Início do conteúdo
  • Física e Matemática
    Notícias
  • GAMA abre inscrições para turmas on-line de revisão de matemática e uma turma presencial aos sábados pela manhã

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e a PRE – Pró-Reitoria de Ensino da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, abriu inscrições para duas turmas no formato on-line de Matemática Básica II e Funções, e uma turma presencial de Matemática Básica II que ocorrerá no turno da manhã, em três sábados, totalizando 6 aulas, no campus II.

    Mais informações e inscrições para as turmas estão disponíveis na página do GAMA (aqui).

    O projeto GAMA convida todos(as) os interessados (as) a se inscreverem no canal do projeto no YOUTUBE (aqui), onde foram disponibilizadas mais de 200 videoaulas de conteúdos de Matemática Básica, Geometria Analítica, Funções, Trigonometria, Exponenciais e Logaritmos, Limites, Derivadas e Integrais.

    Autor(a): Rejane Pergher, coordenadora do projeto GAMA e professora do Departamento de Matemática e Estatística, IFM.

  • EDITAL N.º 01/2023 – COORDENADOR DE CURSO – CLMD – Curso de Licenciatura em Matemática a Distância

    A Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na UFPel (UAB/UFPel) e o Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna pública, a data de abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga e de cadastro de reserva para BOLSISTAS que poderão atuar na COORDENAÇÃO DE CURSO no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel).

    >> Período de inscrições: 03/01/2023 a 03/02/2023 <<

    Edital 01/2023

    Anexo I – Ficha de inscrição

    Anexo II – Avaliação do Currículo

    Anexo III – Recursos

    Link para inscrição

    Autor(a): Sílvia Prietsch Wendt, Professora do Departamento de Educação Matemática/IFM

  • Aberta Seleção Regular 2023/01 no PPGFís

    O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFís) divulga os Editais de Seleção Regular 2023/01 para ingresso nos níveis de Mestrado e Doutorado. O PPGFís possui 3 Linhas de Pesquisa: Matéria Condensada, Plasmas e Altas e Médias Energias, com pesquisas que vão desde o entendimento básico do que forma a matéria e o Universo à compreensão teórica e experimental da matéria a nível nano e macroscópico. Quer saber mais? Confere as Linhas de Pesquisa, os nossos Docentes, tira as dúvidas em pgfisica.ufpel@gmail.com e se candidata!

    O QUE: Seleção de Alunos Mestrado e Doutorado 2023/01

    QUANDO: Inscrições de 02 a 31 de Janeiro de 2023

    QUEM: Poderão inscrever-se como candidatos os portadores de título de Mestre em Física ou áreas afins

    POSSIBILIDADE DE BOLSA CAPES!

    Autor(a): José Rafael Bordin, Professor do Departamento de Física/IFM

  • Professores aposentados em 2022 são homenageados em confraternização do IFM

    No dia 1º de dezembro desta ano (quinta-feira), professores e técnicos administrativos do IFM organizaram uma confraternização para homenagear dois docentes do Departamento de Matemática e Estatística (DME), recentemente aposentados: Sérgio Luiz Cardoso de Oliveira e Carlos Antônio Pereira Campani. Na ocasião, os homenageados receberam placas comemorativas em gratidão por suas inestimáveis contribuições ao Instituto e aos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

    Fonte: Soares, 2022.

    Fonte: Athayde, 2022.

    Fonte: Kneib, 2022.

    O Prof. Sérgio de Oliveira possui graduação em Bacharelado em Matemática (1977) e mestrado em Matemática (1982) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ingressou na UFPel em 4 de abril de 1987 e aposentou-se em 25 de fevereiro deste ano, prestes a completar 35 anos de trabalho, como professor adjunto (nível 4). Nesse período, ministrou disciplinas das áreas de matemática pura e aplicada para cursos de graduação da Instituição. Também foi Chefe do DME de 2010 a 2013.

    Já o Prof. Carlos Campani possui graduação em Engenharia Elétrica (1985), mestrado (1991) e doutorado em Ciências da Computação (2005) pela UFRGS. Ingressou na UFPel em 24 de janeiro de 1994 e aposentou-se em 30 de novembro deste ano, prestes a completar 29 anos de trabalho, como professor associado (nível 4). Nesse período, ministrou disciplinas das áreas de matemática e computação para cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. Também foi Chefe do extinto Departamento de Matemática, Estatística e Informática (1998 a 1999), Subchefe do DME (2015 a 2017) e Coordenador do Curso de Ciência da Computação (2007 a 2008), quando esse curso ainda era lotado no IFM. Além disso, foi assessor do Prof. Carlos Rogério Mauch, Vice-Reitor da UFPel em 2013.

    A Direção do IFM felicita esses professores. Esperamos que desfrutem, com saúde e harmonia, de suas merecidas aposentadorias. No entanto, desejamos também que retornem ao Instituto,  quando oportuno, para compartilhar conhecimentos e confraternizar com a nossa comunidade acadêmica.

    Autor(a): Direção do IFM

%d blogueiros gostam disto: