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    Notícias
  • VISITA AO MUSEU DA PUC

    O Grupo PET-Física promove visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre.

    A visita será realizada no dia 23 de abril de 2016. As inscrições devem ser feitas no período de 01 a 20 de abril na sala do PET (104 do prédio 16).

  • PET

    O Grupo PET-Física UFPel abre inscrições para seleção de bolsistas. As inscrições serão de 12 a 18 de abril, e incluem  2 vagas para a Matemática.

     

    Seguem, abaixo, o edital e outros documentos necessários:

    Edital PET 2016

    Ficha de Inscrição

    Manual de Orientações Básicas – PET

    Modelo de Memorial Descritivo

    Mais informações na sala do grupo: Sala 104, prédio 16 – IFM Campus Capão do Leão ou pelo email ufpelpetfisica@gmail.com

     

  • COCEPE estabelece novos critérios e procedimentos de seleção para ingresso em cursos de graduação da UFPel nas modalidades REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, através da Resolução 05/2016, estabelece novos critérios e procedimentos de seleção para ingresso em cursos de graduação da UFPEL nas modalidades REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA e PORTADOR DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR.

    Todas as informações necessárias estão disponíveis em Resolução-COCEPE-05.2016.

    O período para solicitações está indicado no calendário acadêmico da Universidade.

  • H

    No link abaixo, está disponível a grade de horários do 1º semestre letivo de 2016 do Curso de Licenciatura em Matemática, bem como a relação de professores e os locais das aulas.

    Algumas disciplinas estão sem a indicação do nome do professor ou local da aula, pois o departamento responsável por elas ainda não informou.

    Horário 2016-1

  • ATENÇÃO ALUNOS COTISTAS

    Caro/a Estudante Cotista

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece programas de assistência estudantil para alunos que vieram de escola pública, entre estes para alunos/as de baixa renda e para pretos, pardos e indígenas.

    Há auxílio alimentação, transporte, moradia, deslocamento e pré-escolar.

    Todas as informações pertinentes aos Programas estão na página da PRAE www.ufpel.edu.br/prae no link ‘Coord. De Integração Estudantil’.

    O edital para ingresso nos programas em 2015/1 encerra dia 16/03, próxima segunda-feira.

    O Programa Bolsa Permanência oferecido pelo Ministério da Educação está permanentemente aberto para inscrições, e visa a concessão de auxílio-financeiro para estudantes matriculados/as em instituições federais em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.

    Para mais informações:

    www.permanencia.mec.gov.br

    praepermanecia@ufpel.edu.br

     

    Informe-se e acesse o seu direito!

  • UFPel veta trote agressivo ou humilhante

    A Reitoria da UFPel enviou memorando às direções de unidades acadêmicas vetando completamente qualquer ação que possa ser caracterizada como trote que cause constrangimento, humilhação ou agressão física, moral ou psicológica aos ingressantes nos cursos de graduação, os chamados bixos. No documento, a Administração Superior orienta que a recepção aos calouros deve ser realizada com atividades educativas, solidárias, tolerantes e festivas.

    No memorando, a Reitoria lembra que está em vigor Lei Municipal que proíbe o trote na cidade. Na lei consta a proibição de ofensas e constrangimentos às integridades físicas, moral, psicológica e a exposição que leve ao ridículo. A legislação segue a Constituição Federal, que determina que o Estado seja responsável pelas integridades físicas, moral, psicológica e pelo direito de ir e vir do cidadão. Confira o memorando enviado no arquivo   Memorando Circular GR UFPel 04-2015  .

    Ao mesmo tempo, a Universidade realiza campanha na comunidade incentivando o trote solidário e positivo e vetando as agressões e humilhações.

  • Rematrícula 2015/1

    Rematrículas 2015/01

    O período de solicitação de matrícula online inicia em 21/01/2015 (Quarta-feira) e termina no dia 30/01/2015 (Sexta-feira), ou seja, inicia ESTA SEMANA, e, é realizado através do Sistema Cobalto.

    Procedimento para realização da solicitação de matrícula:

    *evite as primeiras horas de abertura do sistema de solicitação de matrícula, pois, o sistema torna-se instável devido ao excesso de acessos, e pode ocorrer erro na solicitação.
    ** as disciplinas do primeiro semestre são reservadas automaticamente pelo sistema aos alunos ingressantes.
    *** se você deseja solicitar matrícula em alguma disciplina do primeiro semestre e não é aluno ingressante, esta solicitação deverá ser feita no período de Correção de Matrículas, conforme a disponibilidade de vagas.

