Defesa de Dissertação

Metodologias em arte e educação desenvolvidas ao sul do Brasil:

un Sur adelante

Esta dissertação reflete sobre a arte e a educação desenvolvidas ao sul do Brasil, mais precisamente no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, unidade acadêmica com uma produção significativa em extensão desde seus primórdios, ainda quando chamava-se ILA – Instituto de Letras e Artes. São abordadas questões que atravessam diferentes tempos e sujeitos, pretendendo aproximações rizomáticas entre o campo da arte e da educação, bem como da universidade e da cidade e consequentemente da arte e da vida. O foco do trabalho reside na análise entre ações artísticas e educacionais que reverberam no espaço urbano, para isso, são analisados as proposições artísticas de Luis Camnitzer, El museo es una escuela (2011-2016) e de Pablo Helguera, Escuela Panamericana del Desasosiego, (2003-2011). Como estudo de caso acerca das metodologias ao sul do Brasil, são abordadas as identidades docentes e narrativas com foco na extensão, dos professores-artistas do Centro de Artes da UFPel, José Luiz de Pellegrin e Nádia da Cruz Senna. São analisadas ações de Nádia e Pellegrin que colocam em primeiro plano uma atuação para além do espaço de sala de aula e muros institucionais. As análises mostram que as metodologias e o ensino da arte desenvolvido ao sul do Brasil estão pautados em uma atuação ético-estético-social, ocorrendo de forma colaborativa, visando uma integração com a comunidade citadina de Pelotas. Através das análises, ressaltou-se o circuito ininterrupto de ensino-pesquisa-extensão nas práticas de tais docentes, algo característico das ações da própria UFPel.

Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/urs-63v-6v7

Publicado em 30/05/2022, na categoria Sem categoria.