Laboratório Virtual Multilinguagens

Coordenação: Prof.a Rita Ramos

Bolsista de Ensino:

O projeto Laboratório Virtual Multilinguagens LVM visa a produção de vídeos de ensino das diversas áreas para a Educação Básica.
A primeira edição do projeto ocorreu em 2012, com a instauração do Canal do Laboratório Virtual Multilinguagens no Youtube, com a participação de estudantes dos cursos de Matemática, Pedagogia, Cinema de Animação, Design Digital, dentre outros que de forma multidisciplinar constittuíram um portal que possibilitou aos estudantes dos cursos a distância e à comunidade escolar o acesso a oficinas didáticas.

O portal está disponível no Canal https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117 e é acessado regularmente.
Com técnicas novas de roteirização, edição e disseminação de vídeos, a reconfiguração do LVM modernizará a produção, de modo a divulgar propostas científicas da atualidade a um público cada vez mais engajado nas redes, além de proporcionar aos estudantes e professores participantes do projeto uma prática inovadora de construção de conhecimento.

Os objetivos do LVM são: Disseminar a produção acadêmica mediante laboratório virtual multilinguagens, através de um site que contenha vídeos de produção, histórico e utilização de jogos e diversos materiais que envolvam matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais.

O LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens possui caráter interdisciplinar, pois visa promover vídeos nos quais são gravadas oficinas didáticas, geradas a partir de produção de material de apoio pedagógico, com orientação para a prática docente envolvendo pesquisa em desenvolvimento infantil, do raciocínio lógico-matemático nos diferentes níveis de ensino, da relação com os processos de aprendizagem de língua estrangeira, bem como nos processos que envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer.

• Reuniões periódicas de elaboração de roteiros;
  • construção do site;
  • pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
  • elaboração de roteiros;
  • elaboração de materiais;
  • filmagem de vídeos;
  • alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress); wp.ufpel.edu.br/lvm
  • alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
  • divulgação à comunidade dos vídeos;Divulgação no Canal do Youtube do LVM: https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117
  • Disseminação dos vídeos nas diferentes redes sociais

Espera-se que o Laboratório Virtual Multilinguagens sirva de apoio ao planejamento de aulas de estudantes dos cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, bem, como à Comunidade em geral, que se interessar por construção de conceitos de matemática, ciências, história, filosofia e diversas ciências estudadas nos anos iniciais.

Grupo de Estudos e Pesquisas na Área da Matemática

Coordenação: Prof.a Silvia Wendt

Coordenação Adjunta: Prof.a Rita Ramos

O Grupo de Estudos e Pesquisas na Área da Matemática (GEPAM) vem ao encontro das necessidades dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, a distância e/ou presencial, auxiliando na formação de grupos de estudos, promovendo a interação entre os colegas e o envolvimento nas atividades didático acadêmicas. A realização de tais atividades, contribuirá para motivar a permanências dos alunos no curso, diminuindo os índices de evasão.

O GEPAM tem por objetivo promover uma formação docente mais qualificada, com encontros semanais para estudos e discussões de conteúdos de Matemática, bem como, assuntos referentes à educação desta área.

Considerando a necessidade dos alunos do curso na modalidade a distância e/ou presencial, de realizar discussões e estudos para o aprofundamento de seus conhecimentos, propõe-se a criação de grupos sistematizados de estudos, que possibilitará as trocas e reflexões sobre as temáticas por eles elencadas, auxiliando na formação integral do futuro docente.

O GEPAM realiza:

• Reuniões semanais organizadas pelo líder do grupo e/ou pelos colaboradores do mesmo.
  • Construção de material instrucional de Matemática a partir da necessidade dos participantes e das pesquisas realizadas.
  • Resolução de atividades, problemas e desafios matemáticos, de acordo com os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas nos quais os participantes encontraram dificuldades de aprendizagem.
  • Elaboração, organização e implementação de oficinas didáticas no polo, com a participação dos estudantes e comunidade local.
  • Leitura e reflexão de textos relacionados à Matemática e à Educação no geral.
  • Construção de um blog, onde os lideres de cada grupo/polo irão registrar semanalmente as aprendizagens construídas em cada encontro.
  • Produção de artigo(s) científico(s) sobre a prática do grupo de estudos na formação do acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e/ou presencial, de temáticas estudadas no grupo, divulgando o trabalho desenvolvido.
  • Promover encontro reunindo os grupos, na sede ou por região de proximidade dos polos, para apresentação dos trabalhos produzidos (artigos, relatos de experiência, oficinas, …).

Espera-se que o grupo de estudos em Matemática possa auxiliar os alunos dos Cursos de Matemática a distância e presencial em suas dificuldades, servindo de apoio a construção do conhecimento individual de cada estudante e que promova por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos Cursos.