Sobre o Portal CLIO HD

O que é o Portal Clio HD?

O projeto nasceu durante o ano de 2022, a partir de discussões gestadas no âmbito do grupo de pesquisa  “HEDUCA: História e Educação – textos, escritas e leituras” (CNPQ) e do “Laboratório de Ensino de História (LEH), situados no departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenado pelos docentes: Lisiane Sias Manke e Wilian Junior Bonete. O objetivo central é constituir um acervo de fontes e objetos digitais para o desenvolvimento de pesquisas e para o trabalho com o ensino de História nas escolas. Temos percebido cada vez mais a presença de fontes digitais no universo do historiador e existem inúmeras demandas sobre procedimentos metodológicos, sobre os novos debates teóricos e as possibilidades do uso dessas fontes na investigação histórica e nos processos de aprendizagem histórica.

Desse modo, o Portal CLIO HD conta, atualmente, com 5 (cinco) eixos temáticos de coleta de fontes, a partir de um recorte temporal que inicia-se em 2019 e segue até o presente:

  • Conflitos contemporâneos.
  • Educação.
  • Direitos Humanos.
  • Diversidade.
  • Negacionismos históricos e científicos.

 

Como é feito o processo de coleta e o tratamento das fontes digitais?

O Portal CLIO HD não se apropria dos conteúdos publicados na internet ou no ciberespaço. O trabalho da equipe é fazer a curadoria das publicações relevantes, em cada eixo, de modo a preservar digitalmente essas publicações, uma vez que sabemos dos riscos das páginas estarem indisponíveis no futuro. Portanto, o/a pesquisador/a será redirecionado para o link e página original.

E se o link ou página estiverem indisponíveis?

Se o link ou a página consultada não estiverem disponíveis, o/a pesquisador/a poderá utilizar o link alternativo (disponível na planilha do Excel) que redirecionará para um arquivo em PDF da publicação. Outra alternativa é  consultar o website https://archive.org/, cuja finalidade é salvaguardar os links para que estejam acessíveis no futuro.

O que irei encontrar no Portal Clio HD além das fontes digitais?

Além das fontes digitais catalogadas por eixos temáticos, o Portal Clio HD contempla espaços para a divulgação de diferentes livros, artigos, dossiês e objetos digitais como podcast, vídeos, hipertextos, softwares educacionais, jogos, dentre outros links que podem ser utilizados para a realização de práticas de ensino de História. 

Como é composta a equipe do Portal Clio HD?

A equipe é constituída por docentes do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), estudantes de graduação da mesma universidade, de mestrandos e doutorandos e colabores de outras instituições de ensino, e reúne-se periodicamente para debater textos e teorias sobre História Digital, Humanidades Digitais e Ensino de História.

Se você deseja colaborar com o projeto e participar do grupo de discussões, entre em contato pelo e-mail: acervodigital.lehufpel@gmail.com