o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão informa que as duas vagas destinadas ao NAI foram preenchidas pelas candidatas abaixo relacionadas. Comunicamos que as aprovadas encaminharam todos os documentos solicitados, estando aptas a iniciar as atividades a partir de fevereiro de 2023.
Marina Pinheiro Cortez (vaga para auxiliar na comunicação social )
Juliana Garcia Lopes ( vaga para acolhimento/atendimento de estudantes)
É com pesar e profunda tristeza que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa o falecimento do professor Alexandre Carriconde Marques (Sapinho) na manhã desta quarta-feira (21/09). Marques era docente da Escola Superior de Educação Física (Esef), onde se formou em 1983.
O velório será no Ginásio da Esef (Rua Luís de Camões, 625), das 15h às 20h desta quarta-feira (21/09). As atividades acadêmicas da Esef estão canceladas nesta quarta (21/09) e quinta-feiras (22/09).
Atuação
Marques possuía graduação em Educação Física pela UFPel, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuava na área de Atividade Física e Saúde relacionada para pessoas com deficiência, atuando principalmente com esporte, atividade física, Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, natação e atividades de aventura. Ele também foi Coordenador da Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODin), na época chamada Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID).
#pratodosverem
Imagem com fundo marmorizado em tons de preto e cinza. No centro acima o título: Capacitismo, com um x na cor vermelha em cima da palavra. Logo abaixo tem um texto que diz: “A CODIn e o NAI vêm a público se manifestar sobre as situações de constrangimento que têm ocorrido com estudantes com deficiência e/ou autismo nas filas de embarque nos ônibus de apoio e de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFPel.” e no canto inferior direito está os logos do NAI, CODIN e da UFPel.
A Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vêm a público se manifestar sobre as situações de constrangimento que têm ocorrido, com muita frequência, com estudantes com deficiência e/ou autismo nas filas de embarque nos ônibus de apoio ou de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFPel.
Neste semestre, nós recebemos diversos relatos de estudantes que são atendidas e atendidos pelo NAI e que têm sido alvos de constrangimento e exposição feitos por colegas estudantes que também usam essas filas. Essas situações, além de causar danos emocionais e sociais, impedem que pessoas com deficiência e/ou autismo acessem o seu direito de atendimento prioritário nos serviços públicos, como a UFPel – um direito que está previsto nas leis federais N° 10.048/2000 e N° 13.146/2015.
Esse tipo de conduta, além de não estar de acordo com o espírito de uma universidade que acolhe e valoriza a diversidade, pode ser entendido como discriminação ou capacitismo – quando há preconceito ou violência contra as pessoas com deficiência e/ou autismo. Diante disso, é importante considerar que nem o autismo e nem todas as deficiências são aparentes, como é o caso da deficiência intelectual e de inúmeras deficiências físicas, como é o caso da ausência de partes do corpo sob a roupa.
Assim, é necessário que a comunidade estudantil, usuária dos ônibus de apoio e dos RUs, tenha o cuidado e a empatia de não fazer pré-julgamentos e exposições indevidas.
A UFPel não tolera qualquer tipo de preconceito, discriminação ou violação de direitos, com os casos de preconceito e/ou capacitismo devendo ser informados diretamente no NAI ou na ouvidoria da Universidade – a ouvidoria pode ser acionada presencialmente, no Campus Anglo, pelo telefone (53) 3284-4098 ou pelo endereço de e-mail ouvidoria.ufpel@gmail.com para que as providências institucionais sejam tomadas.
Por fim, a UFPel solicita que toda a comunidade universitária colabore com o respeito e a promoção dos Direitos Humanos, da cidadania e da inclusão nos espaços institucionais.
Você precisa fazer login para comentar.