Artigo novo publicado – Fontes digitais e a organização da pesquisa em História

Confira o mais novo artigo escrito pelo professor Dr. João Júlio Gomes dos Santos Júnior, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sobre o conceito de fontes digitais e suas relações com a pesquisa histórica.

Acesse aqui.

 

Inauguração da seção: Artigos Clio HD

É com muita satisfação que anunciamos que o Portal Clio HD passará a contar com uma coluna intitulada Artigos Clio HD. O objetivo é divulgar textos,  resenhas, ensaios e outros materiais referente ao ensino e a pesquisa em História e suas relações com as tecnologias digitais. A seção contará com contribuições dos colaboradores do Portal e convidados.

O primeiro artigo dessa seção é da pesquisadora Alvanir Alves intitulado: Museus virtuais: o que são? Onde acessar? Por que usá-los no ensino de História? Acesse aqui.

Se você tem interesse em colaborar com materiais para esta seção, envie um e-mail para: wjbonete@gmail.com

O Portal Clio HD agora conta com o apoio do PPGH/UFPEL

É com muita alegria que comunicamos que o Portal Clio HD conta agora com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH da Universidade Federal de Pelotas / UFPEL. O apoio é fundamental, uma vez que as ações de pesquisa realizadas pela equipe do projeto estão alinhadas principalmente com a linha 4 – Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos.

Além disso, o Portal Clio HD reafirma o seu compromisso com a pesquisa em História, e especificamente com a História Digital , as Humanidades Digitais e o Ensino de História.

 

Acesse:  https://wp.ufpel.edu.br/ppgh/linhas-de-pesquisa/

 

Publicado em 22/11/2023

 

Publicações da equipe. Confira!

Olá pessoal,

Adicionamos uma nova seção, no Portal Clio HD, com as publicações de nossa equipe.  Muitos dos trabalhos versam sobre as análises e reflexões feitas a partir da coleta dos dados para o Portal, e outras estão relacionadas as questões teórico-metodológicas que envolvem a pesquisa em História Digital. Todos os materiais são de acesso aberto.

As produções podem ser acessadas em: https://wp.ufpel.edu.br/cliohd/publicacoes-da-equipe/

Publicado em 22/11/2023

Novas fontes catalogadas

Olá prezados/as pesquisadores/as, 

 

É com grande satisfação que anunciamos que o Portal Clio HD conta com novas fontes já catalogadas a partir dos diferentes eixos que compõe o projeto. Neste momento o Portal está se aproximando das 300 fontes catalogadas.

Além disso, já estão disponíveis artigos, dossiês, livros de acesso aberto e links de museus virtuais. Acesse !

Publicado em: 21/10/2023

Compilação de livros e dossiês

É com grande alegria que divulgamos a realização de uma compilação inicial de livros e dossiês relacionados à História Digital, Ensino de História e a pesquisa histórica. Confira tudo isso na seção História Digital e Ensino de História (Cliquei aqui)

Em tempo, convidamos a todas e todos a navegarem pelos demais itens para conhecer a proposta do Portal Clio HD.  Alguns itens ainda estão em fase de construção.

Boa leitura!