resíduos de pescado da Colônia de Pescadores Z3 em outros produtos”, ambos coordenados pelo professor Robson Andreazza.

 

 

Vista a Colônia de Pescadores Z3. Projetos de Extensão

Na tarde da úleducacao-basica-1tima segunda-feira, dia 12/09/2016, ocorreu na comunidade de Pescadores Z-3 o primeiro encontro oficial dos Projetos de Extensão “Inserção Social e Educação Ambiental na Colônia Z-3” e “Transferência de Tecnologia: Transformação de
resíduos de pescado da Colônia de pescadores Z-3 em outros Produtos”
, ambos coordenados pelo Prof. Dr. Robson Andreazza.

A reunião contou com a presença do Presidente da associação de pescadores da Z-3, Sr. Nilmar Conceição, junto com outras lideranças da comunidade, dentre eles a diretora da escola, pescadores e familiares de pescadores. A equipe dos projetos de extensão mencionados é composta pelos acadêmicos Fernanda Ávila, Rachel Prates e Weslei da Silva ambos do curso de engenharia Ambiental e Sanitária, Jonas do Marco do curso de engenharia de Materiais, e Iliane Otto Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, ambos da Universidade Federal de Pelotas

A Colônia de Pescadores Z-3, fundada em 1923 e localizada as margens da Lagoa dos Patos em Pelotas e é caracterizada pela pesca artesanal. Porém, também apresenta problemas ambientais, econômicos e sociais, como a diminuição da oferta de pescado, a baixa renda e o êxodo rural, conforme apontamentos mencionados pelos moradores da localidade em pesquisa realizada no ano de 2015 pelo Mestre Anderson Decker com orientação do Prof. Dr. Robson Andreazza.

Tendo em vista as problemáticas apontadas surge, inicialmente, o projeto da Mestranda Iliane Otto com o objetivo de estudar alternativas de transformação do resíduo do pescado em produto. Com o andamento dos estudos e resultados preliminares fez-se necessária a criação dos projetos de extensão já mencionados para que se possa junto com a comunidade verificar as melhores alternativas e buscar o desenvolvimento sustentável do local.

Na ocasião a equipe apresentou os objetivos dos projetos e os principais temas que serão abordados nos próximos encontros. Dentre os principais objetivos dos projetos encontra-se o retorno das pesquisas que são desenvolvidas com a comunidade há alguns anos. Além de repassar aos participantes algumas das formas de transformação do resíduo do pescado em outros produtos, busca-se também sensibilizá-los com relação as questões ambientais e inseri-los na universidade, buscando uma maior aproximação da comunidade com a universidade.

Os participantes mostraram-se interessados pelas ações que já foram desenvolvidas pelos acadêmicos e contribuíram com melhorias para os próximos encontros que ocorrerão até o fim deste ano. Os representantes das comunidades salientaram a importância dos estudos na localidade e também a inclusão da Educação Ambiental nas Escolas, tema este que será discutido nos próximos encontros.

 

Translate »