Início do conteúdo
  • Física e Matemática
    Notícias
  • Convite para defesa de tese de promoção a Professor Titular

    Convidamos para a defesa de tese, como parte do processo de promoção a professor titular, do Prof. Dr. Giovanni Nunes.

    Título da Tese: A Energia G-simetrizada e um teorema de caracterização da esfera

    Data: 22 de julho de 2024

    Horário: 14:00

    Local (Seção Pública): aqui

    Comissão avaliadora:

    Dr. Andrei Bourchtein (UFPel)
    Dr. Antônio Caminha Muniz Neto (UFC)
    Dr. Vilmar Trevisan (UFRGS)
    Dra. Walcy Santos (UFRJ)

    Autor(a): Fernando Jaques Ruiz Simões Junior. Diretor do Instituto de Física e Matemática, UFPel.

  • Divulgação ciclo de Palestras

    Dando início ao Ciclo de Palestras em comemoração os 55 anos do IFM, dia 16 de julho, receberemos a professora Virgínia Mello Alves do Departamento de Física, para um relato de como sua trajetória se entrelaça com a história do Instituto. A palestra ocorrerá às 13 horas na sala 114, do prédio 16 no Campus Capão do Leão, sendo também transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do IFM (aqui).

    O Ciclo de Palestras faz parte das comemorações dos 55 anos do Instituto de Física e Matemática, celebrando sua excelência acadêmica, pesquisa, extensão e na formação de profissionais qualificados.

    As palestras ocorrerão semanalmente nos campus Anglo ou Capão do Leão, podendo ainda serem acompanhadas através de transmissões ao vivo no canal no YouTube do IFM.

    Autor(a): Lisandra de Olveira Sauer. Professora do Departamento de Matemática e Estatística, IFM.

  • Divulgação atividades em comemoração aos 55 anos do IFM

    O Instituto de Física e Matemática (IFM) completará 55 anos no dia 16 dezembro de 2024, juntamente com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que fora concebida para ser um dos pilares das atividades de ensino e pesquisa de nosso estado. A data marcante que se aproxima não apenas representa uma longa trajetória de excelência acadêmica, pesquisa e formação de profissionais qualificados, mas também simboliza um compromisso duradouro com o avanço do conhecimento científico e a promoção da educação nas áreas de Física, Matemática e Estatística. Com o intuito de comemorar essa data marcante estamos realizando uma série de atividades que queremos compartilhar e convidar a comunidade do IFM para participar:

    Assista “Memórias em Movimento: Entrevistas no IFM – UFPel” entrevistas com importantes personalidades de nosso instituto e que irão serão postadas no nosso canal do YouTube (aqui), onde pretendemos explorar a rica história do Instituto de Física e Matemática através de entrevistas com professores ou técnicos ativos ou aposentados que possam contribuir para revelar memórias valiosas e promover a conexão entre gerações.

    Participe também do “Ciclo de Palestras do IFM” com palestras apresentadas por professores e professoras dos três departamentos ligados ao instituto. As palestras serão presenciais no período de 16 de julho a 27 de novembro de 2024 com transmissão pelo youtube e algumas apresentadas no campus Capão do Leão e outras no ANGLO. A primeira palestra do ciclo será dia 16 de julho de 2024 das 13 às 14 horas na sala 114 do prédio 16 no campus Capão do Leão e a segunda será no dia 24 de julho de 2024 das 18 às 19 horas no auditório Élio Paulo Zonta no 40 andar do campus ANGLO. O cronograma das demais palestras serão divulgados no decorrer do ano.

    Pedimos que se inscrevam e divulguem o nosso canal e participem de nossas atividades.

    Autor(a): Lisandra de Olveira Sauer. Professora do Departamento de Matemática e Estatística, IFM.

  • Professor do PPGFís é destaque no Periódico Soft Matter

    O Prof. José Rafael Bordin, docente do PPGFis – Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel, foi indicado para a Emerging Investigators Series do periódico Soft Matter, da Royal Society of Chemistry (RSC). A Royal Society of Chemistry é uma das sociedades científicas mais tradicionais e respeitadas do mundo, e o periódico Soft Matter é referência em estudos de matéria mole.

    Segundo a descrição disponível no site, a Emerging Investigators Series “destaca o trabalho realizado por Pesquisadores Emergentes. Esta coleção reúne os melhores trabalhos de cientistas da matéria mole nos estágios iniciais de suas carreiras independentes, em reconhecimento ao seu potencial para influenciar as direções futuras na área“, destacando a relevância e a qualidade das pesquisas realizadas no IFM no cenário internacional. Ainda, é o segundo ano em que o professor recebe essa distinção de um periódico: outro trabalho seu fez parte da Coleção Especial 2023 JCP Emerging Investigators, do tradicional periódico The Journal of Chemical Physics, do American Institute of Physics.

    O trabalho publicado pelo Prof. Bordin na Serie foi também escolhido como inside front cover do Issue. O estudo contou com a participação do egresso do PPGFís Thiago Puccinelli e é fruto da longa colaboração com o Prof. Leandro Krott, da UFSC.

    Resumo do Trabalho

    O estudo conduzido pelo Prof. Bordin e colaboradores investiga como restrições geométricas podem ser uma estratégia promissora para a formação de estruturas cristalinas coloidais que não são tipicamente observadas. Colóides com núcleo suavizado emergem como blocos de construção química versáteis, permitindo a obtenção de macroestruturas com aplicações em diversas áreas científicas e tecnológicas.

    Utilizando simulações de dinâmica molecular, a pesquisa analisou o comportamento de um modelo de núcleo suavizado confinado entre duas paredes paralelas. Este confinamento geométrico permitiu o arranjo das partículas em duas camadas, o que levou ao surgimento de uma fase cristalina não observada anteriormente.

    Os achados do estudo oferecem insights valiosos sobre a utilização de restrições geométricas para induzir e manipular mudanças estruturais em sistemas coloidais, fornecendo a base para controlar experimentalmente a formação de macroestruturas a partir de blocos moleculares de construção.

    Saiba mais detalhes ao ler trabalho completo (aqui).

    Autor(a): José Rafael Bordin. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e professor do Departamento de Físca, IFM.