O VIII Seminário do PPGDTSA celebra os 50 anos do Departamento de Ciências Sociais Agrárias.

No dia 08 de dezembro, no Anfiteatro da Faculdade Eliseu Maciel aconteceu o VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), que teve como foco central “As transformações no mundo dos alimentos, segurança alimentar e desenvolvimento rural”. Nessa ocasião, celebrou-se também o 50º aniversário do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA). Neste dia, foram homenageados 24 professores e técnicos administrativos aposentados e em atividade que construíram e constroem o DCSA.

A trajetória do DCSA se mistura com a história da FAEM, que neste dia 08 de dezembro estava completando seus 140 anos, foi celebrada com uma seção especial no Seminário. Nela os professores Volney Krause Kohls e José Costa Fróes discorreram sobre a trajetória histórica do DCSA e socializaram momentos com os presentes.

O seminário seguiu com a presença do professor Jonh Wilkinson, que abordou o tema O mundo dos alimentos em transformação, provocando reflexões acerca da alimentação e produção, com a estreita associação entre genética e tecnologia.

À tarde, a mesa redonda contou com a participação do pesquisador da Embrapa Clenio Nailto Pillon, Gabriela Coelho, professora do PGDR da UFRGS e do Prof. Antônio Márcio Buainain, do instituto de Economia da Unicamp, discutindo a complexa questão da fome no Brasil e as implicações da produção neste cenário.

O seminário foi um espaço frutífero de reflexão e de intensa atuação dos professores e estudantes do PPGDTSA, que puderam também apresentar suas pesquisas para a comunidade acadêmica. Foram apresentados 15 trabalhos que serão posteriormente compartilhados em formato de ebook. Com o sucesso do evento, espera-se manter o diálogo iniciado neste espaço e estimular que os encontros aconteçam anualmente.

Vida longa ao DCSA, vida longa ao PPGDTSA!!

Publicado em 14/12/2023, na categoria Sem categoria.
Translate »