HEDUCA

    O Grupo de pesquisa HEDUCAHistória e Educação: textos, escritas e leituras –, vinculado ao Laboratório de Ensino de História -, situa-se na fronteira dos conhecimentos históricos e educacionais, desenvolvendo pesquisas acerca da circulação e dos usos públicos da história, nos diferentes espaços e instituições sociais. As investigações realizadas dialogam com os campos de pesquisa da História do Ensino de História, da Didática da História, da História do Livro e da Leitura e da História Digital. Como via de entrada para compreender os usos públicos da história, privilegia-se abordagens que tomem os textos, as escritas e as práticas de leitura em formato impresso e digital.

    O grupo é liderado pela Profa. Dra. Lisiane Sias Manke e pelo Prof. Dr. Wilian Bonete. Mantém reuniões periódicas para estudo e discussão de bibliografias que tangenciam as pesquisas realizadas no grupo.

                    Contato:

lisianemanke@yahoo.com.br

wjbonete@gmail.com

 

Mais informações:

https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u5174

 

Projetos vinculados:

Programa Laboratório de Ensino de História – LEH/UFPel

Portal Clio HD https://wp.ufpel.edu.br/cliohd/sobre-cliohd/

 

Participantes e pesquisas desenvolvidas

 

Krisley Hepp Decker

CV: http://lattes.cnpq.br/0483217620070842

Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ – 2023/2024), atua no projeto de pesquisa: “Práticas de leitura e escrita em aulas de história:  estratégias de intervenção para o desenvolvimento da competência histórica dos estudantes”.


Mara Inês Alflen

CV: http://lattes.cnpq.br/4350240431155607

Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS – 2022/2023), atua no projeto de pesquisa: “Os jornais estudantis em Sergipe (1874-1959): práticas educativas pela ótica dos discentes do secundário”.


Thayná Luiza Uhde Dalsasso

CV: http://lattes.cnpq.br/2747288976369705

Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ – 2023/2024). Atua na coletas de fontes e objetos digitais para o Portal Clio HD e desenvolve o seguinte projeto de pesquisa: “Questões de gênero nas mídias digitais e os desdobramentos no ensino de História”.


 Arthur Garcia Betemps

CV: https://lattes.cnpq.br/7825184324339975

Bolsista de extensão no projeto do podcast Cata-Ehventos de divulgação científica na área de ensino de História e colaborador do Portal Clio HD, atua na coleta de fontes sobre os conflitos contemporâneos, mais especificamente no sub-eixo: Rússia e Ucrânia. Desenvolve uma pesquisa que visa compreender, através do conflito bélico, a expansão e consolidação da extrema-direita e do neonazismo nos espaços pós-soviéticos.


Maria Portilho Bagesteiro

CV: http://lattes.cnpq.br/6826993127523625

Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ – 2022/2023). Atuou na coletas de fontes e objetos digitais para o Portal Clio HD e desenvolveu a pesquisa que resultou no seguinte trabalho de conclusão de curso: “Narrativas revisionistas e negacionismos históricos no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022): uma análise a partir das mídias digitais”.


 Larissa Azevedo da Silva

CV:http://lattes.cnpq.br/6053524075920321

Graduação em História Licenciatura em andamento na universidade Federal de Pelotas onde pesquisa sobre a Literatura e sua relação com a consciência histórica e as aulas de História, Bolsista do Residência Pedagógica (CAPES), membro do Grupo de pesquisa HEDUCA – História e Educação: textos, escritas e leituras (CNPq).


Sofia Giglio Pires

CV:  http://lattes.cnpq.br/1465402307518620

Graduação em História Licenciatura em andamento na universidade Federal de Pelotas onde pesquisa sobre a construção de jogos de tabuleiro para o ensino de História, também é Bolsista do Residência Pedagógica (CAPES), membro do Grupo de pesquisa HEDUCA – História e Educação: textos, escritas e leituras (CNPq).


Amanda Nunes Moreira  

CV: http://lattes.cnpq.br/4027552095161043

Investiga a formação da consciência histórica de jovens de 17 anos a 19 anos, considerando os processos de construção desse conhecimento em espaços de socialização. A pesquisa está situada no campo teórico da Didática da História, e em termos metodológicos dialoga com a Sociologia à escala individual.  


Fábio Alexandre da Silva

CV: http://lattes.cnpq.br/4451831396065889

Estuda em sua tese de doutorado, realizada no PPGH/UFPel, as concepções de ditadura em livros didáticos de História, considerando os 21 anos do regime civil militar brasileiro pela ótica da historiografia didática e da historiografia acadêmica.


Natiele  Mesquita

CV: http://lattes.cnpq.br/4679998903344562

Estuda em sua tese de doutorado, realizada no PPGH/UFPel, a influência das redes sociais, publicidade e monopólio da indústria digital para a formação da consciência histórica de jovens do Ensino Fundamental, considerando o colonialismo digital e a acumulação primitiva de dados.


 

Danilo de V. Ferreira

CV: http://lattes.cnpq.br/5016045576612710

A tese desenvolvida por Danilo no PPGH/UFPel, busca compreender  a música enquanto elemento constituidor de identidade e formador de competências históricas, especialmente ao analisar  a consciência histórica de indivíduos ligados à produção cultural do hip-hop. 

 

Lilian Lafuente

CV: http://lattes.cnpq.br/9360331635120019

A pesquisa da mestranda tem como objetivo analisar a constituição do acervo de livros do projeto de remição pela leitura chamado “Carrinho da leitura”, desenvolvido em ambiente prisional, de modo a compreender as maneiras de ler e a apropriação das leituras, por pessoas privadas de liberdade.


Jairo Paranhos da Silva

CV: lattes.cnpq.br/5239549649730657

Doutorando no PPGH/UFPel onde desenvolve pesquisa que investiga a história de um livro escrito e publicado no século XIX. A tese se desenvolve na perspectiva teórica da História dos Livros e da Leitura e, a partir do referencial metodológico do “Circuito das Comunicações” de Robert Darnton. O livro cuja historicidade e especificidades de circulação/distribuição se examina é o relato de viagens, escrito pelo autor francês François-Auguste Biard, nomeado Deux annés au Brésil, publicado pela primeira vez em 1862. 


Rodrigo Tresoldi Giovanaz 

CV: http://lattes.cnpq.br/4910452066371925

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em História – UFPEL (2023). É professor do magistério público do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisa na área de História, com ênfase nos temas Ensino de História, formação docente, identidades docentes, reformas educacionais.


Alvanir Ivaneide Alves da Silva

CV: http://lattes.cnpq.br/1148619985538727

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em História – UFRPE, onde tem desenvolvido pesquisa na área de Ensino de História e Tecnologias Digitais, e como temática investiga sobre Museus Virtuais e suas contribuições para o Ensino de História, com foco para anos finais do Ensino Fundamental.