Prof. Victor Gonçalves é agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho

O Docente Permanente do PPGFis Prof. Victor Barros Gonçalves foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho, especificamente como Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia. Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 visa reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Anualmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), agracia Pesquisadores Destaques como um reconhecimento a uma carreira brilhante na pesquisa científica desenvolvida no Estado do Rio Grande do Sul.

O Prof. Victor Gonçalves é professor da UFPel desde 2002 e no momento atua como professor visitante na Universidade de Münster – Alemanha. Desenvolve pesquisa básica que visa compreender melhor a estrutura microscópica da matéria através de processos de colisão no Grande Colisor de Hádrons e nos Observatórios Auger e IceCube. Além disso, tem pesquisado a descrição de objetos compactos, como estrelas de nêutrons, e a evolução do Universo desde o Big Bang até os dias atuais. Nos últimos anos contribuiu para as proposições dos futuros aceleradores FCC, LHeC e EIC a serem instalados no CERN/Suíça e no BNL/EUA. Mais recentemente, foi coautor da proposição do experimento Forward Physics Facility que visa ampliar nossa compreensão do Modelo Padrão da Física de Partículas e evidenciar possíveis sinais de uma Nova Física.

Sobre a premiação, o Prof. Victor fala “É com grande orgulho que recebo esta honraria, dado o número de pesquisadores altamente qualificados que atuam na área de Física e Astronomia no Rio Grande do Sul. Entendo que a minha indicação e escolha é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por estudantes e professores do Grupo de Altas e Médias Energias junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel em colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais”.

Autor(a): José Rafael Bordin. Professor do Departamento de Física, IFM.

Publicado em 23/09/2022, na categoria Notícias.