Início do conteúdo
  • Física e Matemática
    Notícias
  • Aberto Edital Extra II de Seleção de Doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel informa que as inscrições ao Exame de Seleção Extraordinário para o Curso de Doutorado em Física estarão abertas no período de 05 de Outubro de 2022 a 23 de Outubro de 2022, com ingresso previsto para novembro de 2022, e deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail: pgfisica.ufpel@gmail.com (Saiba +).

    Autor(a): José Rafael Bordin, Professor do Departamento de Física/IFM

  • IFM marcou presença na Mostra de Cursos da UFPel

    Ontem (28/09/22) os cursos presenciais do IFM marcaram presença na VI Mostra de Cursos da UFPel. Esse evento convida estudantes, escolas e a comunidade em geral da região sul do estado do Rio Grande do Sul a participar da vida acadêmica da Instituição. Ao longo do dia, professores, técnicos e alunos da UFPel interagiram com os visitantes para mostrar um pouco do que, de melhor, é promovido pelos cursos de graduação da Instituição.

    Os estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física demonstram algumas leis da física através de experimentos.

    Fonte: Simões Junior (2022).

    Já os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática utilizaram jogos para exemplificar como a lógica matemática pode resolver, de forma simples, desafios aparentemente complexos.

    Fonte: Soares (2022).

    Além de tudo isso, os visitantes também receberam informações sobre as formas de ingresso e programas de auxílio estudantil da UFPel, como os auxílios para alimentação, moradia e transporte.

    A nossa comunidade acadêmica espera ter motivado o interesse dos estudantes pelos cursos de Física e Matemática da UFPel, em especial daqueles que estão concluindo o ensino médio, e, consequentemente, aumentar o número de ingressos nos próximos processos seletivos.

    Fonte: Simões Junior (2022).

    Autor(a): Direção do Instituto de Física e Matemática/IFM

  • Aberto Edital de Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Física

    Encontra-se aberto o Edital N.º 174/2022 referente ao Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Física/PPGFis da UFPel. O Professor Visitante deverá ser Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq ou apresentar uma produção acadêmica relevante e compatível com o requisito para ser Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq, podendo ser contratado como Professor Visitante 1, para Doutores com pelo menos 10 anos de experiência acadêmica comprovada, Professor Visitante 2, para Doutores com pelo menos 5 anos de experiência acadêmica comprovada, ou Professor Estrangeiro. O Professor Visitante deverá desenvolver pesquisa em uma das Linhas de Pesquisa do PPGFis, atuando também como orientador e ministrando disciplinas (Saiba +).

    Autor(a): José Rafael Bordin, Professor do Departamento de Física/IFM

  • Prof. Victor Gonçalves é agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho

    O Docente Permanente do PPGFis Prof. Victor Barros Gonçalves foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho, especificamente como Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia. Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 visa reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Anualmente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), agracia Pesquisadores Destaques como um reconhecimento a uma carreira brilhante na pesquisa científica desenvolvida no Estado do Rio Grande do Sul.

    O Prof. Victor Gonçalves é professor da UFPel desde 2002 e no momento atua como professor visitante na Universidade de Münster – Alemanha. Desenvolve pesquisa básica que visa compreender melhor a estrutura microscópica da matéria através de processos de colisão no Grande Colisor de Hádrons e nos Observatórios Auger e IceCube. Além disso, tem pesquisado a descrição de objetos compactos, como estrelas de nêutrons, e a evolução do Universo desde o Big Bang até os dias atuais. Nos últimos anos contribuiu para as proposições dos futuros aceleradores FCC, LHeC e EIC a serem instalados no CERN/Suíça e no BNL/EUA. Mais recentemente, foi coautor da proposição do experimento Forward Physics Facility que visa ampliar nossa compreensão do Modelo Padrão da Física de Partículas e evidenciar possíveis sinais de uma Nova Física.

    Sobre a premiação, o Prof. Victor fala “É com grande orgulho que recebo esta honraria, dado o número de pesquisadores altamente qualificados que atuam na área de Física e Astronomia no Rio Grande do Sul. Entendo que a minha indicação e escolha é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por estudantes e professores do Grupo de Altas e Médias Energias junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel em colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais”.

    Autor(a): José Rafael Bordin, Professor do Departamento de Física/IFM