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    Notícias
  • PROGRAMA DE TUTORIAS NAI: RENOVANDO ESPERANÇAS E CONQUISTAS…

    Na tarde de quatorze de junho do ano vigente, a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da nossa universidade esteve reunida com seu grupo de tutores e de tutoras do Núcleo, com o objetivo de oficializar a renovação do Programa de tutorias NAI. O Programa de tutorias vem se consolidando como um programa inovador e de suma importância para garantir a permanência e a aprendizagem com qualidade dos acadêmicos com deficiência ou com autismo na UFPel. Por intermédio do Programa de tutorias NAI, acadêmicos com deficiência ou com autismo contam com práticas de tutorias, que visam apoiar pedagogicamente o percurso acadêmico, sendo realizado   por colegas, na maioria das vezes, de mesmo curso de graduação, a partir de orientações da equipe de Atendimento Educacional Especializado – SAEE-NAI.

    A tarde de encontro e de boas-vindas aos novos tutores-bolsistas contou com uma apresentação do Núcleo, estrutura, funcionamento e equipe de trabalho. Também foi apresentado o Programa de Tutorias, finalidades e princípios e, ainda, uma exposição breve acerca da temática das deficiências. Tarde de sala cheia, de expectativas novas, de muito entusiasmo e de parceria reafirmada em prol da inclusão de todas e de todos no Ensino Superior.

     

    Abaixo algumas fotos da reunião.

    #PraCegoVer

    Na foto aparecem várias pessoas, todas sentadas em cadeiras estofadas azuis com apoio de braço. Os participantes da reunião estão sentados em uma roda de conversa em uma sala de aula com paredes brancas. Todos estão bem agasalhados.

    #PraCegoVer

    Na foto aparecem várias pessoas, todas sentadas em cadeiras estofadas azuis com apoio de braço. Os participantes da reunião estão sentados em uma roda de conversa em uma sala de aula com paredes brancas. Todos estão bem agasalhados.

    #PraCegoVer

    Na foto aparecem várias pessoas, todas sentadas em cadeiras estofadas azuis com apoio de braço. Os participantes da reunião estão sentados em uma roda de conversa em uma sala de aula com paredes brancas. Todos estão bem agasalhados.

    #PraCegoVer

    Na foto aparecem várias pessoas, todas sentadas em cadeiras estofadas azuis com apoio de braço. Os participantes da reunião estão sentados em uma roda de conversa em uma sala de aula com paredes brancas. Todos estão bem agasalhados.

  • RETIFICAÇÃO – EDITAL COODEC N° 015 DE 08 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

    Retificação do edital 015 – SAEE – 2018

    A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), torna pública a abertura de inscrições para contratação, por tempo determinado, de profissionais especializados: Psicopedagogo (a) e Educadores (as) Especiais para desenvolver atividades no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

    Edital retificado: Edital-015-Retificacao

  • Convite para palestra LBI – Lei Brasileira de Inclusão

    #PraCegoVer

    Na imagem do convite, no topo, estão os símbolos de acessibilidade em azul. Abaixo está escrito o seguinte: “Convite. As secretarias do Município de Pelotas, através do seu Comitê Gestor e o Conselho da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, convidam as equipes diretivas, orientadores, escolas especiais, associações, assistentes sociais, alunos do setor de construção civil e técnicos da rede a participarem da palestre LBI – Lei Brasileira de Inclusão .” Logo abaixo consta o dia do evento “Dia: 15 de junho”.  A hora “Horário: 13h30”.  E o local “Local: Rua 15 de Novembro, 207 – Câmera de Vereadores”. Na parte de baixo da imagem aparecem as informações para realizar as inscrições “Inscrições de 04 a 13 de junho, pelo e-mail comitegestor.pelotas@gmail.com (nome e instituição)”.

  • Escola de Inclusão da Universidade Federal de Pelotas Convida à todos para a mostra fotográfica “Encantando Você” !

    Fruto da união de esforços dos cursos de Jornalismo da UCPel e UFPel, as fotografias retratam os alunos da Escola de Inclusão, foram realizadas por alunos dos dois cursos, coordenados pelos professores de fotojornalismo Nauro Júnior e Carlos Dominguez.

    As imagens foram captadas no Campus Porto da UFPel, onde a fantasia, sonhos e desejos individuais dos alunos da Escola de Inclusão, ganharam registros dos estudantes de jornalismo.

    Este trabalho é em prol de uma sociedade sem ódio, nem preconceito. Acreditamos que isso é possível.

    A mostra esta sendo realizada na Fenadoce, entre os dias 02 a 17 de junho de 2018.

    Após será exposta no Shopping Pelotas.
  • EDITAL COODEC N° 015 DE 08 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

    A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), torna pública a abertura de inscrições para contratação, por tempo determinado, de profissionais especializados: Psicopedagogo (a) e Educadores (as) Especiais para desenvolver atividades no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

    Confira o edital: Edital-015-SAEE-2018

  • Você é daltônico? O projeto Genética em foco gostaria da sua participação.

    Daltonismo!

    É uma alteração genética ligada ao cromossomo X (isto é, herdada dos pais), na qual o indivíduo normalmente não é capaz de diferenciar o verde do vermelho. É uma caracteristica bem mais comum do que se imagina, atingindo, aproximadamente, 8% da população. Você sabia que os daltônicos podem ter uma visão noturna bem mais apurada em relação àqueles que não são daltônicos?

    Com relação à aprendizagem,  essa caracteristica genética pode trazer alguns transtornos durante as aulas. Por isso foi elaborado o projeto de pesquisa Genética em Foco (COCEPE nº 8406), que tem dentre os seus objetivos avaliar as dificuldades dos alunos daltônicos, dos diferentes cursos de graduação da UFPel,  nas aulas teóricas e práticas e discutir  o uso de metodologias que possam auxiliá-los nos processos de aprendizagem.

