Início do conteúdo
  • Física e Matemática
    Notícias
  • Participações do IFM na 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel

    A comunidade acadêmica do IFM mobilizou-se, mais uma vez, para participar da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão/SIIEPE da UFPel. Foram publicados 64 trabalhos em quatro dos cinco eventos que ocorreram de forma paralela na Instituição, a saber:  VIII Congresso de Ensino de Graduação (12), XXXI Congresso de Iniciação Científica (20), XXIV Encontro de Pós-Graduação (26) e IX Congresso de Extensão e Cultura (6). Com a colaboração dos orientadores e coorientadores, a Direção do IFM reuniu os sítios de acesso (aqui) para potencializar a divulgação dessas publicações e, consequentemente, incentivar novas interações entre professores, técnicos e estudantes.

    A 8ª edição da SIIEPE da UFPel ocorreu de 17 a 21 de outubro de 2022, no campus Capão do Leão. Foram mais de 7 mil inscrições, das quais, aproximadamente, 2,5 mil para apresentação de trabalhos (Saiba +).

    A Direção do IFM parabeniza a nossa comunidade por suas contribuições ao conhecimento técnico-científico, em especial àqueles trabalhos classificados como destaque (8) em suas áreas pelas comissões organizadoras dos respectivos eventos.

    Autor(a): Direção do IFM

  • Colaboradores do projeto LEIAA apresentam três trabalhos na SIIEPE

    Colaboradores do projeto LEIAA: Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada marcaram presença na 8ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

    Na última terça-feira (18/10/22), três orientados do Prof. Cícero Nachtigall apresentaram os seguintes trabalhos:

    • A atuação do Projeto LEIAA nas acolhidas dos cursos de Licenciatura em Matemática: Estimulando a Aprendizagem Autorregulada na formação inicial de professores (apresentador: Gustavo Weirich);
    • Fomentando a Autorregulação da Aprendizagem na Escola Pública: um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida pelos projetos LEIAA e GAMA (apresentador: Rodrigo Moreira); e
    • Os desafios da integração ao Ensino Superior: Reflexões sobre uma atividade orientada para a integração dos estudantes ingressantes dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPel (apresentadora: Nelitiane Soares).

    Fonte: Nachtigall, 2022.

    Grande parte da equipe do projeto LEIAA também esteve presente para prestigiar os colegas.

    Autor(a): Prof. Cícero Nachtigall, Coordenador do projeto LEIAA/UFPel,

  • Aberto Edital Extra II de Seleção de Doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel informa que as inscrições ao Exame de Seleção Extraordinário para o Curso de Doutorado em Física estarão abertas no período de 05 de Outubro de 2022 a 23 de Outubro de 2022, com ingresso previsto para novembro de 2022, e deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail: pgfisica.ufpel@gmail.com (Saiba +).

    Autor(a): José Rafael Bordin, Professor do Departamento de Física/IFM

  • IFM marcou presença na Mostra de Cursos da UFPel

    Ontem (28/09/22) os cursos presenciais do IFM marcaram presença na VI Mostra de Cursos da UFPel. Esse evento convida estudantes, escolas e a comunidade em geral da região sul do estado do Rio Grande do Sul a participar da vida acadêmica da Instituição. Ao longo do dia, professores, técnicos e alunos da UFPel interagiram com os visitantes para mostrar um pouco do que, de melhor, é promovido pelos cursos de graduação da Instituição.

    Os estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física demonstram algumas leis da física através de experimentos.

    Fonte: Simões Junior, 2022.

    Já os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática utilizaram jogos para exemplificar como a lógica matemática pode resolver, de forma simples, desafios aparentemente complexos.

    Fonte: Soares, 2022.

    Além de tudo isso, os visitantes também receberam informações sobre as formas de ingresso e programas de auxílio estudantil da UFPel, como os auxílios para alimentação, moradia e transporte.

    A nossa comunidade acadêmica espera ter motivado o interesse dos estudantes pelos cursos de Física e Matemática da UFPel, em especial daqueles que estão concluindo o ensino médio, e, consequentemente, aumentar o número de ingressos nos próximos processos seletivos.

    Fonte: Simões Junior, 2022.

    Autor(a): Direção do IFM

%d blogueiros gostam disto: