• Física e Matemática
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Derivadas

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, disponibilizou as inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Derivadas.

    Os conteúdos revisados neste módulo serão os seguintes: Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.


    Estão sendo oferecidas 6 (seis) turmas, cada uma com 50 (cinquenta) vagas, nos seguintes dias e horários:

    Turma 1: Segunda-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 05/02)

    Turma 2: Segunda-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.  
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 05/02)

    Turma 3: Terça-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.  
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 06/02)

    Turma 4: Terça-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.  
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 06/02)

    Turma 5: Sábado das 08:00 às 12:00. 
    Local: Sala 206 do Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 10/02)

    Turma 6: Sábado das 08:00 às 12:00. 
    Local: Sala 208 do Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 10/02)

    A duração deste módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.

    O coordenador do projeto GAMA, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação visa potencializar o aprendizado nos conteúdos de derivadas de funções reais de uma variável real através de revisão da parte teórica e aulas de exercícios.

     
    As inscrições vão de 09/01/18 até 31/01/18 e a relação de estudantes contemplados será divulgada no dia 02/02/18.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

  • Projeto GAMA divulga turma para o Segundo Encontro de Cálculo 3 de 2017/1

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Ensino (PRE) divulga a turma para o Segundo Encontro de Cálculo 3 de 2017/1, que ocorrerá neste sábado (16/12/17) das 8:00 às 12:00 na sala 208 do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro – Pelotas).

    O Segundo Encontro de Cálculo 3 será ministrado pelo monitor João Inácio Bezerra, acadêmico do curso de Engenharia da Computação e bolsista do GAMA, e acompanhado pela professora doutora Rejane Pergher, do Departamento de Matemática e Estatística da UFPel.

    A relação completa com os acadêmicos e as respectivas turmas está disponível na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Projeto GAMA abre inscrições para Segundo Encontro de Cálculo 3

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o Segundo Encontro de Cálculo 3.

    A disciplina de Cálculo 3 aborda conceitos de cálculo (tais como limites, derivadas e integrais) para funções de várias variáveis e funções vetoriais, sendo de extrema importância para vários cursos, especialmente cursos de exatas e engenharias.

    Segundo a professora Rejane Pergher (DME/IFM), colaboradora permanente do GAMA e coordenadora dos Encontros, os conceitos abordados nesta disciplina são de extrema importância e configuram, com bastante frequência, como pré-requisito para várias disciplinas posteriores (tanto básicas quanto profissionalizantes). Esta atividade, segundo ela, visa potencializar o aprendizado de tais conceitos.

    Os conteúdos revisado neste encontro serão: Derivadas e Integrais de Funções de Duas Variáveis.

    O Segundo Encontro de Cálculo 3 ocorrerá no sábado (16/12/17) das 8:00 às 12:00 na sala  208 do Campus II.

    Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas.

    As inscrições vão de 11/12/17 até 14/12/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 15/12/17.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

  • Projeto GAMA divulga turmas para Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo de Funções Trigonométricas

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Ensino (PRE) divulga a relação de turmas para as Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo de Funções Trigonométricas.

    A relação completa com os acadêmicos e as respectivas turmas está disponível na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.