O curso de Licenciatura em Matemática Integral tem a satisfação de comunicar que obteve conceito máximo (5) no processo de Renovação de Reconhecimento realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação in loco ocorreu no período de 28 de maio a 30 de maio e contemplou dimensões relacionadas a organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e infraestrutura.
O curso parabeniza toda a sua comunidade acadêmica por esta conquista, especialmente os/as servidores/as e discentes. Este resultado reflete e reafirma o compromisso do curso e da UFPel com a educação pública, gratuita e de qualidade.
No período de 28 a 30 de maio de 2025, o Curso de Licenciatura em Matemática passará pelo processo de Renovação de Reconhecimento junto ao MEC. Para isso, receberá a visita de uma comissão avaliadora.
Este processo inclui reuniões virtuais com coordenação do Curso, Núcleo Docente Estruturante, docentes e discentes, por exemplo, além de visitas aos espaços utilizados pelo curso, conforme cronograma abaixo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (DAES)
COORDENAÇÃO GERAL DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (CGACGIES)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES
AGENDA DE AVALIAÇÃO VIRTUAL IN LOCO
Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso
CRONOGRAMA DE TRABALHO
28/05/2025 – 4ª feira
08h – 8h30: Instalação da comissão de avaliação (acesso à sala virtual de reuniões e envio do link da pasta de compartilhamento de documentos no Google Dr ive – Este link será informado ao INEP no relatório desta comissão).
08h30 – 09h: Reunião com Gestores da IES: breve apresentação institucional e apresentação dos avaliadores e ratificação da agenda de trabalho.
Participantes: Avaliadores, dirigentes/gestores, Coordenador do Curso e Procurador Educacional Institucional – PI.
9h – 9h30: Reunião com a Coordenação de Registros Acadêmicos
9h30 – 10h: Reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Participantes: Avaliadores e representantes da CPA.
10h – 10h30: Reunião com Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade – Proafe (NAI, NUGEN, NUAAD)
10h30 – 11h: Reunião com Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao discente – NUPADI
11h – 12h: Reunião com Coordenador do Curso: Verificação preliminar de documentos e eventuais ajustes operacionais. As informações desta reunião poderão ser acrescidas por questionamentos no decorrer da avaliação sempre que necessários.
Participantes: Avaliadores e Coordenador do Curso.
12h – 14h: Intervalo para almoço.
14h – 15h: Reunião com Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Participantes: Avaliadores e professores integrantes do NDE.
15h – 16h: Reunião com os discentes. Alunos do curso por turma/semestre com os avaliadores.
16h – 17h: Reunião com o Corpo Docente (e Equipe Multidisciplinar se houver).
Participantes: Avaliadores, Corpo Docente do curso e Equipe Multidisciplinar (se houver).
17h – 18h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental:
Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.
29/05/2025 – 5ª feira
08h – 09h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental: Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.
9h– 12h: Verificação da Infraestrutura da IES (instalações gerais e específicas da IES):
Solicitar Validação da Geolocalização
Salas de aulas; acesso dos alunos a equipamentos de informática; laboratórios para as disciplinas do curso, laboratórios de formação específica. Sala coletiva de professores; gabinetes de trabalho para professores de tempo Integral; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; banheiros; secretaria; coordenação de estágios e demais instalações e seus equipamentos.
Participantes: Avaliadores, Coordenador do Curso e responsáveis pelas atividades. Os técnicos-administrativos, responsáveis pelos laboratórios, também deverão estar presentes nesta verificação (A IES deverá transmitir com dispositivo de vídeo e de áudio todas as instalações conforme condução e solicitação dos Avaliadores). Verificação da Infraestrutura da Biblioteca; Acomodações e climatização. Salas de estudo em grupo e individual. Bases de dados; periódicos. Relação dos títulos de livros, indicados no PPC do curso e postado no e-MEC, com número de exemplares disponíveis na biblioteca. A relação dever ser separada por bibliografia básica e complementar.
Participantes: Avaliadores, Bibliotecária e outros a critério da IES.
12h– 14h: Intervalo para almoço.
14h–17h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental.
30/05/2025– 6ª feira
08h – 12h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental.
12h – 14h: Intervalo para almoço.
14h – 16h30: Trabalho Interno da Comissão. Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.
16h30 – 17h: Reunião Final com os Gestores e Coordenação de Curso: Apresentar uma visão geral da visita, destacando alguns aspectos da avaliação.
Participantes: Avaliadores, Dirigentes, Procurador Educacional Institucional – PI e Coordenação de Curso.
Obs.1: Agenda sujeita a alterações, conforme necessidade de trabalho dos avaliadores ou da IES.
Obs.2: As reuniões virtuais e verificações da Infraestrutura e da Biblioteca serão realizadas pela plataforma de videoconferência MS Teams.
Os horários das disciplinas ofertadas pelo curso para o semestre 2025/1, contendo informações de professores e locais atualizados, estão disponíveis no Menu Consultas>> HORÁRIOS 2025/1, lado direito dessa página.
Os horários das disciplinas ofertadas pelo curso para o semestre 2024/1 estão disponíveis no Menu Consultas>> HORÁRIOS 2024/1, lado direito dessa página.
