Início do conteúdo
    Novidades
  • 2. Jogo das Três Cartas

    2.1 Conceito

     

    Este jogo auxilia a compreender a estrutura do sistema de numeração decimal, a aprender a sequência numérica e a fazer comparação de quantidades.

     

    2.2 Montagem

     

    Confeccionar cartas numeradas de 0 à 9, em um total de três com cada algarismo, para cada grupo.

     

    2.3 Uso

     

    Montam-se grupos de quatro jogadores, entre eles, um será o carteador do grupo. O carteador embaralha as cartas e entrega três delas para cada componente do grupo, sem olhar quais são. É dada a ordem seguinte: formem o maior número possível com as cartas qeu receberam. Após formar o número com as caras, os componentes do grupo conferem para ver quem formou o maior número. Suponhamos que cada componente tenha recebido três cartas e que um jogador esteja com as cartas : 3,0 e 9. Ele pode compor o número 930. E assim por diante. Ganha o grupo que conseguir marcar o maior número de pontos ao final de 10 jogadas.

  • Trilha da divisão

     

     

    1.1 Conceito

     

    Este jogo auxilia o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para a resolução de operações de divisão e a reconhecer em quais situações teremos ou não resto e qual é o resto em cada uma das divisões.

     

    1.2 Montagem

     

    Para a realização do jogo são necessários: tabuleiro para a trilha, cartas contendo as seguintes divisões.

     

    14 /7   20/5     36/6     16/2     55/9     24/7

    43/6     64/9     74/8     83/9     33/4     50/8

    14/3     27/8     48/9     59/7     19/4     20/3

     

    1.3 Uso

     

    Embaralhar as cartas com as faces voltadas para baixo. Cada jogador sorteia uma carta na sua vez, resolve a divisão e recoloca a carta no monte . O jogador avança na trilha casa a casa a partir do resto das divisões que fizer. Se um jogador cair na mesma casa que seu oponente, ele deve voltar duas casas. Se o resto for zero, fica onde está até sortear uma carta que lhe permita avançar.

     

  • LIFE – LAM

    O Laboratório Virtual Multilinguagens é parte do projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.

    O LIFE – Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores, da CAPES, consiste na união de subprojetos que visam

      promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação – TICs e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.(EDITAL LIFE, 2012)

    O Programa é composto por três subprojetos, propostos por diferentes áreas do conhecimento: (a) Brinquedoteca, pela Pedagogia, em conjunto com Artes Visuais, Ciências Biológicas, Dança e Teatro. (b) Laboratório de Ensino de Biologia e de Química, pela Biologia e Química. (c) Laboratório Multilinguagens, pela Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Pedagogia a Distância, Formação de Professores em Língua Espanhola, em conjunto com História e Filosofia.

    O LIFE conta com financiamento da CAPES, já em execução, para compra de material permanente, e é parceiro de outros programas da CAPES, como PET, PIBID, UAB, NOVOS TALENTOS e outros para o apoio de material de consumo. Em sua natureza, o LIFE busca apoiar e capacitar diferentes ações e projetos das licenciaturas envolvidas.

    O LVM é parte do LAM – Laboratório Multilinguagens, e visa divulgar materiais e metodologias aplicadas ao Ensino de Matemática, História, Filosofia, Língua Espanhola e outras áreas que componham os cursos de Pedagogia e Educação do Campo.