    • Consultar o horário das disciplinas ofertadas pelo Colegiado e anotar os horários, códigos e turmas das disciplinas que pretende solicitar a matrícula, respeitando os Pré- Requisitos necessários para cursá-las;
    • Acessar o Sistema Cobalto através de CPF e Senha;
    • Caso tenha esquecido a senha, ela pode ser redefinida no campo Esqueceu sua Senha, persistindo o problema ligue para o Suporte do Sistema Cobalto neste telefone: (53) 3921-1267
    • Já logado, acessar: Menu /Aluno/Cadastro/Solicitação de Matrícula;
    • Solicitar as disciplinas;
    • Imprimir/Salvar a confirmação da solicitação de matrícula.

    IMPORTANTE: Durante o período de matrícula online, o (a) aluno (a) realiza uma SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA, o processamento desta solicitação ocorre entre os dias 03/02 e 04/02. Após esta data é dever do (a) aluno (a) CONFERIR se a matrícula nas disciplinas solicitadas foi realizada. A confirmação das Solicitações de Matrícula estarão disponíveis no Sistema Cobalto a partir do dia 09/02/2015 Caso ocorra algum problema com a matrícula, ou o (a) aluno (a) desejar incluir ou excluir alguma disciplina deverá procurar o Colegiado para corrigi-la. O período de Correção de Matrículas ocorrerá entre os dias 23/02/2015 e 27/02/2015.

    LEMBREM-SE que conforme a RESOLUÇÃO nº 14 de 12 de junho de 2014 o aluno que não realizar a matrícula em um período letivo entra em situação de ABANDONO de vaga.

    Procedimento para Correção de Matrícula

    • O Aluno (a) deverá comparecer no colegiado e preencher o formulário indicando a(s) disciplina (s) que deseja incluir ou excluir.
    • Fique atento (a) as datas e horários de atendimento, pois não serão aceitas solicitações de correção de matrícula fora destas datas.

     

    OBS: Pedidos de Quebra de Pré-requisito de disciplinas deverão ser encaminhados ao COCEPE.

  • Solicitação de rematrícula pode ser realizada a partir da próxima semana

    A partir da próxima quarta-feira (21), até o dia 30 de janeiro, estará disponível no sistema online COBALTO a ferramenta de solicitação de matrícula nas disciplinas. O procedimento poderá ser realizado somente para as disciplinas do curso no qual o estudante está ligado ou para aquelas disponíveis no banco universal, que são as livres ou optativas.

    Essa solicitação é o primeiro passo para a matrícula, não garantindo a vaga na disciplina. Após o período acima, a Coordenação de Tecnologia da Informação, por meio de um sistema, gerará uma lista com a ordem de matrícula, onde são observados critérios como a média do estudante, as aprovações e reprovações ou se o aluno é regular naquele curso. Por isso, a ordem de solicitação pode ser diferente da ordem de matrícula.

    A partir do dia 9 de fevereiro, o aluno deverá entrar no sistema para verificar se obteve vaga nas disciplinas solicitadas. Caso o aluno não consiga vaga em todas as disciplinas solicitadas ou queira modificar sua matrícula, poderá fazer estas alterações no período de correção de matrícula, de 23 a 27 de fevereiro, diretamente no Colegiado do seu curso, de acordo com cronograma estipulado pelo Curso. Neste período, também será possível incluir ou excluir disciplinas.

    Nos dias 2 e 3 de março, serão realizadas as matrículas especiais, ou seja, a solicitação de matrícula em até duas disciplinas de outros cursos, caso haja disponibilidade de vaga. Ela deve ser feita mediante apresentação de autorização de seu coordenador de curso, desde que tenha os pré-requisitos necessários e não ocorra colisão de horário com as disciplinas já matriculadas. A matrícula especial deverá ser realizada de forma presencial e no Colegiado do curso pretendido.

    Os ingressantes do ano de 2015, por meio do Sisu e do PAVE, não fazem solicitação de matrícula dessa forma: sua matrícula é presencial, conforme editais específicos para este fim.

  • Transporte de apoio é suspenso durante recesso

    O Núcleo de Transporte da Pró-Reitoria de Infraestrutura informa que o transporte circular de apoio oferecido pela Universidade, que liga as unidades da UFPel localizadas na região do Porto e Centro da cidade, será suspenso durante o recesso acadêmico.

    Os ônibus voltarão a circular a partir de 2 de março, data do início do primeiro semestre letivo de 2015.