Notícias
  • Diplomas disponíveis para serem retirados

    Atenção egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática Diurno e Noturno da UFPel

    (Atualizado em 18/12/2017)

    Estão disponíveis para serem retirados na secretaria do IFM os diplomas dos seguintes licenciados em Matemática:

    – Analécia Domingues Maciel
    – André Souza Rodeguiero
    – Claudia Berenice Borges Miranda
    – Christian Michel da Cunha Garcia
    – Eduardo Vargas Pereira
    – Gabriele Machado
    – Giovanna Madruga Benites
    – Gregory William Peres
    – Janice Silveira de Mello Soares
    – Jefferson Rodrigues da Silveira
    – Josiane Silva Rita
    – Juliana Boanova Souza
    – Michele Giehl de Oliveira
    – Verônica de Almeida Chaves
     .
    Se preferirem ligar antes de vir, o telefone para contato com a secretária da Direção (Ana) é 3275 7343.

  • Curso de Licenciatura em Matemática participa/promove atividade em comemoração ao Biênio da Matemática – Brasil.

    Na manhã do dia 15 de novembro, no Parque da Baronesa em Pelotas, professores e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel desenvolveram o projeto “A Matemática do Pokémon Go”. Esse projeto é uma das atividades comemorativas do Biênio da Matemática, no Brasil 2017-2018.

    Segundo o projeto. “a Matemática do Pokémon GO é uma atividade lúdica que pretende aproveitar o jogo Pokémon GO, que se espalhou de forma viral pelo planeta, para explorar questões matemáticas que estão por trás deste jogo. Tais questões lidam tanto com conceitos tais como círculo, quadrado e retângulo e seus elementos como com localização plana e localização espacial. Além disso, pretende divulgar, para o público em geral, teorias matemáticas que justificam o funcionamento do GPS, instrumento que embasa a distribuição dos Pokémons no jogo Pokémon Go. Essa divulgação se dará na forma de cinco jogos no mundo real tendo como tema o jogo virtual. Salientamos que os jogos propostos são adaptações do jogo virtual, mas que envolvem conceitos nele utilizados”. O projeto inteiro pode ser acesso em A Matemática do Pokémon Go.

    Foram realizadas brincadeiras e atividades lúdicas para todas as idades, que englobaram inclusive conceitos matemáticos facilmente compreendidos por crianças da Educação Infantil.

        

     

     

  • Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática participam da Mostra de Cursos da UFPel na Feira do Livro de Pelotas

    No dia 17 de novembro, os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática participaram da Mostra de Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promovida pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com a 45ª Feira do Livro de Pelotas.

    A atividade teve o objetivo de divulgar os mais de 90 cursos oferecidos pela UFPel e realizou-se junto aos estandes da Feira do Livros, na Praça Coronel Pedro Osório, no centro de Pelotas.

    Os alunos bolsistas do PIBID-Matemática realizaram oficinas de Matemática e interagiram com o público, fornecendo informações sobre o Curso e a Universidade.

    Foi um importante espaço de divulgação do Curso e interação com a Comunidade.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Curso de Licenciatura em Matemática participa do Biênio da Matemática – Brasil

     

    Resultado de imagem para biênio da matemáticaO Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018. Para potencializar esta oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no país, nasceu o BIÊNIO DA MATEMÁTICA BRASIL. Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas até o público em geral. Todos serão convidados a vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática.

    Fonte: https://www.bieniodamatematica.org.br/o-que-e.html

     

    Dessa forma, estão sendo organizadas atividades em comemoração ao Biênio.

    Uma das atividades será realizada por alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em matemática – Noturno no próximo sábado, dia 21/10, às 10h, no Parque da Baronesa: a Matemática do Pokémon Go.

    São atividades lúdicas para todas as idades. Todos estão convidados!!!

    Mais detalhes no link https://wp.ufpel.edu.br/matematicanopokemongo/

     

    Outra atividade será o Festival da Matemática – RS. O Festival acontecerá na UNISINOS, em São Leopoldo, de 25 a 28 de outubro.

    Serão realizadas atividades com a finalidade de promover a popularização do conhecimento matemático por meio de atividades lúdicas e interativas num esforço de ampliar o interesse pela área.

    Resultado de imagem para biênio da matemática

    Mais detalhes no link https://www.ufrgs.br/festivaldamatematica-rs/

     

    Também foi criado o aplicativo DESAFIOS DA MATEMÁTICA – Um aplicativo criado para praticar a matemática todos os dias de um modo fácil, na palma da sua mão.

    Informações em https://www.bieniodamatematica.org.br/desafios-da-matematica.html

    Participe do Biênio da Matemática Brasil.

    Inscreva seus eventos e atividades e faça parte desta agenda positiva em prol da educação e do desenvolvimento do país.

     

     

  • Colação de Grau 2017/1

     

    ..

    .

    No dia 21 de setembro de 2017, nas dependências do Instituto de Física e Matemática, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau da estudante Juliana Boanova Souza, que concluiu o Curso de Licenciatura em Matemática no primeiro semestre letivo de 2017.

    .

    .

     

    .

    Pela contribuição em sua formação acadêmica, a formanda homenageou os seguintes professores e funcionários:

    – Patrono: Prof. Giovanni da Silva Nunes;

    – Paraninfo: Prof. Antônio Maurício Medeiros Alves;

    – Professores homenageados: Andrea Morgado, André Ferreira, Denise Silveira e Leslie Fernandez;

    – Funcionária homenageada: Gláucia Potenza Soares.

    .

    .

    A Coordenação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática parabeniza a nova professora de Matemática e seus familiares, e deseja muito sucesso e felicidade em sua jornada.

  • Alteração no período de Correção de Matrículas

    Em função do desligamento da energia elétrica no Campus Anglo, no dia 11/09, o sistema acadêmico Cobalto não estará em funcionamento, impossibilitando a realização da Correção de Matrícula nesse dia.

    Por isso comunicamos a Correção de Matrículas do Curso de Licenciatura em Matemática será realizada entre os dia 12 e 15 de setembro.

    Mais informações em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/04/corte-de-energia-no-anglo-no-dia-11-indisponibilizara-servicos-na-universidade/

  • Selo de Qualidade – Guia do Estudante

     

    É com imensa satisfação que comunicamos que nosso Curso de Licenciatura em Matemática obteve 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril.

    O Curso será divulgado a partir de outubro, sendo publicado no GE Profissões Vestibular 2018, que passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.