    Se voce for daltônico, colabore conosco e responda o questionário no link (https://goo.gl/forms/5lxtusWUfnZwz2AI3) e seja nosso parceiro nesta pesquisa.

  • Chamada de suplentes da seleção de bolsistas de ensino – Edital GR-CID-NAI Nº 01/2018

    Os (as) suplentes chamados (as) para as vagas, abaixo listados, deverão comparecer ao NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão  (Rua Almirante Barroso, 1202/110 – campus II), até quinta-feira, dia 07/06, trazendo os seguintes documentos:

    • Cópia do CPF
    • Cópia do comprovante de conta corrente (somente conta-corrente do (a) próprio (a) aluno (a) – não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança.

     

    SUPLENTES:

    Ciências Biológicas

    • Emily Lopes Caetano

     

    Engenharia

    • Julia Dias Piegas

     

    História/ Filosofia

    • Maria Carolina Padilha de Souza Neta

     

  • RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE ENSINO PARA O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – EDITAL  GR-CID-NAI Nº 1/2018.

    Candidatos (as) selecionados em 1º lugar para as vagas, exceto para as duas vagas da Psicologia, que foram classificados o 1º e 2º lugares, deverão comparecer ao NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão  (Rua Almirante Barroso, 1202/110 – campus II), a partir de segunda-feira, dia 04/06 até dia 07/06 (quinta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 18h, trazendo os seguintes documentos:

    Cópia do CPF e RG

    Cópia do comprovante de conta corrente (somente conta-corrente do próprio aluno – não pode ser conta de terceiros, conjunta ou conta poupança)

    Candidatos aprovados:

    Gestão Ambiental –

    1º Luana Vahl  Cousen

    Ciências Biológicas –

    1º Alexandre Schneid Neutzling

    Suplentes:

    2º Emily Lopes Caetano

    3º Beatriz de Freitas Corrêa

    4º Talis Basilio da Silva

    5º Adriele de Avila Soares

    Psicologia –

    1º Talita dos Santos Mastrantonio

    2º Anne Santos Stone

    Suplente:

    3º Amanda Hartwig

    Pedagogia –

    1º Moises Heres Lemões

    Suplente:

    2º Viviane Xavier Silva

    Engenharia Eletrônica –

    1º Douglas Konrad Renard

    Engenharia –

    1º Bruno Antônio Palmeira Sabará

    Suplentes:

    2º Julia Dias Piegas

    3º Tamires Garcia Ferreira

    Nutrição –      

    1º Deize Elizandra Vieira Fanka

    Suplentes:

    2º Lizia Gomes Fonseca

    3º Mariana Correa Felipe

    Relações Internacionais –

    1º Mylenna Carvalho dos Santos

    Suplentes:

    2º Leticia Alves Silveira

    3º Luiza Guterres Brettas

    4º Rodrigo Mota Fonseca de Oliveira

    5º Vitória Ribeiro Borgelt

    História/ Filosofia –

    1º Sinara Veiga Faustino

    Suplentes:

    2º Maria Carolina Padilha de Souza Neta

    3º Stefanie Gruppelli Kurz

    4° Thales Roberto Barbosa Rodrigues

    5º Rafael Martins Duarte

    6º Matheus Kleinicke Rossales

    7º Gabriel da Fonseca Gazal

    Antropologia –

    1º Felipe Severo Sabedra Sousa

    Suplentes:

    2º Fabíola Peres de Souza

    3º Eduarda Budelon Vieira

    Educação Física –

    1º Francine Santos Fontoura

    Cinema e Animação –

    1º Cassiano Teixeira Rocha

    Suplentes:

    2º Esley Andrade Rodrigues

    3º Natália Junqueira Botelho de Azevedo

    4º Júlia Leite Teixeira

    5º Élica Daiana Ferreira Carvalho

    6º Yadni da Silva Cabral

  • CHAMADA DE TRABALHOS – Revista RevAIES

    Cartaz chamada de trabalhosDescrição do cartaz #pracegover: Banner de fundo azul. Na parte superior, alinhado à direita, um retângulo branco destaca o nome da revista: RevAIES – Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. Ao lado os logotipos da Universidade Federal de Pelotas e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Ao centro, em caixa alta e letras brancas se lê: CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES. Revista Científica com Acessibilidade. Abaixo, alinhado à esquerda, outro retângulo lilás destaca mãos que sinalizam o nome da revista.  Ao lado está a imagem de um vídeo com uma tradutora/intérprete sinalizando. Na parte inferior encontra-se o link: wp.ufpel.edu.br/nai/revaies

     

     

     

     

     

     

     

    Prezados profissionais que trabalham na área da acessibilidade e da inclusão na Educação,

    em Libras

    É com prazer que comunicamos o lançamento da Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior (RevAIES), previsto, inicialmente, para o mês de agosto de 2018. Será uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que buscará promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. A RevAIES visa a dialogar, com interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

    A RevAIES propiciará livre acesso ao público e avaliação cega por pares dos trabalhos a ela submetidos. Receberá trabalhos em fluxo contínuo e tem como meta a indexação em bases de dados e no DOI. A publicação terá compromisso com a qualidade científica e a acessibilidade de suas publicações.

    Interessados em submeter trabalhos para o primeiro número da RevAIES deverão consultar o sítio do NAI wp.ufpel.edu.br/nai/revaies/ para maiores informações.

     

    Atenciosamente,

    Conselho Editorial