O semestre letivo 2023/2 iniciará dia 23/10/2023 e tem previsão de término em 16/03/24, sendo o recesso acadêmico realizado de 18/12/23 a 27/01/24. Maiores informações sobre os prazos acadêmicos podem ser encontradas clicando no link Calendário acadêmico 2023 – Cursos semestrais
Os horários das disciplinas ofertadas pelo curso estão disponíveis no Menu Consultas>> HORÁRIOS 2023/2, lado direito dessa página.
Os horários dos ônibus da empresa Santa Silvana foram atualizados para esse semestre, disponíveis no mesmo Menu Consultas.
A secretaria do curso está atendendo na sala 301 do 3º andar do prédio 5 do Campus Capão do Leão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato também pode ser feito pelo e-mail colmatdiu@gmail.com.
A UFPel disponibiliza transporte gratuito a todos os estudantes através de ônibus leito. Para acessá-lo é necessário apresentar (impresso ou no celular) o comprovante de matrícula disponível em Cobalto>aluno>consultas>matrícula. Os horários dos ônibus de apoio e locais de embarque podem ser consultados acessando esse link https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/
No link abaixo estão disponíveis os locais das aulas das disciplinas Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, Fundamentos Psicológicos da Educação, Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas e Profissão Docente.
O semestre letivo 2023/1 iniciará dia 12/06/2023 e tem previsão de término em 23/09/23. Maiores informações sobre os prazos acadêmicos podem ser encontradas clicando no link Calendário acadêmico 2023 – Cursos semestrais
Os horários das disciplinas ofertadas pelo curso estão disponíveis no Menu Consultas>> HORÁRIOS 2023/1, lado direito dessa página (assim que tivermos as informações completas sobre professores e alguns locais das aulas ainda não definidos, atualizaremos essa postagem).
Os horários dos ônibus da empresa Santa Silvana foram atualizados para esse semestre, disponíveis no mesmo Menu Consultas.
A secretaria do curso está atendendo na sala 301 do 3º andar do prédio 5 do Campus Capão do Leão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato também pode ser feito pelo e-mail colmatdiu@gmail.com.
A UFPel disponibiliza transporte gratuito a todos os estudantes através de ônibus leito. Para acessá-lo é necessário apresentar (impresso ou no celular) o comprovante de matrícula disponível em Cobalto>aluno>consultas>matrícula. Os horários dos ônibus de apoio e locais de embarque podem ser consultados acessando esse link https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/
O semestre letivo 2022/2 iniciou dia 30/01/23 e tem previsão de término em 13/05/23. Maiores informações sobre os prazos acadêmicos podem ser encontradas clicando no linkCalendário acadêmico 2022 – Cursos Presenciais
Os horários das disciplinas ofertadas pelo curso, bem como locais das aulas e professores, estão disponíveis no Menu Consultas>> HORÁRIOS 2022/2, lado direito dessa página.
Os horários dos ônibus da empresa Santa Silvana foram atualizados para esse semestre, disponíveis no mesmo Menu Consultas.
A secretaria do curso está atendendo na sala 301 do 3º andar do prédio 5 do Campus Capão do Leão, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato também pode ser feito pelo e-mail colmatdiu@gmail.com.
Coordenação e secretaria do Curso recepcionarão os acadêmicos, ingressantes e veteranos, no dia 1º/08, às 9h, em frente ao prédio 16 do Campus Capão do Leão. Haverá uma faixa de “bem-vindos bixos da Matemática” sinalizando o local de encontro;
Durante a primeira semana de aula (1º a 5 de agosto) haverá atividades de Acolhida e reintegração. Os alunos estão dispensados das aulas para participarem das atividades – será registrada presença nas atividades. É necessário que cada estudante preencha o formulário de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhorRUrk1Z4uN5Tcn2YK2FTghf3IJ9zpRDwrahZ79x8ree3g/viewform) para que tenhamos uma estimativa de público a fim de organizar os brindes e cafés.
É obrigatório o uso de máscaras nos ambientes da UFPel;
É obrigatório o cadastro do comprovante de vacinação no Cobalto. O estudante que não comprovar que tomou, pelo menos, 2 doses da vacina terá sua matrícula trancada.
A UFPel disponibiliza transporte gratuito a todos os estudantes através de ônibus leito. Para acessá-lo é necessário apresentar (impresso ou no celular) o comprovante de matrícula disponível em Cobalto>aluno>consultas>matrícula. Os horários dos ônibus de apoio e locais de embarque podem ser consultados acessando esse link https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/
Já está disponível no menu CONSULTAS >> HORÁRIOS 2022/1, à direita dessa página, a grade de horários das Componentes Curriculares (disciplinas) ofertadas pelo Curso de Licenciatura em Matemática para o semestre letivo 2022/1, com informações dos professores das disciplinas.
Lembramos que a partir desse semestre, as disciplinas voltam a ser desenvolvidas presencialmente.
Ressaltamos a necessidade do uso de máscaras nos ambientes da UFPel e do cadastro da vacinação contra a COVID-19 no sistema acadêmico Cobalto.