Curso de Análise Multivariada de Dados para Pesquisa Quantitativa em Administração

O prof. Dr. Edar da Silva Añaña irá ministrar o curso de Análise Multivariada de Dados para Pesquisa Quantitativa em Administração, sendo este um Seminário envolvendo processo e técnicas de amostragem, testes para comparação de populações e de amostras, e análise mono e multivariada, envolvendo Análises de Regressão (linear e logística), Análise de Clusters, Análise Fatorial Exploratória e Análise de Caminhos e Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais.
Objetivo: Apresentar e desenvolver as principais técnicas de Análise Multivariada de Dados, de modo a capacitar os Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e áreas afins, da UFPel e de outras universidades, a lidar com pesquisas quantitativas em Administração, em nível de Mestrado e Doutorado.
Metodologia: O seminário acontecerá em cinco encontros semanais, de quatro horas cada, a serem conduzidos presencialmente ou de forma remota, conforme as circunstâncias assim o permitirem. Os conteúdos serão desenvolvidos de forma prática e dialogada, e envolverá a realização de exercícios com os software recomendados. As aulas acontecerão no horário noturno, para facilitar a adesão dos mestrandos dos PPGs vinculados à FAT/UFPel, uma vez por semana, em datas a serem ajustadas; caso persista a dificuldade para os encontros presenciais as aulas serão conduzidas à distância de forma síncrona.

A assistência ao seminário pressupõe a disponibilidade de computador com os pacotes MS-Windows, MS-Excel, IBM-SPSS e IBM-AMOS, sem restrições operacionais, podendo, contudo, serem utilizadas cópias demo ou licenças temporárias. Os pacotes M-Plus e Smart-PLS são desejáveis, mas não imprescindíveis. Não haverá possibilidade de atender o seminário utilizando SmartPhones ou plataformas genéricas nas quais não seja possível rodar os pacotes recomendados.

Resultados esperados e avaliação: O resultado será considerado satisfatório, se ao menos 50% dos alunos presentes em todos os encontros conseguir ao final do seminário:

1. Analisar, testar e identificar estatisticamente, diferenças significativas de média ou de proporção entre populações e amostras;
2. Explorar e testar a confiabilidade de fatores existentes em grandes amostras, através de Análise Fatorial Exploratória;
3. Conceber e testar modelos de mensuração de fenômenos complexos, através de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais.

Datas de realização: quintas feiras às 19 hs, com duas horas de curso por aula, durante o mês de outubro de 2020.
Referências e softwares: Durante o Seminário será utilizado o seguintes suporte:

1. BARBETTA, Pedro Alberto. Estatistica aplicada as ciencias sociais. 3.ed. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 1999. 283p. (Didática) ISBN 8532800106.
2. BROWN, Timothy A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press, 2006.
3. HAIR, Joseph F.; SANT’ANNA, Adonai Schlup. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. 688 p. ISBN 9788577804023.
4. HAIR, Joseph F. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). California: Sage, 2016.
5. Artigos (diversos)
6. Software SPSS ou IBM-PASW-Statistics.
7. Software IBM-AMOS

Inscrições: Serão 20 vagas por ordem de inscrição, com inscrição via e-mail do curso (ppgdtsa@ufpel.edu.br).

Certificado de participação no curso pelo PPGDTSA e FAT, por frequência e notas.
Sobre o prof ministrante:
Edar da Silva Añaña é Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15017), com estágio no Instituto de Turismo e Lazer da Universidade de Economia e administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Doutorado pela Universidade do Porto (Portugal), através de reconhecimento público do título de Doutor concedido pela UFRGS, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018 da República Portuguesa; Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Campanha (1986). Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria no PPGTH / UNIVALI (Brasil) e na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal) (2016). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Administração de Empresas da Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Professor do Mestre Acadêmico do FURG (Brasil) e Professor convidado da PPGTH / UNIVALI (Brasil).
Publicado em 14/09/2020, na categoria Sem categoria.
Translate »